Por Eduardo Luiz
03/12/2023, 18h12

Breno Lopes fez o gol da vitória por 1 a 0, no Allianz Parque. Verdão precisa de 1 ponto para confirmar o título, mas pode ser campeão até com derrota na última rodada.

Palmeiras vence o Fluminense e fica muito perto do 12º título do Brasileirão
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

De volta ao 3-5-2, mas com Marcos Rocha formando o sistema defensivo com Gómez e Murilo, e não Luan, o Palmeiras iniciou o jogo perdendo um gol. Logo aos 30 segundos Piquerez cruzou para Breno Lopes desperdiçar ótima chance. Aos 2 minutos, um susto: Zé Rafael demorou a afastar o perigo e o Fluminense finalizou com Jhon Kennedy, mas Weverton estava atento.

Aos 6 minutos David Braz lançou Kennedy, que empurrou Marcos Rocha antes de tentar e errar uma finalização por cobertura. O árbitro mandou seguir. No lance seguinte Breno Lopes se precipitou ao finalizar nas mãos de Fábio; Raphael Veiga entrava livre na área e ficou pedindo o passe. Aos 9, Endrick carregou a bola da intermediária até a entrada da área, de onde chutou fraco, fácil para o goleiro.

A partida era aberta. Aos 13 minutos Piquerez pegou rebote e soltou a bomba; a bola bateu no ombro de David Braz e saiu em escanteio. Aos 14, Jhon Kennedy recebeu livre nas costas de Mayke e Marcos Rocha, mas por sorte ele desacelerou a jogada e bateu em cima de Murilo. Pouco depois, aos 16 minutos, Endrick desarmou Braz, fez linda jogada e deu o gol de presente para Breno Lopes, mas o VAR anulou porque a bola bateu na mão de Endrick no começo da jogada.

O gol anulado não desanimou o Verdão. Aos 23 minutos Raphael Veiga cruzou, a bola desviou no zagueiro, enganou Fábio e bateu na trave. Aos 26, Zé Rafael puxou contra-ataque e quando finalizou foi empurrado; outra falta clara sonegada pela arbitragem. Três minutos depois, porém, os funcionários da CBF nada puderam fazer quando Zé enfiou para Breno bater de canhota na saída de Fábio: 1 a 0.

À frente no placar, Palmeiras diminuiu o ritmo e conseguiu esfriar um pouco o jogo, que voltou a esquentar nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 38, Léo Fernández arriscou de fora da área e viu a bola passar relativamente perto do travessão. Aos 40, o Verdão fez o segundo gol com Breno Lopes, mas o assistente inventou que a bola saiu em passe de Marcos Rocha e não foi corrigido pelo VAR. Um escárnio.

Antes da etapa inicial terminar o time de Abel Ferreira chegou mais duas vezes. Aos 44 minutos Zé Rafael recebeu de Veiga e bateu com desvio, para fora, mas o assistente enxergou um impedimento que não existiu. Aos 47, Richard Ríos, já dentro da área, soltou a bomba e a defesa cortou.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

A etapa final começou no mesmo ritmo da inicial, ou seja, movimentada. Com um minuto cada time já tinha finalizado uma vez, o Fluminense com Lima, em chute que foi direto nas mãos de Weverton, e o Palmeiras com Endrick, que bateu para após passe de Piquerez. Aos 2, Murilo deu lindo passe para Endrick, que chutou à esquerda de Fábio.

Aos 9 minutos Lucas Justen acertou um carrinho por trás em Piquerez; em campo o árbitro deu apenas amarelo para o lateral, mas o VAR corrigiu para expulsão. Com um jogador a mais, o Palmeiras passou a cozinhar o jogo. Ao 11 minutos Raphael Veiga cobrou escanteio e Gómez escorou por cima. As 13, Veiga arriscou da entrada da área, por cima.

Em função da entrada forte que sofreu, Piquerez precisou deixar a partida aos 14 minutos. Vanderlan entrou em seu lugar. Aos 19, Richard Ríos arriscou de média distância mas errou o alvo por muito. Aos 22 minutos o colombiano até acertou o alvo, mas a zaga interceptou sua bomba.

Para renovar o fôlego do ataque, aos 24 minutos Abel Ferreira trocou Endrick por López, e Breno Lopes por Jhon Jhon. Oito minutos depois Veiga arriscou da entrada da área, torto. No lance seguinte Mayke também tentou a sorte de fora e levou mais perigo. Aos 38, mais duas mexidas no Verdão: Zé Rafael por Fabinho, e Mayke por Artur.

Aos 40 minutos Raphael Veiga apareceu bem como ponta direita e cruzou para a área; a bola encontrou Jhon Jhon, que fintou seu marcador e bateu em cima de Fábio. Aos 42, o camisa 23 cobrou escanteio, Gómez foi no terceiro andar e exigiu ótima defesa de Fábio; no rebote Fabinho mandou para fora.

Nos exagerados 7 minutos de acréscimo o Palmeiras ofereceu a bola ao Fluminense, que com 1 a menos só conseguiu ficar trocando passes na região do meio-campo até o apito final.

Com a vitória no Allianz Parque o Verdão vai a 69 pontos e fica muito perto de confirmar o 12º título do Brasileirão – precisa de 1 ponto para não depender de nenhum resultado, e mesmo se for derrotado só perderá o título se algum dos concorrentes tirar pelo menos 9 gols de saldo. Falta (muito) pouco!

O jogo do provável título será contra o Cruzeiro, na quarta-feira (6/12), no Mineirão, às 21h30. Vamos, Palmeiras!

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Palmeiras terá escalação diferente para jogo da Libertadores; veja possíveis novidades

2. Palmeiras tem prejuízo em março, mas segue no azul em 2024; veja números

3. Notas de Cuiabá 0 x 2 Palmeiras

4. Jornalista uruguaio crava acerto de Luciano Rodríguez com o Palmeiras

5. Chelsea estuda fazer proposta de meio bilhão por Luis Guilherme e Estêvão