Por Eduardo Luiz
28/10/2023, 21h01

Gol da vitória por 1 a 0 foi anotado por Raphael Veiga; Verdão vai a 53 pontos e toma a posição do Red Bull Bragantino, que teve o jogo adiado.

Palmeiras vence o Bahia em casa e assume a vice-liderança do Brasileirão
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Apenas com Fabinho de novidade na escalação em relação ao time que goleou o São Paulo – substituiu Zé Rafael, suspenso, o Palmeiras iniciou o jogo enfrentando certa dificuldade para passar pela retranca armada pelo Bahia. Aos 9 minutos, em cobrança de falta ensaiada, Piquerez rolou para Raphael Veiga enfiar para Breno Lopes, que chutou em parou no goleiro. Aos 11, Veiga deu outro bom passe para Breno, que preferiu finalizar sem ângulo ao invés de tocar para Endrick.

Aos 14 minutos Endrick foi à linha de fundo e cruzou para Raphael Veiga chegar finalizando de carrinho, para fora. A primeira investida dos visitantes surgiu aos 24 minutos: Ademir passou por dois marcadores e arrematou sem perigo para Weverton. Depois disso a partida esfriou. Aos 33, Richard Ríos experimentou de média distância e fez o goleiro trabalhar em dois tempos.

Em busca do gol, aos 36 minutos o Verdão tentou de bola parada: Veiga cobrou escanteio, Gómez fez a casquinha no primeiro pau e Luan não conseguiu finalizar no segundo. No lance seguinte, porém, a sorte sorriu para o time de Abel Ferreira: Endrick sofreu falta na entrada da área mas o árbitro acertou ao dar vantagem, já que a bola ficou com Raphael Veiga; o meia chutou no contrapé de Marcos Felipe para fazer 1 a 0.

Atrás no placar, o Bahia enfim abandonou a postura excessivamente cautelosa. Aos 42 minutos Luciano Juba cobrou falta e Vinicius Mingotti escorou nas mãos de Weverton. Aos 45, Veiga cobrou tiro de canto e Luan foi no terceiro andar, mas escorou onde o goleiro estava.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Verdão voltou para a etapa final em busca do segundo gol. Logo no primeiro minuto Endrick arrancou do campo de defesa até a entrada da área, de onde chutou torto, para fora. Aos 5 minutos a resposta do Bahia: Diogo chutou de longe, sem direção. O jogo era mais aberto. Aos 7 minutos Ríos cruzou, a bola cruzou toda área e ficou com Piquerez, que chutou por cima.

Aos 14 minutos Murilo pegou sobra de fora da área e chutou forte; Marcos Felipe espalmou. Após a cobrança do segundo escanteio executado por Raphael Veiga, Gómez foi no terceiro andar e escorou para fora. Aos 17, Abel promoveu duas alterações: Endrick por Luis Guilherme, e Veiga por Artur. Aos 20 minutos Richard Ríos cobrou falta da intermediária, à esquerda do goleiro.

Sentindo algo, Fabinho precisou deixar a partida aos 25 minutos. Jailson entrou em seu lugar. Aos 28, Murilo fez bela antecipação e deu lindo passe de três dedos para Breno Lopes, que ficou cara a cara com o goleiro e perdeu – Marcos Felipe fez a defesa. Aos 33, Breno recebeu outro bom passe, desta vez de Artur, mas o zagueiro se antecipou e fez o corte.

Para renovar o gás do time, aos 35 minutos Abel Ferreira fez mais duas mudanças: Breno Lopes e Mayke deram lugar a Rony e Marcos Rocha, respectivamente. Aos 37, Luis Guilherme fez sua jogada característica ao puxar para dentro e bater; Marcos Felipe fez ótima defesa. No minuto seguinte o goleiro voltou a impedir o segundo gol alviverde, desta vez de Artur após cruzamento de Rony.

Aos 42 minutos Artur cobrou escanteio e Luan desviou nas mãos do goleiro. Aos 44, Acevedo cometeu falta dura em Artur e como já tinha um amarelo, recebeu o segundo e foi para o chuveiro mais cedo. Na cobrança da falta, Piquerez mandou por cima.

Nos acréscimos o Palmeiras manteve a posse de bola e perdeu mais duas boas chances para ampliar o marcador, a primeira com Marcos Rocha, aos 47, após Luis Guilherme ser desarmado antes da finalização – o chute do lateral foi muito alto, a segunda aos 48; Marcos Rocha cruzou e Rony escorou para fora – Artur, livre atrás do camisa 10, já se ajeitava para concluir em melhor ângulo. Mas não fez falta.

Com a vitória em casa o Verdão vai a 53 pontos e retoma a vice-liderança do Brasileirão (o jogo do Red Bull Bragantino contra o Flamengo foi adiado).

O Palmeiras volta a campo às 21h30 de quarta-feira (1/11) para enfrentar o Botafogo, no Nilton Santos.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Palmeiras terá escalação diferente para jogo da Libertadores; veja possíveis novidades

2. Palmeiras tem prejuízo em março, mas segue no azul em 2024; veja números

3. Notas de Cuiabá 0 x 2 Palmeiras

4. Jornalista uruguaio crava acerto de Luciano Rodríguez com o Palmeiras

5. Chelsea estuda fazer proposta de meio bilhão por Luis Guilherme e Estêvão