Por Eduardo Luiz
10/05/2023, 23h29

Em mais uma atuação de gala, Verdão não tomou conhecimento do adversário e venceu com gols de Raphael Veiga (2), Mayke e Luan.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Repetindo a escalação das últimas partidas, o Palmeiras iniciou o jogo pressionando o Grêmio, embora a primeira finalização tenha sido da equipe gaúcha: aos 3 minutos Cristaldo cobrou escanteio e Bruno Alves escorou por cima. Depois disso só deu Verdão. Aos 5, Artur enfiou para Mayke, o lateral cruzou e a bola sobrou para Piquerez, do lado oposto, soltar a bomba e parar em boa defesa de Gabriel.

Aos 6 minutos, após conclusão sem perigo de Cristaldo, Weverton iniciou contra-ataque que só não foi fatal graças à trave: o goleiro lançou Dudu com as mãos e o camisa 7 tocou para Artur acertar o poste. Aos 11, Dudu achou Mayke livre e o lateral bateu rasteiro, rente à trave direita de Gabriel.

Em busca do gol, o Palmeiras teve outra boa chance aos 12 minutos: Artur fintou seu marcador e bateu colocado, por cima. Aos 15, Dudu passou por dois marcadores e bateu para fora, com perigo. Aos 17, a defesa gremista saiu jogando errado, Dudu ficou com a bola, carregou e chutou forte, à esquerda do goleiro.

De tanto insistir, o Verdão enfim abriu o placar aos 23 minutos. Dudu inverteu para Mayke e o lateral cruzou com perfeição na cabeça de Raphael Veiga, que escorou sem chance para Gabriel: 1 a 0. A frente no placar, o time de Abel Ferreira seguiu dominante. Aos 29, Veiga cobrou falta rasteiro e fez o goleiro trabalhar.

O segundo gol parecia maduro. Aos 35 minutos Raphael Veiga tocou para Dudu e o atacante chutou rasteiro, parando em outra boa defesa de Gabriel. Aos 46, Rony recuperou a bola no campo de ataque e tentou um improvável chute com efeito, para fora. Logo na sequência o gol saiu, mas para o Grêmio: Bitelo teve liberdade para dominar e chutar no ângulo esquerdo de Weverton, que ainda resvalou na bola, mas sem conseguir evitar o empate: 1 a 1 e final de primeiro tempo.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Sem alterações, o Verdão voltou para a etapa final mantendo o ritmo forte e criando boas oportunidades. Logo aos 3 minutos Artur cruzou para Rony mergulhar e exigir milagre de Gabriel. Aos 5, Raphael Veiga fintou o zagueiro e bateu por cima. Dois minutos depois Gabriel Menino cobrou falta de muito longe e errou o alvo.

Aos 8, Raphael Veiga arriscou com o pé ruim da entrada da área e fez o goleiro mandar para escanteio. Após a cobrança de escanteio executada pelo próprio camisa 23, Luan escorou e a bola foi direto no braço de Bruno Uvini. Pênalti bem marcado pelo árbitro e convertido por Raphael Veiga: 2 a 1.

Os quase 38 mil Palmeirenses presentes ao Allianz Parque ainda comemoravam quando aos 12 minutos Dudu quase marcou um golaço; a bola tirou tinta da trave direita. Pouco tempo depois, porém, a sorte sorriu: aos 22 minutos, após longa e envolvente troca de passes no campo de ataque, Mayke tocou para Rony, o atacante finalizou, Uvini bloqueou e a bola sobrou para Mayke, que acompanhou a jogada: 3 a 1.

Aos 25 minutos, em contra-ataque de 3 contra 1, Zé Rafael cruzou para Dudu, mas Rony se atirou na bola e tirou do camisa 7, que conseguiu finalizar, mas para fora. Aos 27, Veiga cruzou, a bola passou por Gómez e se ofereceu para Luan fazer 4 a 1. Com a goleada estabelecida, aos 31 minutos o técnico Abel Ferreira começou a rodar o elenco: Zé Rafael, Veiga e Rony deram lugar a Fabinho, Ríos e Endrick, respectivamente.

Jogando muito, Dudu queria deixar o seu. Aos 33 minutos ele fez fila na área e teve o chute prensado. Logo na sequência o camisa 7 deixou a partida; Breno Lopes entrou em seu lugar. Na mesma parada Abel também trocou Artur por Bruno Tabata, que não atuava desde março. Mas todos que entraram pouco apresentaram porque nos últimos minutos o Verdão optou por administrar o resultado.

Com a segunda goleada seguida o Palmeiras vai a 13 pontos e assume a liderança do Brasileirão de maneira provisória – tem 1 ponto a mais que o Botafogo, que nesta quinta-feira recebe o Corinthians.

Sábado (13/5) o Verdão disputa outro jogo em casa, desta vez contra o Red Bull Bragantino. A partida acontecerá às 18h30.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp