Por Eduardo Luiz
06/07/2022, 21h02

Sem força máxima, Palmeiras atropelou o time paraguaio no Allianz Parque por 5 a 0. Adversário nas quartas de final será o Atlético-MG; decisão será em casa.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Conforme o esperado, o Palmeiras foi a campo com um mistão. Os reservas que ganharam a oportunidade de iniciarem a partida, no entanto, não mostravam muita inspiração. Mesmo precisando reverter um placar de 3 a 0, o Cerro Porteño também não se arriscava, e diante desse panorama o jogo ficou muito ruim. Nos primeiros 25 minutos o que de melhor aconteceu foi um cruzamento por baixo de Dudu para Rafael Navarro que a defesa interceptou.

Aos 26 minutos Wesley cruzou e Luan mandou à esquerda do goleiro. O lance acordou o Verdão. Aos 27, Luan arrancou, tocou para Mayke e o lateral ajeitou para Raphael Veiga bater de direita, por cima. Aos 33 minutos Navarro sentiu uma lesão muscular e precisou ser substituído por Rony. E o primeiro toque na bola do camisa 10 quase foi um gol. Aos 34, Weverton lançou Veiga, o meia enfiou para Wesley cruzar para Rony se atrapalhar na finalização.

Enfim jogando futebol, o Palmeiras teve outra boa chance para abrir o placar aos 35 minutos: Dudu tocou para Mayke e o lateral cruzou para Rony, que teve o chute bloqueado. Após a cobrança ensaiada de escanteio executada por Raphael Veiga e Mayke, o meia mandou para a área e Samudio fez contra ao subir junto de Gómez: 1 a 0.

Perdendo no agregado por 4 a 0, o Cerro Porteño conseguiu levar perigo à meta de Weverton apenas aos 42 minutos, em falta cometida por Gabriel Menino na entrada da área. Aquino cobrou e o goleiro Palmeirense mandou para escanteio com a ponta dos dedos. No contra-ataque da cobrança do tiro de canto, Rony avançou em velocidade e cruzou buscando Dudu; o zagueiro cortou nos pés de Menino, que soltou a bomba à esquerda de Jean.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Se no primeiro tempo o Palmeiras demorou 25 minutos para construir algo, na etapa final foi bem mais rápido: aos 2 minutos Raphael Veiga cobrou escanteio e Luan cabeceou rente ao travessão. Aos 4, Dudu deu bom passe para Mayke cruzar rasteiro para Rony, mas o goleiro foi mais esperto e ficou com a bola.

Novidade do Verdão para a etapa final – entrou no lugar de Gabriel Menino, o volante Zé Rafael cometeu falta boba perto da área aos 6 minutos, mas Aquino carimbou a barreira. Aos 15, após cobrança de escanteio, Oviedo finalizou e Weverton defendeu.

A resposta do Palmeiras às duas investidas do Cerro veio em dose tripla. Aos 17 minutos Zé Rafael levantou na cabeça de Raphael Veiga, que acertou o travessão. Aos 18, Wesley ligou o turbo, deixou seu marcador para trás e da entrada da área bateu cruzado, parando em boa defesa de Jean. Aos 19, Veiga cobrou falta, Danilo resvalou e o goleiro evitou o gol.

Com a classificação resolvida, aos 22 minutos o técnico Abel Ferreira sacou dois titulares. Dudu e Raphael Veiga deram lugar a Breno Lopes e Atuesta, respectivamente. Aos 27, Weverton lançou, Rony disputou com o zagueiro, que levou a melhor, mas ajeitou para Mayke; o lateral, sem ser fominha, viu Rony livre na área e tocou – o atacante finalizou por baixo do goleiro: 2 a 0.

Os quase 38 mil torcedores que novamente lotaram o Allianz Parque ainda comemoravam quando saiu o terceiro. Aos 29 minutos, após outro lançamento perfeito de Weverton, Atuesta dominou e tocou para Rony, que de calcanhar ajeitou para Breno Lopes chutar de canhota, rasteiro, para vencer o goleiro: 3 a 0. Avassalador, o Palmeiras chegou ao quarto gol pouco depois, aos 32: Wesley cobrou escanteio e Gómez subiu sozinho para fazer seu sétimo gol na temporada: 4 a 0.

Logo na saída de bola Abel fez a última alteração a que tinha direito: Kuscevic substituiu Danilo. Aos 37 minutos Breno Lopes recebeu de Mayke pelo lado direito do ataque e cruzou sob medida para Rony, que livre de marcação ajeitou o corpo para armar a bicicleta, que saiu de maneira perfeita, para delírio de todo estádio. GOLAÇO: 5 a 0.

Os últimos 7 minutos de jogo, contando os 2 de acréscimo, foram protocolares. Com o placar agregado de 8 a 0 o Palmeiras se classificou para enfrentar o Atlético-MG nas quartas de final da Libertadores. Os confrontos acontecerão nas semanas dos dias 3 e 10 de agosto.

O Verdão volta a campo às 18h de domingo (10/7) para enfrentar o Fortaleza, fora de casa, pela 16ª rodada do Brasileirão.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp