Por Eduardo Luiz
26/02/2023, 20h29

Palmeiras derrota equipe de Araraquara por 2 a 1, vai a 27 pontos e depende de si para avançar às quartas de final como líder do Grupo D do Paulista.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Conforme o esperado, o jogo começou com o Palmeiras tomando a iniciativa e a Ferroviária postada para explorar os contra-ataques. Logo no primeiro minuto Gabriel Menino deu bom passe para Endrick invadir a área e soltar a bomba; Saulo não segurou mas na sobra a defesa afastou. Aos 3, Tony Anderson foi lançado em velocidade e bateu à esquerda de Weverton.

Aos 8 minutos Gabriel Menino cobrou escanteio, Rony fez a casquinha no primeiro pau e Raphael Veiga chutou de primeira, exigindo outra boa defesa do goleiro. Aos 13, Dudu arriscou de canhota de fora da área, a bola desviou e saiu em escanteio, que não resultou em nada.

Mesmo marcando forte, a Ferroviária não se limitava a defender. Aos 15 minutos Tony Anderson recebeu na entrada da área e teve espaço para girar e chutar para fora. Aos 20, Dudu tocou para Menino arriscar de longe; a bola ganhou efeito e quase entrou no ângulo esquerdo de Saulo.

Depois da investida do camisa 25 o Verdão diminuiu o ritmo e só voltou a incomodar a defesa adversária na reta final do primeiro tempo. Aos 40 minutos, já atuando pelo lado esquerdo, Dudu bateu colocado buscando o canto esquerdo baixo do goleiro, que foi buscar. No lance seguinte Raphael Veiga apareceu como garçom e cruzou sob medida para Gabriel Menino escorar no contrapé de Saulo: 1 a 0.

Antes da etapa final terminar, aos 44 minutos, o Palmeiras teve chance de fazer o 2 a 0; Endrick puxou contra-ataque e esperou a chegada de Rony para fazer o cruzamento, mas a defesa conseguiu cortar.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

A Ferroviária voltou para o segundo tempo com uma alteração que piorou o time, melhor para o Palmeiras, que passou a encurralar o adversário em busca do segundo gol. Aos 5 minutos Raphael Veiga foi à linha de fundo e cruzou para Endrick, que furou. Aos 7, Dudu cobrou rápido uma falta para Rony, que tentou o passe para Veiga; a bola escapou e sobrou para o camisa 16, que isolou.

Aos 9 minutos, após jogada ensaiada de falta, a bola ficou viva na área e sobrou para Gómez chutar muito alto. No lance seguinte Veiga e Menino quase repetiram a jogada do primeiro gol, mas desta vez o volante escorou mal, para fora. Aos 15, enfim o gol saiu: Marcos Rocha tocou para Raphael Veiga soltar a bomba; a bola desviou em Alisson e tirou do alcance do goleiro: 2 a 0.

Antes do reinício do jogo o técnico Abel Ferreira promoveu a primeira alteração: Endrick por Giovani. A primeira finalização da Ferroviária na etapa final aconteceu apenas aos 21 minutos, mas o chute de Xavier não incomodou a meta de Weverton. Aos 27, no entanto, o camisa 21 precisou trabalhar em cobrança de falta executada por Heitor.

Rodando o elenco, Aos 27 minutos Abel promoveu mais duas alterações: Dudu e Rony deram lugar a López e Breno Lopes, respectivamente. Aos 33, Zé Rafael experimentou da entrada da área, mas colocou pouca força na bola, fácil para Saulo. No lance seguinte foi a vez de López chutar fraco, nas mãos do goleiro.

As últimas mexidas do Verdão aconteceram aos 36 minutos: Marcos Rocha deu lugar a Mayke, e Raphael Veiga a Jailson. Aos 39, Giovani recebeu de Mayke, invadiu a área, passou por dois marcadores mas na hora do passe foi travado. Quando o resultado parecida definido, aos 46 minutos a Ferroviária descontou: Rafael Costa cobrou falta e Matheus Lucas subiu sozinho no meio da defesa alviverde para fazer 2 a 1.

Com mais 4 minutos de jogo pela frente, a equipe visitante se animou e teve boa chance para empatar aos 49 com Thomas, também pelo alto, mas ele escorou à esquerda de Weverton. Faltou tempo para a Ferroviária dar mais emoção à partida.

Com a vitória o Verdão vai a 27 pontos e retoma a liderança do Grupo D e a melhor campanha geral do Campeonato Paulista. O São Bernardo tem 1 ponto a menos.

A última rodada da primeira fase acontecerá apenas no domingo (5/03); o Palmeiras enfrentará o Guarani, às 16h, em Campinas. O São Bernardo receberá o Água Santa, no mesmo horário. O líder do grupo terá a vantagem de atuar como mandante no jogo único das quartas de final.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp