Por Eduardo Luiz
11/06/2023, 17h59

Verdão aproveitou falhas do rival e saiu vitorioso por 2 a 0, gols de Gabriel Menino e Endrick; time de Abel Ferreira vai a 22 pontos, 2 a menos que o líder do Brasileirão.

Palmeiras vence o São Paulo no Morumbi e segue na cola do Botafogo
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

O jogo começou movimentado no Morumbi. Logo no primeiro minuto o árbitro inventou falta de Zé Rafael perto da área, Michel Araújo cobrou, Zé disputou com Calleri e a bola sobrou para Luciano bater cruzado; Mayke cortou de cabeça e na sobra a bola bateu em seu braço; Raphael Claus assinalou pênalti, mas o VAR o chamou para revisão e a infração foi corretamente anulada.

A resposta do Palmeiras não demorou: aos 6 minutos Zé Rafael enfiou para Dudu e o camisa 7 tocou atrás para Raphael Veiga chegar batendo, mas ele pegou fraco na bola, fácil para o goleiro. Aos 9, Arboleda deu a bola nos pés de Gabriel Menino, que fintou Gabriel Neves e bateu no ângulo esquerdo de Rafael. Golaço: 1 a 0.

Em vantagem no placar, o Verdão tentou aproveitar o momento. Aos 15 minutos, após passe de Zé Rafael, Artur puxou para dentro e bateu colocado, nas mãos do goleiro. Depois disso o time do técnico Abel Ferreira não conseguiu mais criar lances de perigo, seja articulando jogadas ou explorando contra-ataques. Diante desse panorama, o São Paulo cresceu, mas sem ameaçar muito a meta de Weverton.

Aos 33 minutos Calleri ajeitou para Michel Araújo chutar fraco, nas mãos do goleiro Palmeirensee. Aos 44, Arboleda brigou por baixo e por cima após cobrança de falta, mas teve a finalização bloqueada. Dois minutos depois Luciano arriscou da entrada da área e Weverton defendeu em dois tempos. No último lance da etapa inicial Caio Paulista passou por Mayke e cruzou para Luciano, que escorou para fora.

continua após a publicidade

Eleição 2024: escolha o melhor e o pior do Palmeiras na temporada

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para o segundo tempo tentando ficar mais com a bola. Aos 2 minutos Zé Rafael soltou a bomba da entrada da área e parou em ótima defesa de Rafael. A postura um pouco mais ofensiva, no entanto, durou pouco. Aos 4, Luciano devolveu na mesma moeda, fazendo Weverton trabalhar em chute de média distância. Aos 7, após cobrança de escanteio, Beraldo escorou por cima.

Aos 8 minutos Raphael Veiga experimentou de longe, a bola desviou e saiu em escanteio, que não resultou em nada. Aos 10, Calleri copiou o Palmeirense e errou o alvo. Aos 12, Naves não conseguiu se recuperar de cãibras e foi substituído por Jailson. No primeiro lance com o volante improvisado na defesa, o São Paulo entrou tabelando na área e Weverton fez ótima defesa em chute de Calleri. Após a cobrança de escanteio, Arboleda empurrou Zé Rafael e cabeceou na trave.

A pressão do rival era grande. Aos 16 minutos Michel Araújo arriscou da entrada da área, por cima. Aos 22, Abel Ferreira fez três trocas de uma vez: Dudu por Breno Lopes, Rony por Endrick, e Gabriel Menino por Richard Ríos. Aos 25, Raphael Veiga foi atropelado a um passo da grande área mas Raphael Claus se fez de cego.

Jogando contra 14, o Verdão deu a resposta em campo. Aos 32 minutos Luan deu um bicão, Arboleda afastou mal, Breno Lopes ganhou a dividida já servindo Endrick, que fuzilou a meta de Rafael: 2 a 0. O São Paulo tentou não se abalar. Aos 37, Pablo Maia chutou forte e Weverton espalmou. Aos 40, Caio Paulista experimentou de longe, mas colocou pouca força na bola.

Para reforçar a marcação nos minutos finais, aos 43 Abel trocou Raphael Veiga por Fabinho. Logo na sequência David enforcou Artur após dividida no meio-campo e Claus resolveu amarelar os dois ao invés de expulsar o sãopaulino. Aos 46 minutos Endrick tocou para Artur, que bateu rente à trave esquerda do goleiro. Aos 48, Pablo Maia cometeu falta dura em Breno Lopes e como já tinha cartão, foi para o chuveiro mais cedo. Pouco depois o clássico acabou.

Com a gigantesca vitória no Morumbi o Palmeiras vai a 22 pontos e segue na cola do Botafogo, líder do Brasileirão com 24 pontos.

Por causa da data Fifa o Verdão ficará sem jogar até o dia 21, quando enfrentará o Bahia, às 21h30, em Salvador.

Notícias relacionadas:

Eleição 2024: escolha o melhor e o pior do Palmeiras na temporada

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Jornalista crava acerto do Palmeiras com Facundo Torres, atacante uruguaio

2. Notas de Palmeiras 0 x 1 Fluminense

3. Palmeiras termina o ano pagando mais um mico em casa

4. Base, jovens e sem medalhão: Abel avisa que Palmeiras não mudará perfil do elenco para 2025

5. Saiu a tabela do Mundial; veja quando e onde o Palmeiras vai jogar