Por Eduardo Luiz
31/03/2024, 19h59

Time de Abel Ferreira só tentou jogar futebol depois de estar perdendo; derrota por 1 a 0 obrigará Verdão a repetir o que fez em 2022 e 2023 para ser campeão.

Sem atitude, Palmeiras joga para empatar e perde para o Santos a primeira final do Paulista
(Foto: João Loureiro e Guilherme Veiga/Ag.Paulistão)

Primeiro tempo

Com Endrick e sem Gómez, o Palmeiras iniciou a partida parecendo entender a importância dela; aos 4 minutos Endrick deu bom passe para López, que atrapalhado por um zagueiro bateu em cima do goleiro. Mas logo o time viu o Santos assumir o controle do jogo. Aos 7 minutos Joaquim experimentou de média distância, nas mãos de Weverton.

Entre 10 e 20 minutos o Verdão cedeu muitas bolas paradas para o adversário; na mais perigosa delas, após falta absolutamente desnecessária cometida por Zé Rafael, Otero soltou a bomba e Weverton espalmou. Aos 21, Piquerez tentou de longe e colocou pouca força na bola, fácil para João Paulo.

Aos 26 minutos, após sobra da defesa, Aníbal Moreno bateu de esquerda e errou o alvo. O Santos tinha em Guilherme, nas costas de Marcos Rocha, outra importante arma além das bolas paradas. Aos 27 o atacante chutou rasteiro e Weverton segurou. Aos 33, ele arrancou da intermediária e chutou sem perigo para o goleiro Palmeirense.

Sumido no jogo (e na temporada), Raphael Veiga apareceu aos 43 minutos, mas o chute do camisa 23 não assustou o goleiro. No lance seguinte o zagueiro Joaquim voltou a ter espaço para ajeitar e fuzilar; a bola saiu por cima.

continua após a publicidade

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa final com a mesma falta de atitude do primeiro tempo, e desta vez foi castigado rapidamente. Aos 2 minutos Murilo se livrou da bola e o Santos foi fatal: Guilherme passou com quis por Marcos Rocha e cruzou na cabeça de Otero, que do alto dos seus 1,65m ganhou de Piquerez para fazer 1 a 0.

Perdendo o jogo merecidamente, o time de Abel Ferreira tentou reagir. Aos 6 minutos Piquerez soltou a bomba, por cima do travessão. Aos 14, após confusão na área, Joaquim chutou forte e Weverton defendeu no reflexo. Aos 15, Endrick fez boa jogada individual e tocou para Mayke, que teve o chute bloqueado por João Paulo.

Para tentar fazer o Palmeiras reagir, aos 19 minutos Abel promoveu três alterações: Endrick, López e Zé Rafael deram lugar a Lázaro, Rony e Richard Ríos, respectivamente. Aos 27, Rony ajeitou de letra e Raphael Veiga bateu por cima. No minuto seguinte o técnico Palmeirense trocou Piquerez por Vanderlan.

As trocas fizeram o Verdão melhorar um pouco. Aos 31 minutos Marcos Rocha recebeu de Lázaro e bateu forte, parando em boa defesa de João Paulo. Aos 32, o camisa 2 cruzou para Rony, que bateu por cima. Na sequência Vanderlan cruzou para Rony, também parou no goleiro. Aos 37 minutos Lázaro chutou com efeito e João Paulo espalmou.

No contra-ataque o Santos finalizou com Pedrinho, mas Weverton estava atento. Aos 39 minutos Raphael Veiga cobrou escanteio e Felipe Jonathan só não fez contra porque João Paulo defendeu no susto. Ainda dentro do minuto 39 Abel trocou Mayke por Estêvão. Aos 41, Rony experimentou de longe e errou o alvo.

Nos 5 minutos de acréscimo o Palmeiras seguiu com mais posse de bola, mas só conseguiu mais uma finalização com Lázaro, fraco, nas mãos de João Paulo. A derrota fora de casa obrigará o Verdão a vencer o Santos por 2 gols de diferença para ser campeão paulista, repetindo o que aconteceu em 2022 e 2023. A segunda final será disputada no domingo (07/4), às 18h, no Allianz Parque.

Provavelmente com time alternativo, o Palmeiras estreia na Libertadores na quarta-feira (03/4) diante do San Lorenzo, na Argentina. A partida acontecerá às 21h30.

Notícias relacionas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de São Paulo 0 x 0 Palmeiras

2. John Textor disse que tentou “roubar” Abel Ferreira do Palmeiras

3. Palmeiras fará reunião por Luciano Rodríguez, informa jornalista uruguaio

4. Destaque do Del Valle se rende ao Palmeiras: “Rival mais difícil da Libertadores”

5. Perto de mais R$ R$ 13,7 milhões, veja quanto a venda de Endrick já rendeu em metas