Por Eduardo Luiz
25/06/2023, 18h01

Raphael Veiga ainda desperdiçou um pênalti. Time de Abel Ferreira estaciona nos 22 pontos, perde a segunda colocação e vê o líder do Brasileirão disparar.

Palmeiras joga mal e perde para o Botafogo no Allianz Parque
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com o retorno dos convocados (Weverton, Raphael Veiga, Piquerez e Rony), além de Richard Ríos no lugar de Gabriel Menino, suspenso, o Palmeiras iniciou o jogo tomando a iniciativa, mas sem conseguir ser efetivo nas chances que criava. Aos 3 minutos Dudu tocou para Veiga, mas Rony se antecipou, ficou com a bola e bateu para fora. Aos 5, Piquerez cruzou e o camisa 10 mergulhou para cabecear fraco, nas mãos do goleiro.

Só dava Verdão. Aos 10 minutos Artur cruzou para Rony, mas Adryelson fez o corte. Aos 19, Mayke cobrou lateral, Gómez fez a casquinha e Rony escorou para trás, mas Dudu não acompanhou a jogada. Aos 21 minutos Veiga enfiou para Rony, que bateu cruzado. Após a finalização o assistente marcou impedimento do atacante. Aos 24 minutos Veiga cobrou falta e Gómez escorou por cima.

Jogando na retranca, o Botafogo foi ao ataque pela primeira vez apenas aos 27 minutos, e conseguiu fazer o gol. Após rebote em cobrança de falta, Tiquinho Soares fintou Zé Rafael e soltou a bomba de canhota, no canto esquerdo de Weverton, que aceitou: 0 a 1. Atrás no marcador, o Palmeiras intensificou a pressão. Aos 30 minutos Artur cruzou rasteiro e Raphael Veiga parou em ótima defesa de Lucas Perri.

Amarelado pouco antes, aos 33 minutos Tchê Tchê cometeu falta dura em Zé Rafael mas Anderson Daronco não deu outro cartão. Aos 38, Richard Ríos cruzou na área e Gómez empatou de cabeça, mas o VAR anulou por impedimento. Foi um balde de água fria na torcida e no time, que só voltou a finalizar mais uma vez antes do intervalo: aos 42, Dudu tocou para Veiga, que deixou passar para Artur, que finalizou nas mãos do goleiro.

continua após a publicidade

PTD no Bluesky: siga a página
PTD no WhatsApp: entre no grupo

Segundo tempo

Sem alterações, o Palmeiras voltou para o segundo tempo totalmente preso na marcação do Botafogo. Diante desse panorama, aos 12 minutos o técnico Abel Ferreira trocou Richard Ríos por López. Se contra o Barcelona funcionou, diante da equipe carioca, não. O time ficou muito exposto. Aos 13, após longa troca de passes do adversário no campo ofensivo, Danilo Barbosa finalizou por cima.

Aos 15 minutos Raphael Veiga errou cobrança de escanteio (!!) e armou contra-ataque pro Botafogo que só não foi fatal porque Victor Sá chutou para fora mesmo cara a cara com Weverton. Aos 18, num lapso de criatividade alviverde, Artur cruzou e Rony desviou, fazendo o goleiro trabalhar. O lance não animou o Verdão.

Com muitos espaços, o Botafogo perdeu outra boa chance aos 22 minutos: Luis Henrique foi lançado nas costas de Piquerez e chutou rasteiro, facilitando a vida de Weverton. Aos 27, Abel fez mais duas alterações: Dudu por Bruno Tabata, e Artur por Luis Guilherme. Aos 32 minutos Luis Guilherme brigou pela bola na área, e ela sobrou para Rony chutar em cima do goleiro.

Aos 34 minutos Di Placido empurrou López dentro da área e Daronco não teve como não marcar pênalti. Mesmo muito mal no jogo, Raphael Veiga foi para a cobrança, e obviamente errou. Aos 42, Luis Guilherme fez boa jogada individual e cruzou para Tabata chutar rasteiro, sendo bloqueado pela zaga. Não era dia.

Perto do fim do tempo regulamentar, aos 43 minutos, Abel queimou as últimas duas alterações a que tinha direito: Veiga por Jhon Jhon, e Mayke por Endrick. Não funcionou. Os sete minutos de acréscimo foram protocolares. A derrota em casa, além de encerrar uma série de quase 1 ano sem revés no Allianz Parque, faz o time perder contato com o líder (está 8 pontos atrás) e deixar a vice-liderança do Brasileirão.

Quinta-feira (29/5) o Palmeiras recebe o Bolívar pela sexta e última rodada da fase de grupos da Libertadores. O jogo será disputado às 21h, no Allianz Parque.

Notícias relacionadas:

PTD no Bluesky: siga a página
PTD no WhatsApp: entre no grupo

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Matemática: Palmeiras mantém boa chance de título mesmo após empate

2. Restam 9 rodadas: compare as tabelas de Palmeiras e Botafogo até o fim do Brasileirão

3. Notas de Red Bull Bragantino 0 x 0 Palmeiras

4. Gabriel Jesus de volta ao Palmeiras? Salário e vontade do Arsenal impedem “sonho”

5. Fifa cria janela de transferências para o Super Mundial; CBF precisa aderir