Por Eduardo Luiz
16/02/2020, 17h54

Gustavo Gómez, Raphael Veiga e Luiz Adriano fizeram os gols da vitória no jogo que marcou a estreia oficial do gramado sintético.

(Foto: Cesar Greco/Ag.Palmeiras)

Com o mesmo time testado por Luxemburgo ao longo da semana, ou seja, com Viña fazendo a estreia, Veron substituindo Dudu e Luiz Adriano no comando de ataque, o Palmeiras iniciou o jogo com mais posse de bola e tentando pressionar o Mirassol. Aos 6 minutos Patrick de Paula arriscou um chute de média distância, com desvio. Após a cobrança de escanteio de Lucas Lima, a bola sobrou para Luiz Adriano, que ao invés de girar para finalizar, tentou de calcanhar e facilitou a defesa de Kewin.

A primeira investida da equipe visitante aconteceu aos 10 minutos: Daniel Borges cruzou, Juninho dividiu com Mayke e cabeceou nas mãos de Weverton. Aos 13 o Verdão chegou novamente: Mayke tocou para Gabriel Veron chutar e ver Oyama interceptar. Aos 19 Viña fez boa jogada e cruzou para Willian; a defesa cortou e o rebote ficou com Patrick de Paula, que soltou a bomba, para fora.

Recuado, o Mirassol apostava nos contra-ataques para surpreender. Aos 24 minutos Maranhão tentou a sorte, mas chutou fraco, nas mãos de Weverton. No lance seguinte Lucas Lima copiou o adversário e bateu nas mãos de Kewin. Aos 27 minutos Zé Rafael deu ótimo passe para Mayke, que ficou cara a cara com o goleiro, mas exitou para finalizar e acabou perdendo a jogada.

Depois da chance desperdiçada pelo lateral, o Verdão viu o Mirassol encaixar a marcação e só voltou a incomodar a meta adversária nos acréscimos, aos 46 minutos numa cobrança de falta de Patrick de Paula que passou perto da trave direita do goleiro.

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Com duas mudanças para o segundo tempo, Gabriel Menino no lugar de Mayke (sentiu algo no pé esquerdo), e Raphael Veiga na vaga de Lucas Lima, o Palmeiras tentou sufocar o Mirassol na saída de bola. Aos 2 minutos Zé Rafael tentou de canhota e viu a bola sair rente ao travessão. No lance seguinte Zé lançou Viña, que cruzou buscando Veron, mas um zagueiro chegou antes.

A resposta dos visitantes veio aos 5, mas sem perigo: Romário chutou cruzado e Weverton apenas acompanhou a bola sair. Aos 10 Veron ganhou da marcação na corrida, invadiu a área e tocou para Luiz Adriano, mas novamente um defensor se antecipou, evitando a finalização. Na cobrança de escanteio de Veiga, Felipe Melo subiu sozinho e cabeceou buscando o ângulo; Kewin tirou com os olhos.

O gol parecia próximo, até que aos 14 minutos saiu. Para o Mirassol. Maranhão foi lançado, Gómez falhou na marcação e o atacante cruzou para Rafael Silva empurrar para o fundo da rede: 0 a 1. Perdendo o jogo, aos 19 Luxa mexeu pela última vez: Zé Rafael deu lugar a Bruno Henrique.

Passado um breve período de nervosismo após sofrer o gol, logo o Verdão voltou a se organizar e não demorou a chegar ao empate. Aos 25 minutos Gabriel Menino cobrou escanteio e Gómez foi no terceiro andar para se redimir: 1 a 1. O gol inflamou o time e a torcida. Aos 28 minutos Raphael Veiga arriscou um chute da entrada da área, para fora. Ainda dentro do minuto 28 veio a virada: Bruno Henrique cruzou e Veiga apareceu como centroavante para dar uma leve desviada: 2 a 1.

Os mais de 26 mil Palmeirenses presentes ao Allianz Parque ainda comemoravam quando aos 31 minutos saiu o terceiro gol: Gabriel Veron avançou em velocidade pelo lado esquerdo do ataque e cruzou para Luiz Adriano dominar já ajeitando para dar uma chapada na bola com o pé direito: 3 a 1. Aos 33 Gabriel Menino arriscou um chute sem ângulo e quase marcou um golaço.

Depois de virar e construir a vantagem em 8 minutos, o Verdão diminuiu o ritmo – muito em função de um incômodo sentido por Patrick de Paula, que não pôde ser substituído porque Luxa já havia mexido três vezes. Jogando praticamente com 1 jogador a menos, o Palmeiras se limitou a trocar passes até o apito final.

Com a vitória, além de tirar a invencibilidade do Mirassol, o Verdão vai a 13 pontos e se isola na segunda colocação do Grupo B do Campeonato Paulista, 2 atrás do Santo André, e 3 a mais que o Novorizontino.

O Palmeiras volta a campo às 21h30 de quinta-feira (20/2) para enfrentar o Guarani, novamente no Allianz Parque.

Notícias relacionadas: