Por Eduardo Luiz
11/03/2023, 20h59

Verdão despachou o time de segunda melhor campanha no estadual e agora espera pelo adversário da próxima fase.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Bruno Tabata de surpresa no time titular, o Palmeiras iniciou o jogo tomando a iniciativa. Logo no primeiro minuto Tabata e Rony fizeram boa jogada pelo lado direito do ataque e a bola sobrou para Raphael Veiga chutar rasteiro, mas a defesa interceptou. Aos 4, após cobrança de escanteio, Gómez ficou reclamando pênalti de Hélder, a árbitra mandou seguir, Dudu pegou o rebote e chutou rente ao travessão.

Aos 6 minutos, após outro tiro de canto, a defesa do São Bernardo afastou parcialmente e a bola caiu nos pés de Zé Rafael, que bateu para fora. Aos 19, Raphael Veiga cometeu falta desnecessária, Rafael Vaz cobrou forte e exigiu boa defesa de Weverton. Foi a senha para a equipe visitante crescer na partida.

Em uma bobeada geral do sistema defensivo aos 21 minutos, Felipe Marques surgiu na cara de Weverton, que fechou bem o ângulo e evitou o gol. Aos 29, num contra-ataque, Tabata cruzou de rosca para Rony, que não conseguiu concluir como gostaria. Aos 30 minutos Léo Jabá cruzou para Chrystian Barletta finalizar de letra e parar em outra defesa de Weverton.

Animado, o São Bernardo teve outra boa chance aos 33 minutos: Rafael Vaz soltou a bomba e Weverton mandou para escanteio. Após a cobrança, na tentativa de afastar o perigo, Marcos Rocha deu uma joelhada na bola, que bateu em sua mão. Seguindo a regra a árbitra não assinalou o pênalti, apesar do chilique dos adversários.

Na reta final da etapa inicial o Palmeiras contou com o apoio da torcida para reagir. Aos 36 minutos Bruno Tabata arriscou de longe, forte, fazendo Alex Alves espalmar. Aos 41, Gabriel Menino descolou ótimo cruzamento para Rony, que se antecipou ao zagueiro e marcou um gol como legítimo centroavante, de cabeça: 1 a 0. À frente no placar o Verdão conseguiu controlar o adversário e não foi mais ameaçado até o intervalo.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Sem mudanças, o Palmeiras voltou bem para a etapa final, procurando o segundo gol. Com 1 minuto surgiu a primeira oportunidade: Gabriel Menino chutou forte e Alex Alves segurou. Aos 8, Tabata driblou dois na mesma jogada e tocou para Raphael Veiga perder ótima chance. Dois minutos depois, em bola roubada no ataque, Rony carregou e chutou rasteiro; o goleiro defendeu em dois tempos.

A primeira finalização do São Bernardo no segundo tempo surgiu apenas aos 13 minutos com Matheus Régis, mas Weverton segurou sem dificuldades. Aos 15, o técnico Abel Ferreira promoveu a primeira alteração da noite: Dudu por Breno Lopes. Nada aconteceu até os 29 minutos, quando o português promoveu mais duas mexidas: Gabriel Menino e Bruno Tabata por Fabinho e Giovani, respectivamente.

Com o jogo controlado, o Palmeiras não atacava e também não se expunha. O São Bernardo, por sua vez, não conseguia articular quase nada. E assim a partida caminhou até as últimas mudanças no Verdão, aos 40 minutos: Rony por Rafael Navarro, e Raphael Veiga por Jailson. Aos 41, enfim aconteceu algo: Hugo Sanches cruzou, a bola ganhou efeito e quase enganou Weverton.

Aos 49 minutos Giovani deu bom passe para Breno Lopes chutar forte, em cima do goleiro. Aos 50, após sobra de cobrança de lateral, Romisson arriscou de fora da área e errou o alvo por muito. Foi o último lance da classificação do Palmeiras para a 10ª semifinal seguida no Campeonato Paulista.

Agora o Verdão espera pelo adversário, que será definido amanhã. A partida única da próxima fase acontecerá no sábado (18/3) ou no domingo (19/3).

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp