Por Eduardo Luiz
05/10/2023, 23h37

Abel Ferreira voltou a errar na escalação, Verdão saiu perdendo, buscou o empate mas caiu nos pênaltis. Temporada acabou.

Palmeiras tenta ganhar o jogo apenas no segundo tempo e é eliminado da Libertadores
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com o mesmo time da Bombonera, o Palmeiras iniciou o jogo enfrentando a mesma dificuldade de criação da semana passada. O Boca Juniors, por sua vez, mostrava-se satisfeito com o empate e fazia cera em qualquer oportunidade que podia. Diante desse panorama, a primeira oportunidade de relativo perigo surgiu apenas aos 10 minutos: Raphael Veiga cruzou para Artur, que escorou fraco de cabeça, nas mãos do goleiro.

Aos 14, Gabriel Menino experimentou da entrada da área, o goleiro deu rebote mas conseguiu recuperar a bola antes de Rony chegar. Aos 21 minutos Piquerez cruzou para Rony, que concluiu nas mãos de Romero. Em seu primeiro ataque, aos 24 minutos, a equipe argentina fez 1 a 0: Merentiel deixou Gómez para trás, invadiu a área e rolou para Cavani conferir: 1 a 0.

O gol desestabilizou ainda mais o Palmeiras, que tinha nos cruzamentos sua única jogada. Aos 29 minutos Gabriel Menino levantou para Artur, que não alcançou. Aos 35, Marcos Rocha cobrou lateral na área e a bola sobrou para Rony tentar de bicicleta, por cima. No lance seguinte Raphael Veiga cobrou escanteio e Rony conseguiu o desvio, mas sem direção.

Nos minutos finais do primeiro tempo o Boca Juniors conseguiu cozinhar ainda mais o Palmeiras e para completar criou uma boa oportunidade para aumentar o placar com Barco, que soltou uma bomba da intermediária, defendida em dois tempos por Weverton.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para o segundo tempo como deveria ter iniciado o jogo, com Kevin na vaga de Artur, e Endrick no lugar de Marcos Rocha. Obviamente o time melhorou, mas demorou um pouco para criar a primeira chance do empate. Aos 13 minutos Endrick deu lindo passe para Mayke, que parou em boa defesa do goleiro. Na sobra, Zé Rafael arriscou e também fez Romero trabalhar.

Aos 20 minutos Barco tentou surpreender Weverton e quase fez gol olímpico. Logo na sequência Rojo cometeu falta dura em Kevin e como já tinha amarelo foi para o chuveiro mais cedo. Imediatamente após a expulsão, Abel trocou Gabriel Menino por López. Aos 26, Zé Rafael levantou para Rony cabecear no contrapé do goleiro, que foi buscar.

A torcida ainda lamentava o incrível gol perdido quando aos 27, Piquerez arriscou de fora da área; a bola sofreu um leve desvio no meio do caminho e entrou: 1 a 1. Com um jogador a mais, o Verdão teria pelo menos mais 25 minutos para buscar o gol da classificação, mas o Boca fazia cera em qualquer situação, contando com a complacência da arbitragem.

Apenas nos minutos finais o Palmeiras conseguiu encurralar o adversário. Aos 41, Kevin chutou e Romero defendeu. Aos 46, Rony quase marcou de bicicleta, mas o goleiro fez milagre. Com ridículos 5 minutos de acréscimo e com mais cera dentro do tempo extra, o Boca atingiu seu objetivo de levar a decisão da vaga na final da Libertadores para os pênaltis.

Nas cobranças, conforme o esperado, o Palmeiras foi patético, com Raphael Veiga e Gustavo Gómez desperdiçando; apenas Kevin e Piquerez converteram. Já o Boca converteu 4 das suas 5. Assim como foi em 2022, o time de Abel Ferreira é eliminado da Libertadores em pleno Allianz Parque.

Domingo (8/10), às 16h, o Palmeiras começa a cumprir tabela no restante da temporada diante do Santos. O clássico será disputado na Arena Barueri.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Palmeiras terá escalação diferente para jogo da Libertadores; veja possíveis novidades

2. Palmeiras tem prejuízo em março, mas segue no azul em 2024; veja números

3. Notas de Cuiabá 0 x 2 Palmeiras

4. Jornalista uruguaio crava acerto de Luciano Rodríguez com o Palmeiras

5. Chelsea estuda fazer proposta de meio bilhão por Luis Guilherme e Estêvão