Por Eduardo Luiz
16/02/2023, 23h33

Time de Abel Ferreira mostrou poder de reação mas acabou vacilando no fim: 2 a 2. Verdão reclamou de pênalti de Fábio Santos.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

O clássico começou debaixo de muita chuta em Itaquera, o que deixou o gramado muito pesado, com várias poças. Logo aos 19 segundos Giuliano aproveitou vacilo de Murilo e soltou a bomba; a bola desviou em Zé Rafael e quase enganou Weverton. A resposta do Palmeiras veio aos 6 minutos: Zé enfiou para Rony cruzar para Endrick, mas Bruno Méndez cortou.

Aos 8 minutos uma sequência de falhas do Verdão proporcionou que o rival abrisse o placar; primeiro Piquerez perdeu a bola no meio-campo, depois, na tentativa de recomposição, Gabriel Menino e Gómez bateram cabeça e a bola sobrou para Renato Augusto ajeitar para Róger Guedes bater na saída de Weverton: 1 a 0.

Atrás no marcador, o Palmeiras tentou não se abalar. Aos 13 minutos Gabriel Menino não chutou e nem cruzou, mas viu a bola passar perto do travessão de Cássio. Aos 17, Raphael Veiga cobrou escanteio e Gómez escorou para fora. Quatro minutos mais tarde o time de Abel Ferreira teve boa chance em falta, mas Gabriel Menino conseguiu carimbar Gómez. Aos 23, Marcos Rocha cruzou para Rony concluir fraco, nas mãos de Cássico.

Aos poucos o gramado do Itaquerão foi melhorando. Aos 26 minutos Zé Rafael experimentou de fora da área e Cássio espalmou. Aos 29, Raphael Veiga recebeu pelo lado esquerdo do ataque e bateu cruzado, mas Cássio estava atento. No minuto seguinte Endrick arriscou de fora da área mas colocou muita pouca força na bola.

Jogando nos contra-ataques e nos erros do Verdão, o Corinthians só voltou levar perigo na reta final do primeiro tempo. Aos 36, Adson ajeitou para Renato Augusto bater de chapa e parar em linda defesa de Weverton. Aos 37, foi a vez de Giuliano testar o goleiro Palmeirense. No lance seguinte Murilo recuou muito mal para Weverton, que precisou fazer malabarismo para evitar o gol contra. E como quem não faz toma… Aos 42 minutos Raphael Veiga recebeu de Menino e cruzou sob medida para Rony se antecipar a Gil e empatar de cabeça: 1 a 1.

Empolgado com o empate, o Verdão teve a chance da virada pouco depois, aos 46: Rony salvou uma bola que parecia perdida e Endrick tocou para Gabriel Menino, que bateu para fora. Dudu, livre na área, ficou reclamando o passe. No último lance do movimentado primeiro tempo Fagner arrancou livre de marcação da intermediária até a entrada da área, de onde fuzilou a meta de Weverton, que fez outra boa defesa.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Verdão voltou para o segundo tempo em busca do segundo gol. Com 1 minuto Gabriel Menino teve o chute bloqueado da entrada da área. Aos 4, Rony cruzou de bicicleta (!!), Dudu ficou com a bola e deu ótimo passe para Raphael Veiga, que furou de maneira incrível. Aos 6 minutos Dudu descolou outro bom passe, desta vez para Piquerez, mas Fagner se antecipou e fez o corte.

De tanto insistir, o Palmeiras foi recompensado aos 7 minutos: Raphael Veiga cobrou escanteio e Rony, como legítimo centroavante, subiu mais que o zagueiro e escorou para baixo, vencendo Cássio: 2 a 1. O Corinthians tentou uma resposta imediata numa jogada manjada: Renato Augusto bateu colocado da entrada da área, a bola desviou e saiu em escanteio.

Aos 11 minutos Gómez escorou uma cabeçada dentro da área e a bola bateu na mão de Fábio Santos, pênalti claro, mas Raphael Claus e o VAR se fizeram de cegos. Aos 14, Endrick foi à linha de fundo e cruzou para Rony se atirar na bola e concluir à esquerda do goleiro.

Com o jogo controlado, aos 21 minutos o técnico Abel Ferreira começou a mexer na equipe. Gabriel Menino e Endrick deram lugar a Jailson e Breno Lopes, respectivamente. A partir das trocas, no entanto, o Corinthians cresceu. Aos 24 minutos Renato Augusto voltou a ter liberdade para experimentar de fora da área; a bola resvalou em Gómez e saiu em escanteio. Aos 25, Dudu cruzou para Rony concluir de primeira e exigir boa defesa de Cássio.

Aos 31 minutos Róger Guedes recebeu livre pela esquerda e soltou a bomba; Weverton fez milagre. Na cobrança de escanteio, porém, saiu o empate. Giuliano recebeu de Fábio Santos e cruzou rasteiro para a área; a defesa Palmeirense ficou olhando e Gil finalizou de primeira, por baixo, sem chance para Weverton: 2 a 2.

Imediatamente depois do empate Abel Ferreira promoveu mais uma mexida: Raphael Veiga deu lugar a Atuesta. Pouco depois, aos 40 minutos, o português promoveu as últimas alterações a que tinha direito: Piquerez por Vanderlan, e Dudu por Giovani. Aos 42, Breno Lopes chutou forte buscando o canto esquerdo baixo de Cássio, que foi buscar.

Nos 5 minutos de acréscimo as duas equipes preferiram se resguardar ao invés de tentarem o gol da vitória. Com o empate em Itaquera o Palmeiras vai a 21 pontos e praticamente garante classificação para a próxima fase do Campeonato Paulista.

Agora o Verdão terá uma breve folga de Carnaval, e só volta a campo no dia 22/2 (quarta-feira) para enfrentar o Red Bull Bragantino, às 21h35, em casa.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp