Por Eduardo Luiz
14/08/2023, 21h09

Modificado, time de Abel Ferreira sofreu diante da equipe mineira mas saiu vencedor por 1 a 0, gol de López; resultado recoloca o time na vice-liderança do Brasileirão.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Sem Weverton, Piquerez e Dudu, o Palmeiras iniciou o jogo vendo o Cruzeiro tomar a iniciativa. Logo no primeiro minuto William tocou para Wesley bater colocado, nas mãos de Marcelo Lomba. Aos 9, foi a vez de outro ex-Palmeirense finalizar: Papagaio recebeu na entrada da área e finalizou por cima.

Dos 10 aos 20 minutos o Verdão esboçou uma pressão no campo de ataque e chegou a roubar duas bolas, mas não aproveitou ambas. Aos 21, enfim uma jogada trabalhada: Artur tocou para para Raphael Veiga, que bateu à direita do goleiro. Aos 27 minutos um susto: William arriscou de média distância, a bola desviou em Jhon Jhon e fez Lomba trabalhar.

Pouco criativo, o Palmeiras desperdiçava as raras oportunidades que surgiam; aos 36 minutos Zé Rafael deu bom passe para Veiga, que carregou um pouco a bola e chutou rasteiro, fraco, fácil para Rafael. Aos 42, Vanderlan descolou bom cruzamento para Gabriel Menino, que escorou por cima do travessão.

Nos primeiro dos cinco minutos de acréscimo o Verdão perdeu Menino por lesão; Richard Ríos entrou em seu lugar. Aos 49, após vacilo de Jhon Jhon, Papagaio soltou a bomba de longe e parou em linda defesa de Lomba.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa final sem alterações, mas tentando imprimir outro ritmo. Aos 6 minutos Raphael Veiga cobrou falta e Artur finalizou de primeira, por cima. Aos 10, Zé Rafael tentou de canhota após rebote da zaga, mas errou o alvo por muito. Seis minutos depois Ríos roubou a bola no ataque e acionou Artur, que enfiou para Rony soltar a bomba e parar em boa defesa do goleiro.

Para preservar outros titulares além dos que não foram escalados, aos 18 minutos o técnico Abel Ferreira tirou da partida Rony, Artur e Jhon Jhon. Endrick, Luis Guilherme e Breno Lopes entraram em seus lugares. Aos 19, Veiga cobrou outra falta, desta vez na cabeça de Gómez, que escorou justamente onde Rafael estava.

Jogando no contra-ataque, o Cruzeiro teve a chance que tanto esperava aos 25 minutos: Wesley recebeu em condição legal (dada por Vanderlan), ficou cara a cara com Lomba e balançou a rede, mas pelo lado de fora. Aos 29, o ex-Palmeirense tentou da intermediária e não levou perigo à meta de Marcelo Lomba.

A resposta do Verdão às duas investidas do adversário veio aos 32 minutos com Luis Guilherme; a Cria passou como quis por seu marcador, puxou para dentro e bateu colocado; a bola passou perto da trave direita do goleiro. Aos 35, Abel fez a quinta e última alteração: Zé Rafael por López. Com a troca, Raphael Veiga virou volante.

Todo desarrumado em campo, o Palmeiras passou a encontrar mais dificuldades para criar lances de perigo e viu o Cruzeiro aumentar a posse de bola; o adversário teve duas bolas paradas para tentar a vitória, mas no último lance do jogo foi castigado: Raphael Veiga cobrou falta e López resvalou com o pé esquerdo para fazer 1 a 0. O VAR ainda caçou um impedimento que não existiu por 3 minutos. Pouco depois da saída de bola o árbitro encerrou a partida.

Com a suada vitória no Allianz Parque o Verdão vai a 34 pontos e retoma a vice-liderança do Brasileirão, posição que não alcançava desde a 11ª rodada.

O Palmeiras volta a campo às 18h30 de sábado (19/8) para enfrentar o Cuiabá, na casa do adversário.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Palmeiras terá escalação diferente para jogo da Libertadores; veja possíveis novidades

2. Palmeiras tem prejuízo em março, mas segue no azul em 2024; veja números

3. Notas de Cuiabá 0 x 2 Palmeiras

4. Jornalista uruguaio crava acerto de Luciano Rodríguez com o Palmeiras

5. Chelsea estuda fazer proposta de meio bilhão por Luis Guilherme e Estêvão