Por Eduardo Luiz
08/12/2019, 17h54

Zé Rafael e Dudu fizeram os gols da vitória fora de casa; jogo acabou antes do tempo regulamentar por falta de segurança.

Cesar Greco/Ag.Palmeiras

Apenas com Antônio Carlos de novidade no time titular (no lugar de Edu Dracena), o Palmeiras iniciou o jogo tentando se aproveitar do nervosismo do Cruzeiro. Logo no primeiro minuto Marcos Rocha cobrou lateral e Léo só não fez gol contra porque Fábio se esticou todo para mandar para escanteio. Na cobrança de Dudu, Antônio Carlos ganhou da defesa pelo alto mas escorou mal, por cima do travessão.

Após as duas chances relâmpagos, o Verdão diminuiu o ritmo, mas também não permitiu à equipe mandante tomar as rédeas da partida. Aos 11 minutos Pedro Rocha experimentou um chute da entrada da área que desviou no ombro de Antônio Carlos e saiu em escanteio, que não resultou em nada. Aos 15 Zé Rafael recebeu pelo lado direito do ataque e chutou rasteiro, cruzado, mas Fábio evitou o gol com a ponta dos dedos.

Aos 21 minutos Marcos Rocha cobrou falta e Luan chegou atrasado. Aos 23 Jadson foi à linha de fundo e cruzou para Pedro Rocha, livre de marcação, isolar. Aos 34 Dudu arriscou de média distância, mas não conseguiu colocar força na bola, facilitando a vida de Fábio. Cinco minutos depois a última chance do morno primeiro tempo: Matheus Fernandes chutou de fora da área, à direita do goleiro.

Na etapa final, mesmo ciente da derrota parcial do Ceará, o Cruzeiro não conseguia levar perigo à meta do Palmeiras, que por sua vez voltou a tentar se aproveitar do nervosismo do adversário. Aos 5 minutos a bola sobrou para Marcos Rocha, que bateu cruzado, mas Cacá afastou.

Aos 8 minutos Dodô cruzou para Sassá cabecear nas mãos de Weverton. Aos 11 outra investida da equipe mineira, desta vez com Pedro Rocha, mas novamente sem qualquer perigo para o camisa 21 Palmeirense. Aos 12 minutos o Verdão trabalhou bem a bola e abriu o plcar: Dudu deu passe de calcanhar para Raphael Veiga cruzar para Zé Rafael chegar chutando: 1 a 0.

Com o Palmeiras a frente no placar, o auxiliar Andrey Lopes mexeu pela primeira vez aos 19 minutos, tirando o autor do gol para mandar a campo o garoto Gabriel Veron. A situação do Cruzeiro ficou ainda mais complicada após a notícia do empate do Ceará com o Botafogo.

Diante do abatimento do adversário, o Verdão controlava o jogo com extrema facilidade. Aos 25 minutos a segunda alteração: Veiga por Willian. Aos 35 Sassá arriscou da entrada da área, fácil para Weverton. Pouco depois Marcos Rocha pediu para sair; Mayke entrou em seu lugar. Aos 38 o Palmeiras fechou a tampa do caixão cruzeirense: Bruno Henrique cruzou e Dudu, de cabeça, mandou no ângulo direito de Fábio: 2 a 0.

Assim que saiu o segundo gol alviverde a torcida do Cruzeiro iniciou um quebra-quebra no Mineirão, fazendo o árbitro encerrar a partida aos 40 minutos por falta de segurança.

A vitória fora de casa levou o Palmeiras a 74 pontos, mas o vice-campeonato ficou com o Santos, de Jorge Sampaoli, que atropelou o Flamengo na Vila Belmiro por 4 a 0.

Agora o Verdão entra em férias. O clube ainda não divulgou detalhes da pré-temporada, mas o primeiro jogo de 2020 já está marcado, será em 15/01 contra o Atlético Nacional-COL, pela Florida Cup, nos Estados Unidos.

Notícias relacionadas: