Por Eduardo Luiz
28/01/2023, 18h59

Treze meses depois do Tri da Libertadores, Verdão derrota equipe carioca por 4 a 3 em Brasília e conquista o título do torneio-bônus.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Sem surpresas no time titular, o Palmeiras iniciou o jogo melhor que o Flamengo, que abusou das faltas nos primeiros minutos. Aos 10, Raphael Veiga cobrou escanteio, Gómez subiu com Gerson e o árbitro assinalou perigo de gol. Aos 19, Endrick travou o goleiro e a bola voltou na cabeça de Rony, que escorou torto.

O Verdão seguia dominante até que aos 22 minutos Zé Rafael sofreu tranco de Arrascaeta na entrada da área, o árbitro mandou seguir, e na sequência o camisa 8 cometeu pênalti. Três minutos depois Gabriel foi para a cobrança e abriu o placar: 1 a 0.

Mesmo atrás no placar, o time do técnico Abel Ferreira seguiu melhor. Aos 33 minutos Zé Rafael tentou se redimir com uma bela arrancada; ele entrou na área e tocou para Endrick, que chutou fraco, fácil para Santos. Aos 37, Dudu fez bela jogada individual e finalizou; a bola bateu em David Luiz e sobrou para Raphael Veiga bater no canto direito baixo do goleiro, que dessa vez nada pôde fazer: 1 a 1.

Empurrado pela massa alviverde que fez mais barulho desde o começo da partida (repetindo Montevidéu), o Verdão foi em busca da virada. Aos 41, Dudu fintou seu marcador e chutou rasteiro, nas mãos de Santos. Aos 42 minutos foi a vez de Piquerez arriscar de média distância, mas o goleiro estava atento. Aos 47, um susto: numa bola recuada acidentalmente por Veiga, Everton Ribeiro recebeu livre e bateu colocado, para fora.

Para coroar a melhor atuação no primeiro tempo, o Palmeiras chegou ao gol da virada aos 48 minutos, e foi um golaço de Gabriel Menino: com o pé “ruim” ele chutou de longe e acertou o ângulo direito de Santos: 2 a 1. Antes do intervalo, além dos 7 minutos de acréscimo prometido pelo árbitro, o Flamengo assustou numa falta: Arrascaeta mandou para a área e Murilo, de chaleira, mandou para fora, rente ao travessão.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Toda organização defensiva que Palmeiras mostrou no primeiro tempo, caiu por terra nos minutos iniciais da etapa final. Antes dos 4 minutos Weverton já tinha trabalhado três vezes, na mais difícil delas impediu gol de cabeça de Pedro. Aos 5, porém, o camisa 21 nada pôde fazer quando Everton enfiou para Gabriel tocar na saída dele: 2 a 2.

Precisou sofrer o empate para o Verdão voltar a competir. Aos 8 minutos Dudu cobrou falta e Gómez se esticou todo, mas não alcançou. Aos 10, Endrick recebeu na área e tentou chapelar Everton Ribeiro, que colocou a mão na bola. Pênalti marcado e convertido por Raphael Veiga: 3 a 2.

Novamente o time se acomodou. Na saída de bola, praticamente, o Flamengo buscou nova igualdade: Ayrton Lucas foi à linha de fundo perseguido por três Palmeirenses, que deixaram Pedro livre na área; o atacante concluiu de calcanhar: 3 a 3. Para corrigir a marcação pelo lado direito, aos 18 minutos Abel trocou Endrick por Mayke. A troca funcionou, pois a equipe carioca parou de levar perigo.

Aos 21 minutos Gabriel Menino arriscou sem ângulo, para fora. No lance seguinte Dudu enfiou para Raphael Veiga cruzar para Rony, que chutou em cima do goleiro. O jogo era movimentado. Aos 23, Léo Pereira ajeitou de cabeça para Gabriel soltar a bomba e parar em Weverton. Aos 24 minutos Marcos Rocha lançou Rony, que se precipitou ao chutar ao invés de trabalhar melhor a jogada. Aos 27, Gabriel tentou outro arremate de média distância, mas Weverton estava atento.

Novamente melhor em campo, o Verdão chegou ao quarto gol aos 28 minutos: Dudu recebeu pela esquerda, tocou para Raphael Veiga cruzar para dentro da área, onde Gabriel Menino estava; volante chutou de esquerda, a bola bateu no pé direito, pegou efeito e entrou: 4 a 3. O segundo gol da tarde foi a última participação do camisa 25, já que aos 33 minutos foi substituído por Jailson.

Com muito espaço para contra-atacar, o Palmeiras teve boa chance para matar o jogo aos 34, com Piquerez, que chutou rente à trave esquerda do goleiro. Aos 41 minutos Abel Ferreira fez três alterações: Zé Rafael, Dudu e Rony deram lugar a Luan, Breno Lopes e Rafael Navarro, respectivamente. Aos 50, outra oportunidade para definir o placar: Breno Lopes tocou para Jailson chutar com desvio, para fora. O árbitro não marcou o escanteio claro, o que revoltou Abel, que acabou expulso.

Com 8 minutos de acréscimo que depois virou 10, o Verdão conseguiu neutralizar por completo o Flamengo, que amargou outro vice para o Maior Campeão do Brasil, desta vez da Supercopa do Brasil.

O Verdão multicampeão volta a campo às 21h35 de quarta-feira (1/02) para enfrentar o Mirassol, fora de casa, pela 5ª rodada do Campeonato Paulista.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp