Por Eduardo Luiz
23/08/2023, 21h25

Gols da vitória por 4 a 0 foram anotados por Raphael Veiga, Marcos Rocha, Mayke e Rony; jogo de volta acontecerá na quarta-feira, no Allianz Parque.

Palmeiras massacra o Deportivo Pereira na Colômbia e encaminha vaga na semi da Libertadores
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com uma surpresa na escalação – Mayke no lugar de Artur, o Palmeiras iniciou o jogo dominando por completo o Deportivo Pereira, que apesar da bela festa da sua torcida não ameaçaria o Verdão em momento algum do primeiro tempo. Aos 7 minutos Raphael Veiga cobrou escanteio, o goleiro saiu do gol atrás de Dudu, que cruzou para a área, onde a defesa afastou o perigo.

Aos 12 minutos Rony acionou Dudu de calcanhar, o camisa 7 fintou com o corpo dois marcadores, invadiu a área e tentou o passe para Mayke, mas novamente a defesa cortou. Aos 20, Rony bloqueou um lateral e depois teve a panturrilha chutada sobre a linha da grande área; em campo o árbitro assinalou falta, mas o VAR corrigiu para pênalti. Dois minutos depois Veiga foi para a cobrança e conferiu: 1 a 0.

Em vantagem, o time de Abel Ferreira aumentou o domínio e colocou o adversário na roda. Literalmente. Aos 30 minutos Rony deu lindo passe para Marcos Rocha, que tocou na saída do goleiro para fazer 2 a 0. O assistente anulou por impedimento, mas o VAR – outra vez – corrigiu a marcação de campo.

Com o Pereira nocauteado, o Verdão fez o terceiro logo na sequência: aos 33 minutos Rony roubou a bola e tocou para Raphael Veiga, que passou para Dudu; o atacante poderia ter finalizado, mas serviu Mayke: 3 a 0. O VAR ainda procurou alguma irregularidade, mas não encontrou.

Talvez por piedade, o Palmeiras diminuiu um pouco o ritmo, voltando a ameaçar a equipe boliviana nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 44, Zé Rafael roubou a bola no meio-campo e tocou para Raphael Veiga, que de direita bateu para fora. Rony ficou reclamando o passe. Aos 45, a bola sobrou para Dudu dentro da área e ele bateu colocado, parando em boa defesa do goleiro.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Se na etapa inicial o Deportivo Pereira não ameaçou a meta de Weverton em momento algum, no segundo tempo com 30 segundos fez o camisa 21 trabalhar; Angelo Rodríguez recebeu na área, girou pra cima de Murilo e chutou rasteiro, parando no goleiro Palmeirense. Foi um susto, logo o Verdão voltou a controlar a partida, mas sem o mesmo ritmo de antes.

A primeira finalização alviverde na etapa final surgiu apenas aos 17 minutos, com Zé Rafael, que bateu por cima. Aos 21, Carlos Ramírez cobrou falta de muito longe e exigiu outra boa intervenção de Weverton. Dois minutos depois o técnico Abel Ferreira promoveu duas alterações: Dudu por Artur, e Gabriel Menino por Richard Ríos.

Com mais posse em função da postura do Palmeiras, o Deportivo Pereira teve nova chance para fazer o gol de honra aos 29 minutos numa bomba de Jhonny Vásquez que saiu rente à trave esquerda. Aos 32, Raphael Veiga deu lugar a Jhon Jhon. Se fazendo se “morto”, o Verdão deu o bote aos 36: Murilo descolou lindo passe longo para Rony, que dominou, invadiu a área e concluiu na saída do goleiro: 4 a 0.

Com a goleada estabelecida, Abel fez as últimas mexidas a que tinha direito aos 39 minutos; deixaram o jogo Zé Rafael e Piquerez para as entradas de Fabinho e Vanderlan, respectivamente.A partir de então nada aconteceu.

Com os 4 a 0 que fez na casa do adversário o Palmeiras poderá até perder por 3 gols de diferença em São Paulo que mesmo assim avançará à semifinal da Libertadores. A partida está marcada para quarta-feira da semana que vem (30/8), às 21h30, no Allianz Parque.

Domingo (27/8) o Verdão recebe o Vasco pela segunda rodada do returno do Brasileirão. O jogo será disputado às 18h30, na arena.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. VAR errou ao traçar a linha? Abel questiona gol anulado do Palmeiras

2. Notas de Palmeiras 2 x 1 Botafogo-SP

3. Jornalista uruguaio crava acerto de Luciano Rodríguez com o Palmeiras

4. Arsenal cogita negociar Gabriel Jesus e torcida do Palmeiras se anima; saiba salário do atacante

5. Mãe de Endrick se despede do Palmeiras: “Saudades que ficarão para sempre”