Por Eduardo Luiz
18/02/2024, 20h08

Time de Abel Ferreira foi superior ao Corinthians, mas vacilou e ficou no empate em 2 a 2.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Ainda sem Raphael Veiga, vetado até do banco após passar por teste no aquecimento, o Palmeiras iniciou o jogo partindo para cima do Corinthians. Aos 2 minutos López recebeu pela esquerda e cruzou para Zé Rafael chegar chutando, para fora. Aos 4, López percebeu Cássio adiantado e tentou do meio-campo, mas errou o alvo por pouco.

Aos 13 minutos Gómez não suportou as dores de uma entrada violenta de Romero, sofrida pouco antes, e acabou substituído por Naves. Aos 17, Endrick deu ótimo passe para López, que se precipitou e chutou à direita de Cássio de fora da área; ele deveria ter carregado um pouco mais a bola.

A primeira finalização do Corinthians surgiu apenas aos 28 minutos, com Yuri Alberto, mas foi sem direção. Aos 32, Endrick recuperou a bola no ataque e tocou para López, que fintou seu marcador e bateu por cima. Dois minutos depois Piquerez cobrou lateral rápido para Zé Rafael, que invadiu a área e chutou em cima do goleiro.

O primeiro tempo caminhava para o fim quando aos 43 minutos o Verdão conseguiu furar a retranca do rival: Naves roubou a bola na área, ela sobrou para Marcos Rocha que tocou para Endrick; o Fenômeno impou a jogada e soltou a bomba, sem chance de defesa para Cássio.

O gol renovou o gás do Verdão, que tentou ampliar ainda antes do intervalo; aos 47 minutos Piquerez tentou de direita e mandou rente à trave. Na jogada seguinte Endrick fez fia na entrada da área mas na hora de finalizar foi atrapalhado por López; mesmo assim a finalização saiu, mas em cima de Cássio.

continua após a publicidade

Segundo tempo

O Verdão voltou para a etapa final na mesma pagada, ou seja, pressionando o Corinthians. Com 1 minuto de bola rolando duas finalizações já tinham acontecido, uma com Marcos Rocha outra com Endrick, ambas sem direção. Aos 3, Marcos Rocha acertou um lindo chute de canhota, no ângulo direito de Cássio, mas o gol foi anulado por impedimento milimétrico.

O Corinthians respondeu aos 8 minutos em dois chutes seguidos de Fausto Vera; os dois foram nas mãos de Weverton. O Palmeiras não se abalou e seguiu melhor. Aos 16 minutos Richard Ríos arriscou com o pé ruim e mandou por cima. Aos 20, Murilo deu belo passe para Endrick, que bateu colocado, para fora.

Aos 22 minutos Piquerez fuzilou a meta de Cássio, que espalmou. Após a cobrança de escanteio executada pelo uruguaio, López subiu mais que o zagueiro e desviou de ombro: 2 a 0. Com dois gols de desvantagem, o Corinthians se lançou ao ataque. Aos 25 minutos Pedro Henrique bateu forte, mas Weverton estava atento.

Aos 30 minutos o técnico Abel Ferreira promoveu as primeiras alterações: López por Rony, e Zé Rafael por Gabriel Menino. O time piorou. Aos 34, Matheus cruzou para Yuri Alberto desviar de cabeça, para fora. Dois minutos mais tarde Endrick sentiu algo na coxa e pediu substituição. Jhon Jhon entrou em seu lugar. Na mesma parada Abel também trocou Ríos por Fabinho.

Com espaços para contra-atacar, o Verdão teve duas chances seguidas: aos 38 minutos Rony avançou e tocou para Gabriel Menino bater fraco, nas mãos de Cássio. Aos 40, o camisa 10 tentou resolver sozinho e mandou por cima. Aos 41, Piquerez vacilou na marcação de Pedro Henrique, que cruzou para Yuri Alberto bater no contrapé de Weverton: 2 a 1.

Aos 44 minutos Weverton lançou Rony, que ganhou na corrida do zagueiro e passaria por Cássio se não fosse parado com um pontapé; falta assinalada e goleiro expulso. Como o rival já tinha promovido 5 alterações, o zagueiro Gustavo Henrique foi para o gol. Na cobrança da falta, Piquerez buscou o ângulo direito e errou por muito pouco.

Perto do fim do jogo, Murilo acertou as costas de Yuri Alberto numa dividida no meio-campo; o atacante não conseguiu seguir no jogo e o rival ficou com 2 jogadores a menos. Após a cobrança, Rony foi burro ao cometer outra falta perto da área. Garro cobrou relativamente fraco, mas Weverton deixou ela entrar. Frangaço. 2 a 2.

Com pouco mais de um minuto para acabar o jogo, o Palmeiras foi em busca do terceiro gol, que só não saiu no último lance porque o zagueiro salvou sobre a linha. Assim o Palmeiras voltou a doar pontos no Campeonato Paulista. O empate em Barueri leva o time de Abel Ferreira a 18 pontos.

Agora o Palmeiras terá a semana de folga; o próximo jogo acontecerá apenas no sábado (24/2), às 18h, diante do Mirassol, novamente na Arena Barueri.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Palmeiras terá escalação diferente para jogo da Libertadores; veja possíveis novidades

2. Palmeiras tem prejuízo em março, mas segue no azul em 2024; veja números

3. Notas de Cuiabá 0 x 2 Palmeiras

4. Jornalista uruguaio crava acerto de Luciano Rodríguez com o Palmeiras

5. Chelsea estuda fazer proposta de meio bilhão por Luis Guilherme e Estêvão