Por Eduardo Luiz
09/11/2022, 23h27

Scarpa e Murilo fizeram os gols da vitória por 2 a 1; camisa 14 fez a despedida diante da torcida. Verdão superou as campanhas do Enea e do Deca.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com força máxima exceção feita a Piquerez, desfalque novamente por causa de uma pancada no joelho, o Palmeiras iniciou o jogo tomando a iniciativa, embora a primeira chance real de gol tenha sido do América-MG. Logo aos 2 minutos Benítez arriscou um chute de fora da área que tinha direção, mas Weverton fez grande defesa. A resposta alviverde não demorou. Aos 3, Danilo chutou torto, para fora. Aos 4, Vanderlan também tentou a sorte e errou o alvo.

A partida era movimentada. Aos 7 minutos Zé Rafael enfiou para Vanderlan cruzar para Endrick; o garoto finalizou rente à trave direita do goleiro. Aos 12 minutos o árbitro enxergou uma falta duvidosa de Zé Rafael praticamente na linha da grande área; Benítez “cobrou com a mão”, no ângulo direito de Weverton: 0 a 1.

Empurrado pela torcida, o Palmeiras não se abalou. Aos 18 minutos Vanderlan tocou para Dudu, que bateu colocado buscando o ângulo esquerdo do goleiro, errando por pouco. Aos 21, Rony carregou a bola e chutou rasteiro, sem direção. O América-MG só voltou a finalizar aos 23 minutos com Henrique, mas o chute do atacante não levou perigo.

Aos 24 minutos Dudu tocou para Scarpa dominar e soltar a bomba, parando em defesa de dois tempos de Matheus Cavichioli. Aos 30, o América-MG chegou ao segundo gol com Felipe Azevedo, mas foi corretamente anulado por empurrão de Henrique em Marcos Rocha. Aos 38 minutos Scarpa tocou para Marcos Rocha sofrer um pisão dentro da área; o árbitro assinalou fora, mas o VAR corrigiu. Aos 41, após um chilique sem fundamento dos jogadores do América, Scarpa foi para a cobrança e empatou: 1 a 1.

Nos últimos minutos do primeiro tempo, contando os 4 de acréscimo, o Verdão seguiu com mais posse de bola, mas não conseguiu criar chances claras para buscar a virada.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa final no mesmo ritmo, ou seja, em busca do segundo gol. Aos 4 minutos Scarpa chutou de fora da área e o goleiro fez boa defesa. Aos 6, o camisa 14 cobrou falta com categoria e viu a bola explodir na trave; no rebote Vanderlan fez o goleiro trabalhar novamente. Aos 11 minutos Danilo arriscou de média distância, fraco, fácil para Matheus Cavichioli.

Só dava Verdão. Aos 15 minutos Scarpa soltou a bomba e parou no goleiro. Aos 17, Dudu enfiou para Endrick, que bateu no meio do gol, sem perigo para Cavichioli. Dois minutos depois o técnico Abel Ferreira promoveu as primeiras alterações: Endrick e Marcos Rocha deram lugar a Bruno Tabata e Mayke, respectivamente.

Na primeira participação no jogo, aos 20 minutos, Tabata perdeu a bola perto da área e Henrique chutou rente ao travessão. Aos 23, Dudu cruzou para Zé Rafael desviar de cabeça; o goleiro resvalou na bola, o suficiente para ela explodir na trave. No lance seguinte novamente a trave impediu a virada, desta vez em finalização de Rony.

Aos 32 minutos mais duas mexidas no Palmeiras: Gabriel Menino e Atuesta entraram nas vagas de Zé Rafael e Scarpa, que saiu ovacionado. Aos 35, Menino cruzou com perfeição na cabeça de Murilo, que enfim conseguiu vencer o goleiro e a trave: 2 a 1. O terceiro gol só não saiu pouco depois, aos 37 minutos, por muito pouco: Menino cobrou escanteio e Gómez escorou livre, rente à trave direita.

A partir dos 40 minutos o Verdão diminuiu a intensidade, mas não deixou o América-MG crescer. Aos 45 ainda deu tempo de Breno Lopes entrar no lugar de Dudu. Cinco minutos depois o árbitro encerrou a partida.

Com mais uma vitória de virada o Palmeiras consegue superar a marca dos 80 pontos das campanhas do Enea e do Deca – chega a 81. Histórico!

O Verdão encerrará a participação no Brasileirão e na temporada no domingo (13/11), diante do Internacional, em Porto Alegre. A partida será realizada às 16h.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp