Por Eduardo Luiz
17/05/2023, 20h59

Jogando em casa, time de Abel Ferreira fez 3 a 0, gols de Veiga, Tabata e Ríos; partida de volta das oitavas de final acontecerá no dia 31/5.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Bruno Tabata na vaga de Artur, o Palmeiras iniciou o jogo tomando a iniciativa. Logo aos 2 minutos Zé Rafael deu bom passe para Raphael Veiga soltar a bomba, por cima do travessão. Aos 7, em disputa com Caio Alexandre na área, Rony caiu e o árbitro marcou pênalti. Após três minutos de muita reclamação do Fortaleza, Veiga foi para a cobrança e abriu o placar: 1 a 0.

Empurrado pela torcida, o Verdão não diminuiu o ritmo. Aos 16 minutos Tabata chutou rasteiro e exigiu boa defesa do goleiro. Após a cobrança do escanteio saiu o segundo gol: Veiga cobrou, Gómez escorou, João Ricardo espalmou, Tabata pegou o rebote e fez 2 a 0.

Com a boa vantagem construída rapidamente, aos poucos o Palmeiras foi diminuindo a intensidade, mas sem perder o controle da partida. O Fortaleza até aumentou a posse de bola, mas não conseguia criar jogadas de perigo. Esse foi o panorama do jogo até a reta final do primeiro tempo.

Aos 42 minutos Dudu puxou contra-ataque e tocou para Zé Rafael, que tinha ângulo para bater de primeira, mas ele preferiu dominar e acabou desarmado. No contra-ataque do contra-ataque, a equipe cearense conseguiu finalizar pela primeira vez: Romarinho chutou prensado e a bola saiu em escanteio. Depois da cobrança executada pelo próprio Romarinho, Zanocelo cabeceou muito alto e Weverton defendeu.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Precisando de gols, o Fortaleza voltou para a etapa final com mais atitude, tentando uma pressão inicial. Antes dos 10 minutos foram três finalizações dos visitantes, duas com Titi e uma com Hércules, mas nenhuma ameaçou de fato a meta de Weverton. A resposta do Palmeiras surgiu apenas aos 13 minutos: após jogada ensaiada de escanteio, Mayke recebeu de Veiga e chutou forte, parando em boa defesa do goleiro.

Aos 17, Zanocelo experimentou da entrada da área e Weverton mandou para escanteio. Aos 18 minutos o Verdão quase fez o terceiro: Dudu puxou contra-ataque e acionou Rony, que cruzou com perfeição na cabeça de Raphael Veiga, mas a bola caprichosamente acertou a trave e voltou nas mãos do goleiro.

O jogo era aberto. Aos 19 minutos Caio Alexandre chutou rasteiro, fácil para Weverton. Aos 21, Raphael Veiga experimentou de longe, a bola ganhou efeito, mas João Ricardo estava atento e defendeu. Na saída de bola, Luan interceptou o passe e armou um ataque que terminou com Dudu isolando após corte da zaga.

Em busca do seu gol, o Fortaleza voltou a tentar a sorte com Zanocelo, mas o chute do volante, aos 26 minutos, não teve direção. Logo na sequência o técnico Abel Ferreira promoveu a primeira mexida da noite: Tabata por Luis Guilherme. Em sua primeira participação, o garoto mostrou talento: ele recebeu passe de Veiga, deixou o zagueiro para trás, invadiu a área e chutou buscando o contrapé do goleiro, mas errou o alvo.

Faltando dez minutos para o final da partida, Abel fez mais duas substituições: Veiga por Richard Ríos, e Dudu por Breno Lopes. Aos 37, Breno ajeitou para Gabriel Menino bater colocado buscando o ângulo esquerdo do goleiro – a bola passou perto.

Aos 41 minutos, em bobeada de três Palmeirenses na área, o Fortaleza ganhou um escanteio; após a cobrança, Britez subiu sozinho e escorou para fora. Aos 42, o ataque alviverde trabalhou bem a bola e o Verdão fez o terceiro gol: Breno Lopes cruzou, Ríos dominou, tirou o zagueiro com um drible de futebol de salão, finalizou de canhota e correu para o abraço: 3 a 0.

Para não levar uma desvantagem muito grande para casa, o Fortaleza seguiu tentando seu gol e quase conseguiu aos 46: após cruzamento da direita, Lucero fez falta em Weverton, o juiz deixou seguir e na sobra Pochettino mandou para fora de voleio. No finalzinho Abel Ferreira ainda promoveu as entradas de Fabinho e Rafael Navarro nos lugares de Menino e Rony, respectivamente, mas depois disso nada aconteceu.

Com os 3 a 0 que construiu no Allianz Parque o Palmeiras poderá até perder por dois gols de diferença em Fortaleza que mesmo assim vai se classificar para as quartas de final da Copa do Brasil. A partida acontecerá apenas no dia 31/5.

Agora o Verdão volta o foco novamente para o Brasileirão. Sábado (20/5) o adversário será o Santos, na Vila Belmiro. O clássico será disputado às 21h.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp