Por Eduardo Luiz
07/04/2024, 20h13

Raphael Veiga e Aníbal Moreno fizeram os gols que renderam o 28º título estadual ao Verdão.

Palmeiras vence o Santos em casa e conquista o tricampeonato paulista
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Gómez e Lázaro de titulares nas vagas de Luan Marcos Rocha, o Palmeiras iniciou o jogo com a intenção de pressionar o Santos, mas na prática não foi isso que aconteceu, tanto que a primeira grande chance foi do rival: aos 5 minutos Diego Pituca bateu colocado e exigiu linda defesa de Weverton.

A resposta do Verdão não demorou. No primeiro ataque que conseguiu criar, Piquerez cruzou para Raphael Veiga, que ajeitou para Mayke bater de primeira; ele só não correu para o abraço porque Gil salvou sobre a linha. A chance perdida não mudou o panorama da partida. Aos 13 minutos o sistema defensivo alviverde bateu cabeça e Morelos chutou rasteiro, para fora.

Aos 27 minutos, após bicão de Weverton, Endrick foi disputar a bola e acabou tocado pelo goleiro dentro da área; em campo Raphael Claus mandou seguir, mas o VAR percebeu a infração e indicou a revisão. Diante das imagens o árbitro assinalou a penalidade, convertida por Raphael Veiga apenas aos 32 minutos: 1 a 0.

O Palmeiras tentou aproveitar o momento. Aos 35 minutos Endrick rolou para Mayke, que cruzou para Lázaro desviar de letra, para fora. Depois desse lance o Santos voltou a cozinhar o jogo. O Verdão só voltou a ameaçar a meta de João Paulo nos acréscimos. Aos 49, Endrick fez o corta luz e Aníbal Moreno fuzilar, com desvio. Após a cobrança de escanteio, Piquerez chutou forte e parou no goleiro. Na sequência Veiga cobrou o tiro de canto e Murilo escorou para fora

continua após a publicidade

Segundo tempo

Com Richard Ríos na vaga de Zé Rafael, o Palmeiras voltou nervoso pro segundo tempo. Com 1 minuto de bola rolando o time cometeu duas faltas bobas perto da área, na segunda delas Otero exigiu boa defesa de Weverton. Aos 3 minutos a resposta alviverde: Endrik tocou para Aníbal Moreno chutar por cima.

Aos 5 minutos López cruzou rasteiro para Lázaro, que teve o chute bloqueado. No contra-ataque Guilherme recebeu nas costas de Mayke e só não empatou porque Weverton fez milagre. Aí foi a vez do Verdão contra-atacar: após rápida troca de passes Piquerez soltou a bomba e viu a bola passar perto da trave direita.

A partida ficou aberta. Aos 12 minutos o Santos teve chance clara para o empate, mas Mayke salvou sobre a linha. Aos 16, Endrick balançou a rede, mas pelo lado de fora. Dois minutos depois o técnico Abel Ferreira promoveu a segunda alteração: Lázaro por Luis Guilherme. Aos 20, Endrick voltou a tentar a sorte da entrada da área e errou o alvo por pouco.

Aos 21 minutos Endrick recuperou a bola na intermediária e iniciou ataque resultou em gol: Piquerez levantou, López ajeitou e Aníbal Moreno chegou finalizando: 2 a 0. Pouco depois do gol Abel trocou Endrick por Marcos Rocha, e Gómez por Luan.

Com o esquema mais cauteloso, o Palmeiras chamou o Santos para o campo de defesa e cedeu muitas bolas paradas ao adversário, ora com faltas, ora com escanteios. Por sorte, a defesa conseguiu neutralizar todas. Aos 37 minutos Abel mexeu pela última vez: Rony substituiu López.

Armado para dar o bote nos contra-ataques, o Verdão teve a chance para liquidar a fatura aos 42 minutos, mas Mayke chutou em cima do goleiro após passe de Luis Guilherme. Aos 47, em outra falta perto da área, Gil ganhou de Aníbal pelo alto e escorou à esquerda de Weverton. Na sequência Rony chutou por cima do travessão.

Nos últimos 2 minutos de acréscimo o Palmeiras tratou de furar a bola e garantiu o tricampeonato paulista, o que não acontecia há 90 anos. CAMPEÃO!!!

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O Verdão volta a campo na quinta-feira (11/4), às 21h, para enfrentar o Liverpool pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de São Paulo 0 x 0 Palmeiras

2. John Textor disse que tentou “roubar” Abel Ferreira do Palmeiras

3. Palmeiras fará reunião por Luciano Rodríguez, informa jornalista uruguaio

4. Destaque do Del Valle se rende ao Palmeiras: “Rival mais difícil da Libertadores”

5. Perto de mais R$ R$ 13,7 milhões, veja quanto a venda de Endrick já rendeu em metas