Por Eduardo Luiz
22/07/2023, 18h07

Com grande atuação de Weverton, Verdão fez 3 a 1 e voltou a vencer após 5 rodadas. Ríos, Veiga e Breno Lopes anotaram os gols.

Palmeiras vence o Fortaleza em casa e encerra série negativa no Brasileirão
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com o retorno de Rony, o Palmeiras iniciou o jogo tomando um susto: Murilo afastou mal na entrada da área e Pochettino soltou a bomba, mas Weverton estava atento. A resposta do Verdão não demorou e foi fatal: as 7, Raphael Veiga cobrou escanteio, a defesa afastou mal e Richard Ríos chutou rasteiro para fazer 1 a 0.

Aos 13 minutos Marinho cavou e cobrou uma falta na entrada da área; a bola saiu por cima. No lance seguinte o Palmeiras finalizou duas vezes, a primeira com Ríos, de canhota, nas mãos do goleiro, a segunda numa tentativa da zaga cortar um cruzamento de Piquerez; a bola bateu no travessão e o goleiro pegou.

Em busca do segundo gol, o Verdão teve outra boa chance aos 17 minutos: Ríos levantou para Rony escorar por cima do travessão. Aos 25, Raphael Veiga cobrou falta da entrada da área, à direita do goleiro. A partir de então algo que virou rotina nos jogos do Palmeiras voltou a acontecer: o time recuou e viu o adversário crescer.

Aos 31 minutos Yago Pikachu chutou, Weverton defendeu, e no rebote também espalmou a conclusão de Lucero. Aos 33, Lucero meteu a mão na bola na frente do árbitro e fez o gol de empate; só depois da bola entrar a irregularidade foi assinalada. Aos 39 minutos Zé Rafael cobrou falta curta para Piquerez cruzar na cabeça de Gómez, que concluiu por cima.

A finalização do capitão não serviu para o Verdão acordar. Aos 43 minutos a bola bateu no cotovelo de Marcos Rocha um pouco fora da área, mas como seu pé estava sobre a linha o VAR mudou a decisão de campo de falta para pênalti. E como pênalti contra o Palmeiras é gol, Lucero empatou: 1 a 1.

O desastre só não foi completo ainda no primeiro tempo porque aos 49 minutos Pikachu tentou um passe para Lucero cara a cara com Weverton; o goleiro conseguiu um leve desvio e na sequência Murilo afastou.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa final com duas trocas: Marcos Rocha por Mayke, e Jhon Jhon por Gabriel Menino. Os primeiros minutos foram razoáveis; aos 8, Piquerez cruzou para Raphael Veiga, que não alcançou por pouco. Aos 11, novamente o uruguaio surgiu bem pela esquerda, desta vez cruzando para Rony, que escorou por cima. Mas logo o marasmo voltou.

Diante da apatia do time, aos 17 minutos o técnico Abel Ferreira promoveu mais duas alterações: saíram Artur e Ríos para as entradas de Breno Lopes e Luis Guilherme, respectivamente. Pouca coisa mudou, pelo contrário, o time ficou mais bagunçado e voltou a oferecer espaços ao Fortaleza.

Aos 21 minutos, após sequência de vacilos do sistema defensivo, Pikachu tocou para Marinho finalizar cara a cara com Weverton, que fez milagre. Aos 25, novamente o goleiro evitou a virada do adversário saindo nos pés de Lucero após rápido contra-ataque. Aos 30 o gol saiu, mas para o Palmeiras. Luis Guilherme iniciou a jogada, tocou para Mayke que acionou Raphael Veiga; o meia limpou a marcação e fuzilou: 2 a 1. Ele não marcava há 15 jogos.

À frente no placar, o Verdão se revigorou mentalmente e taticamente. Aos 37 minutos Breno Lopes ficaria cara a cara com o goleiro em contra-ataque se não fosse derrubado por Brítez; era lance para cartão vermelho, mas o árbitro deu apenas amarelo. Na cobrança de falta Piquerez cobrou por cima. Aos 42, em outro contra-ataque, João Ricardo evitou o gol de Breno Lopes, que tinha várias opções de passe.

Em busca do novo empate, o Fortaleza teve boa chance ainda dentro do minuto 42: Guilherme recebeu nas costas de Mayke e chutou rasteiro, parando em outra grande defesa de Weverton. No minuto seguinte Abel trocou Veiga por Jailson. Aos 45, Breno Lopes teve outro contra-ataque para definir a partida, e carimbou a trave após desvio do goleiro.

Aos 46 minutos Mayke fez boa jogada e levantou na cabeça de Jailson, que escorou por cima. Aos 50, enfim o terceiro gol saiu: Weverton deu bicão e Rony ajeitou para Luis Guilherme cruzar rasteiro para Breno Lopes, que desta vez conferiu: 3 a 1. Depois do gol foi só esperar o apito final.

Com a vitória no Allianz Parque o Palmeiras encerra a sequência de 5 rodadas sem resultado positivo, vai a 28 pontos e retoma de maneira provisória um lugar no G4.

O Verdão volta a campo apenas no domingo (30/7) para enfrentar o América-MG. A partida acontecerá em Belo Horizonte, às 16h.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Palmeiras terá escalação diferente para jogo da Libertadores; veja possíveis novidades

2. Palmeiras tem prejuízo em março, mas segue no azul em 2024; veja números

3. Notas de Cuiabá 0 x 2 Palmeiras

4. Jornalista uruguaio crava acerto de Luciano Rodríguez com o Palmeiras

5. Chelsea estuda fazer proposta de meio bilhão por Luis Guilherme e Estêvão