Por Eduardo Luiz
26/04/2023, 21h54

Sem força máxima, Verdão saiu na frente com Breno Lopes, perdeu várias oportunidades, e no fim cedeu o empate. Adversário nas oitavas de final será definido por sorteio.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Repleto de reservas, sendo muitos deles garotos, o Palmeiras iniciou o jogo num ritmo cadenciado, talvez esperando o Tombense tomar a iniciativa. Como isso não aconteceu, a partir dos 10 minutos o Verdão começou a atacar. Aos 11, Giovani cobrou falta e Fabinho, de costas, escorou de cabeça para fora. Aos 12, Giovani roubou a bola perto do meio-campo, arrancou e deu o gol de presente para Breno Lopes: 1 a 0.

A primeira finalização dos mandantes aconteceu apenas aos 18 minutos: Alex Sandro arriscou de longe, a bola desviou no meio do caminho e saiu em escanteio, que não resultou em nada. Dez minutos mais tarde Vanderlan cruzou e López desviou para fora, sem perigo para Felipe.

Dominando o jogo com certa tranquilidade, o Palmeiras teve outra boa chance para fazer 2 a 0 aos 30 minutos: Jhon Jhon cobrou falta na cabeça de López, que escorou por cima. Aos 31, após bola recuperada no ataque, Breno Lopes ajeitou para Giovani chutar em cima do goleiro.

Aos 34 minutos o filme se repetiu: o Verdão recuperou a bola perto da área e perdeu ótima chance: López foi fominha a chutou rasteiro, para fora. Giovani, livre dentro da área, ficou reclamando o passe. Aos 40, o argentino tentou se redimir, mas seu chute parou no goleiro.

Nos minutos finais do primeiro tempo o Palmeiras seguiu com mais posse de bola e criou uma última oportunidade de gol: Breno Lopes foi à linha de fundo e cruzou para Vanderlan dominar e soltar a bomba; Felipe fez ótima defesa no reflexo.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Se o começo do primeiro tempo foi em marcha lenta, o começo do segundo foi agitado: aos 2 minutos López tocou para Giovani, que deixou passar para Jhon Jhon; o meia dominou e chutou rente à trave esquerda do goleiro, com desvio. Aos 5, Marcos Rocha cruzou e López ajeitou para Luan, que demorou para finalizar.

O Tombense tinha com Marcelinho e Guilherme Santos, pelo lado esquerdo e nas costas de Marcos Rocha, sua principal arma. Aos 6 minutos o ex-Cria da Academia cruzou rasteiro e fez Weverton trabalhar. No contra-ataque López carregou demais a bola e da entrada da área chutou por cima.

A partida era movimentada. Aos 14 minutos Guilherme Santos cruzou fechado e assustou Weverton, que mandou para escanteio. Aos 18, Breno Lopes cruzou, López ajeitou e Jhon Jhon, livre na frente do goleiro, conseguiu escorar para fora. Três minutos depois o camisa 40 resolver fazer a sua: deu lindo passe para Breno Lopes, que também perdeu chance incrível cara a cara com Felipe.

Para alegria da torcida presente ao Estádio Parque do Sabiá, aos 25 minutos o técnico Abel Ferreira promoveu três alterações: López por Rony, Vanderlan por Piquerez, e Giovani por Mayke. Jogador mais ovacionado nas trocas, Rony finalizou de fora da área aos 29, e parou em boa defesa do goleiro. Aos 30 minutos a quarta mexida no Palmeiras: Jhon Jhon deu lugar a Luis Guilherme.

A última substituição de Abel aconteceu aos 33 minutos: Ríos saiu para a entrada de Gabriel Menino. Aos 34, o Verdão enfim conseguiu fazer o segundo gol com Luis Guilherme, mas foi anulado por suposto impedimento de Rony no começo da jogada. E como quem não faz toma… Aos 40 minutos Fabinho e Gabriel Menino bateram cabeça na entrada da área e Alex Sandro aproveitou: 1 a 1.

O gol animou o Tombense. Aos 43 minutos, após boa jogada de Marcelinho, Patrício dominou, fintou Murilo, mas bateu torto, para fora. Por precaução, nos minutos finais, contando os 5 de acréscimo, o Palmeiras tratou de administrar o resultado. E com o placar agregado de 5 a 3 o Verdão se garantiu nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Agora é clássico. Sábado (29/4) o Palmeiras enfrenta o Corinthians pela 3ª rodada do Brasileirão. A partida acontecerá às 18h30, no Allianz Parque.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp