Por Eduardo Luiz
05/03/2023, 18h07

Time de Abel Ferreira não desempenhou um bom futebol e ficou no 0 a 0. Jogo único das quartas de final contra o São Bernardo, que perdeu na rodada, será disputado no Allianz Parque.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Apenas sem Endrick dos pendurados – Giovani foi titular no lugar do camisa 16, o Palmeiras iniciou o jogo vendo o Guarani tomar a iniciativa, embora a primeira finalização tenha sido alviverde. Aos 2 minutos Raphael Veiga tocou para Giovani e ele ajeitou para Gabriel Menino bater de canhota, por cima. Depois disso só deu Guarani.

Aos 9 minutos, em contra-ataque, Jenilson, arrancou, invadiu a área e ao invés de finalizar tocou para Bruninho, mas Zé Rafael acompanhou a jogada e evitou a finalização. Aos 23, Giovani Augusto lançou Bruno José nas costas de Piquerez, o atacante dominou e quando se preparava para concluir foi travado pelo uruguaio, que se recuperou na jogada.

O Verdão só voltou a incomodar a meta adversária aos 32 minutos: Dudu girou pra cima da marcação e soltou a bomba; a bola tinha direção, mas o goleiro fez grande defesa. O Guarani não se intimidou e seguiu melhor. Aos 37 minutos Richard Ríos recebeu pelo lado direito do ataque, fintou Piquerez e bateu torto, para fora. Aos 40, a equipe de Campinas teve outra boa chance: Giovani Augusto cobrou escanteio, Lucão fez a casquinha no primeiro pau e Richard Ríos, livre de marcação no segundo, isolou.

Jogando mal, o time de Abel Ferreira respondeu nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 41, Raphael Veiga cruzou para Gabriel Menino escorar de cabeça, à esquerda do goleiro. Aos 48, Marcos Rocha cruzou praticamente do meio-campo e Dudu concluiu de cabeça, no canto esquerdo baixo de Tony, que foi buscar.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Com Endrick no lugar de Giovani, o Palmeiras voltou do intervalo encontrando as mesmas dificuldades da etapa inicial, ou seja, marcando mal e não criando quase nada. Melhor para o Guarani, que seguiu superior. Aos 2 minutos Giovani Augusto experimentou de fora da área, nas mãos de Weverton. Aos 5, Dudu sofreu falta e Raphael Veiga cobrou para fora.

Imediatamente depois de Zé Rafael levar um cartão amarelo, aos 11 minutos, Abel o tirou do jogo. Jailson entrou em seu lugar. Aos 17, Raphael Veiga soltou a bomba de média distância e Tony segurou. No lance seguinte Dudu cruzou da direita, a bola passou por toda área adversária até encontrar Rony, que bateu sem direção.

Finalmente mais ligado em campo, o Verdão perdeu ótima oportunidade para fazer 1 a 0 aos 20 minutos: Rony levantou na cabeça de Gómez, que deu assistência perfeita para Raphael Veiga sair cara a cara com o goleiro e chutar para fora. Em função do forte calor, o jogo caiu de intensidade a partir dos 25 minutos.

Para tentar dar novo gás ao time, aos 33 minutos Abel Ferreira promoveu as últimas três alterações a que tinha direito: Dudu por Mayke, Menino por Fabinho, e Piquerez por Bruno Tabata. Aos 42, Endrick sofreu falta na intermediária, o juiz deu vantagem e Jailson deixou Rony em ótima condição para finalizar; o camisa 10 balançou a rede, mas pelo lado de fora.

Aos 45 minutos Bruno Tabata lançou Endrick e o atacante tinha ângulo para finalizar, mas preferiu tocar para Rony, livre; o atacante dominou na área e de canhota isolou. Aos 49, Endrick sofreu falta na entrada da área, Jailson pediu para cobrar e errou o alvo por muito.

Com o empate em Campinas o Palmeiras vai a 28 pontos e termina a fase classificatória na liderança do Grupo D e com a melhor campanha geral do Campeonato Paulista. O São Bernardo, que disputava a primeira colocação, perdeu em casa para o Água Santa (1 a 0).

Agora o Verdão terá uma semana para se preparar para o confronto único das quartas de final contra o São Bernardo, que será realizado no sábado ou no domingo, no Allianz Parque. A FPF ainda irá definir a tabela.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp