Por Eduardo Luiz
21/09/2023, 23h35

Gol da vitória da equipe gaúcha saiu no começo do jogo; time de Abel Ferreira voltou a pecar na finalização e saiu derrotado.

Palmeiras domina o Grêmio mas perde e desperdiça chance de encostar no líder
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Endrick de titular no lugar de Rony, o Palmeiras viu o Grêmio fazer valer o fator mando e iniciar a partida tomando a iniciativa. Aos 4 minutos, após levantamento na área, Weverton saiu mal e a bola sobrou para Suárez, que bateu por cima. Aos 9, João Pedro recebeu de Suárez, invadiu a área e bateu forte no canto direito de Weverton: 1 a 0.

Precisou sair atrás para o Verdão acordar. Mas aí o time passou a acumular chances perdidas. Aos 13 minutos Raphael Veiga arrancou da intermediária até a entrada da área, de onde chutou rasteiro, para fora. Aos 17, em jogada ensaiada de falta, Gabriel Menino acionou Endrick, que dividiu com o goleiro, levando a pior.

Aos 22 minutos Veiga cobrou escanteio e Endrick resvalou na bola, mandando para fora. Aos 25, o camisa 23 Palmeirense cobrou falta de muito longe e levou perigo à meta do goleiro adversário. Aos 29 minutos Menino tocou para Mayke, o lateral fez o corta-luz, Endrick bateu prensado e a bola sobrou para Veiga, que com o pé ruim chutou em cima de Gabriel Grando. Incrível!

Em busca do empate e já muito melhor em campo, o Palmeiras desperdiçou outra grande oportunidade aos 38 minutos: Gabriel Menino cruzou sob medida para Endrick, que não conseguiu acertar a bola. Aos 39, a dupla voltou a tentar, mas por baixo: Menino enfiou para Endrick chutar torto, para fora. Aos 51, João Pedro Galvão acertou uma cotovelada em Gómez e só recebeu amarelo. No último lance do primeiro tempo Veiga cruzou e Mayke concluiu mal de cabeça.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Sem alterações, o Verdão voltou para a etapa final tentando manter a pressão. Aos 5 minutos, após perde-ganha na entrada da área a bola sobrou para Endrick, que chutou fraco, fácil para o goleiro. Aos 6, Mayke cruzou para Artur, mas a zaga conseguiu cortar. Aos 11 minutos Gabriel Menino arriscou de fora da área, sem direção.

A primeira investida do Grêmio no segundo tempo surgiu aos 14 minutos com Suárez, que bateu de primeira, nas mãos de Weverton. Pouco depois, aos 18, Galdinho finalizou com perigo, à esquerda do goleiro Palmeirense. Como o gol de empate não saiu, aos 19 minutos o técnico Abel Ferreira promoveu alteração tripla: Endrick por Kevin, Artur por Kevin, e Marcos Rocha por Luis Guilherme.

As trocas não surtiram o efeito desejado. Aos 28, Abel mexeu novamente: Gabriel Menino deu lugar a Richard Ríos. Logo depois da mudança, Zé Rafael perdeu bola na intermediária e armou contra-ataque para o Grêmio que terminou com André batendo prensado por Mayke, para fora.

Em busca ao menos de 1 pontinho, aos 35 minutos Abel Ferreira foi para o tudo ou nada ao trocar Zé Rafael por Breno Lopes. Aos 37, João Pedro cruzou para Suárez chutar por cima. Aos 40 minutos Villasanti parou contra-ataque de Kevin e como já tinha amarelo foi para o chuveiro mais cedo.

Com um jogador a mais, o Verdão intensificou a pressão. Aos 45 minutos Breno Lopes recebeu na entrada da área e bateu prensado, facilitando a vida do goleiro. Aos 50, Raphael Veiga cobrou escanteio e Gómez escorou no travessão. Nos últimos 4 minutos de acréscimo o Palmeiras não conseguiu superar a retranca e o antijogo adversário.

A derrota em Porto Alegre impede o time de Abel Ferreira de encostar de vez no Botafogo, que ainda pode voltar a ter 10 pontos de vantagem se vencer o Corinthians nesta sexta-feira.

Agora o foco é no Boca Juniors. O jogo de ida da semifinal da Libertadores acontecerá na quinta-feira (28/9), às 21h30, na Argentina.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de São Paulo 0 x 0 Palmeiras

2. John Textor disse que tentou “roubar” Abel Ferreira do Palmeiras

3. Palmeiras fará reunião por Luciano Rodríguez, informa jornalista uruguaio

4. Destaque do Del Valle se rende ao Palmeiras: “Rival mais difícil da Libertadores”

5. Perto de mais R$ R$ 13,7 milhões, veja quanto a venda de Endrick já rendeu em metas