Por Eduardo Luiz
04/06/2023, 20h28

Artur e Rony (2) fizeram os gols da vitória por 3 a 1, no Allianz Parque; Verdão vai a 19 pontos e fica a 2 do Botafogo.

Palmeiras vence o Coritiba em casa e cola no líder do Brasileirão
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Luis Guilherme de titular no lugar de Raphael Veiga, suspenso, o Palmeiras iniciou o jogo com mais posse de bola, mas enfrentando dificuldade para superar a forte marcação imposta pelo Coritiba. Aos 2 minutos Artur cobrou escanteio, Zé Rafael fez a casquinha no primeiro pau, mas no segundo Natanael se antecipou a Gómez e fez o corte. Aos 5, Zé experimentou de fora da área, mas pegou mal na bola, fácil para o goleiro.

Depois disso o Verdão só voltou a incomodar a meta adversária aos 18 minutos, foi quando Dudu fintou seu marcador e bateu nas mãos de Gabriel. Aos 21, Gabriel Menino cruzou buscando Artur, mas Bruno Viana fez bem a cobertura. A melhor chance do Palmeiras surgiu aos 24 minutos: Dudu cruzou e Luan exigiu ótima defesa do goleiro numa cabeçada que tinha direção.

A resposta do Coritiba não demorou. Aos 25, Boschilla recebeu na entrada da área e bateu no meio do gol, onde estava Weverton. Aos 28 minutos Gabriel Menino sofreu falta perto da área e ele mesmo cobrou, por cima. Aos 29 o Verdão conseguiu fazer 1 a 0: Piquerez percebeu a infiltração de Artur nas costas da zaga e deu ótima assistência para o camisa 14 chegar chapando: 1 a 0.

A torcida, que foi em bom número ao Allianz Parque mas sem lotar, ainda comemorava quando aos 33 minutos saiu o segundo gol: Mayke cruzou com perfeição na cabeça de Rony: 2 a 0. Com a boa vantagem o Verdão desacelerou o jogo na reta final do primeiro tempo, permitindo ao Coritiba duas investidas. Aos 45, Natanael cruzou, Robson resvalou e Zé Roberto cabeceou no contrapé de Weverton, que foi buscar. Aos 47, Boschilla chutou de longe, mas o goleiro Palmeirense estava atento.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Verdão voltou para a etapa final sem mudanças, mas logo aos 2 minutos o técnico Abel Ferreira precisou fazer a primeira alteração porque Gabriel Menino sentiu algo no tornozelo. Richard Ríos entrou em seu lugar. Aos 6, Zé Rafael cometeu falta a dois passos da área; Boschilla cobrou e a bola explodiu na barreira. Após a cobrança de escanteio em jogada ensaiada, Bruno Gomes escorou fraco, nas mãos de Weverton.

A primeira investida do Palmeiras surgiu aos 12 minutos: Artur cobrou escanteio, a defesa não conseguiu cortar e a bola sobrou para Ríos, que isolou. Aos 17, após outra bola parada executada por Artur, desta vez uma falta, Luis Guilherme desviou de cabeça e Gabriel defendeu. Dois minutos depois Zé Rafael inverteu o jogo para Dudu, que pedalou pra cima do zagueiro, puxou para dentro e bateu por cima.

A dupla Zé-Dudu voltou a aparecer bem aos 20 minutos: o camisa 8 lançou o atacante, que evitou a saída, ganhou do zagueiro e bateu colocado, parando em ótima defesa do goleiro. Aos 22, o terceiro gol saiu com Dudu, mas foi corretamente anulado por impedimento. Não deu muito tempo para a torcida lamentar. Aos 27, o camisa 7 enfiou para Rony, que tocou na saída do goleiro: 3 a 0.

Com o jogo resolvido, aos 28 minutos Abel promoveu mais duas mexidas: Zé por Fabinho, e Luis Guilherme por Jhon Jhon. Aos 34, o ex-Palmeirense Kuscevic escorou de cabeça um levantamento da direita, para fora. Logo na sequência o Verdão fez as últimas alterações a que tinha direito: Tabata substituiu Artur, e López entrou no lugar de Rony.

Provavelmente por acomodação, aos 37 minutos Weverton e Luan bateram cabeça numa bola fácil, que sobrou para Alef Manga descontar: 3 a 1. Aos 39, Tabata recebeu na entrada da área e bateu com desvio, para fora. Nos 7 minutos de acréscimo deu tempo para o árbitro perder o controle da partida e amarelar vários jogadores, dentre eles Gustavo Gómez, que estava pendurado e que vai ser desfalque no clássico contra o São Paulo.

Com a vitória em casa o Palmeiras encerra uma sequência de três empates seguidos, vai a 19 pontos, mantém a vice-liderança do Brasileirão mas agora apenas a 2 pontos do Botafogo.

Agora o Verdão volta o foco pra Libertadores. Na quarta-feira (07/6) o adversário será o Barcelona pela 5ª rodada da fase de grupos. O jogo será disputado no Allianz Parque, às 21h30.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de São Paulo 0 x 0 Palmeiras

2. John Textor disse que tentou “roubar” Abel Ferreira do Palmeiras

3. Palmeiras fará reunião por Luciano Rodríguez, informa jornalista uruguaio

4. Destaque do Del Valle se rende ao Palmeiras: “Rival mais difícil da Libertadores”

5. Perto de mais R$ R$ 13,7 milhões, veja quanto a venda de Endrick já rendeu em metas