Por Eduardo Luiz
05/12/2019, 21h12

Cesar Greco/Ag.Palmeiras

Dupla foi responsável por 4 gols (2 cada); Zé Rafael completou o placar. Palmeiras chega a 71 pontos e volta à briga pelo vice-campeonato.

Com Raphael Veiga, Zé Rafael e Dudu formando o trio de ataque, o Palmeiras iniciou o jogo sendo dominado pelo Goiás, dono das primeiras chances de gol. Logo no primeiro minuto Rafael Moura arriscou de fora da área, por cima do travessão. Aos 5 Rafael Vaz cobrou falta e errou o alvo. Aos 11 minutos Leandro Barcia recebeu em impedimento nas costas de Diogo Barbosa, deixou Edu Dracena no chão e foi desarmado por Bruno Henrique; a jogada seguiu, Rafael Moura tirou a bola das mãos de Weverton e Rafinha fez o gol, mas o árbitro assinalou falta no goleiro.

O Verdão só foi conseguir responder aos 21 minutos, e acabou sendo letal: Lucas Lima trabalhou bem como meia armador e deu ótimo passe para Zé Rafael dar um toquinho na saída do goleiro: 1 a 0. A torcida presente ao Brinco de Ouro ainda comemorava quando Diogo Barbosa cometeu falta fora da área em Barcia, mas o árbitro marcou pênalti e o VAR novamente se fingiu de morto. Rafael Moura cobrou e empatou: 1 a 1.

O gol dos visitantes fez a partida melhorar. Aos 33 minutos Dudu iniciou a jogada, passou por Rafael Vaz, tabelou com Zé Rafael e marcou um belo gol: 2 a 1. Novamente em vantagem no placar, o Palmeiras seguiu em cima para ampliar a vantagem. Aos 41 minutos a bola sobrou para Raphael Veiga chutar rente à trave esquerda do goleiro.

Antes do primeiro tempo terminar o Verdão criou mais duas chances claras de gol. Aos 44 minutos Zé Rafael bateu colocado buscando o canto esquerdo baixo de Tadeu, que foi buscar. Aos 45, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Luan, cara a cara com o goleiro, isolar.

O Goliás voltou para a etapa final tentando o novo empate. Aos 2 minutos Rafinha soltou a bomba de longe e viu Weverton defender em dois tempos. Aos 7 o Palmeiras respondeu com Edu Dracena, que escorou rente ao travessão um levantamento de Bruno Henrique.

Aos 11 minutos o auxiliar Andrey Lopes promoveu a primeira alteração: Zé Rafael por Gabriel Veron. Aos 20 minutos Rafael Vaz cobrou falta da intermediária e errou o alvo por muito. No minuto seguinte nova mexida no Verdão: Raphael Veiga deu lugar a Jean.

Três minutos depois de entrar, Jean participou do terceiro gol do Palmeiras: Lucas Lima deu bom passe para o camisa 17, que tocou no contrapé do goleiro; a bola entraria, mas Veron conferiu, marcando pela primeira vez como profissional: 3 a 1.

À vontade com o gol, Veron se soltou de vez: aos 36 minutos ele fez o que quis pra cima de Yago Felipe e deu o gol de presente para Dudu: 4 a 1. Aos 43 Lucas Lima deu lugar a Ramires. Aos 44 Dudu foi lançado em velocidade, passou por Rafael Vaz e devolveu o presente para Veron: 5 a 1. Antes do jogo terminar ainda deu tempo para Weverton impedir o segundo gol do Goiás em cabeçada de Gilberto.

Com a goleada em Campinas o Verdão chega a 71 pontos e iguala a pontuação do Santos, mas permanece na terceira colocação pelo primeiro critério de desempate: número de vitórias (21 x 20).

O Palmeiras encerra o melancólico ano de 2019 às 16h de domingo (08/12) contra o Cruzeiro, no Mineirão.