Por Eduardo Luiz
02/11/2023, 00h12

Time de Abel Ferreira foi irreconhecível no primeiro tempo, mas mostrou poder de reação no segundo e venceu por 4 a 3. Verdão vai a 56 pontos e fica a 3 do adversário.

Palmeiras sai perdendo por 3 a 0 mas busca virada incrível e cola no Botafogo
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com o retorno de Zé Rafael, o Palmeiras iniciou o jogo vendo o Botafogo tomar a iniciativa. Aos 7 minutos Mayke errou um passe na intermediária e proporcionou ataque que terminou com chute de Tchê Tchê carimbando o travessão. No lance seguinte foi a vez de Luan vacilar; Junior Santos chutou rasteiro e Weverton defendeu. Era o prenúncio do desastre que estava por vir.

Aos 11 minutos Marçal cobrou falta e Tiquinho desviou de cabeça, por cima. Aos 15, Tchê Tchê chutou rasteiro, nas mãos de Weverton. Aos 16, Marlo Freitas experimentou de média distância, por cima. Aos 20 minutos, após bicão da defesa, Vitor Sá ganhou de Make e rolou para trás; Eduardo chutou, a bola desviou em Murilo e entrou: 1 a 0.

O gol do Botafogo nocauteou o Palmeiras, que não via a cor da bola. Aos 24 minutos Marçal bateu cruzado, rente à trave esquerda de Weverton. Aos 29, Tchê Tchê ficou livre em cobrança ensaiada de escanteio e soltou a bomba; Weverton aceitou: 2 a 0. Aos 32, Junior Santos arrancou pela direita e só não fez o terceiro porque Weverton (desta vez) salvou.

Atordoado, o Verdão teve boa chance para descontar aos 34 minutos: Raphael Veiga cobrou falta e Lucas Perri foi buscar. No contra-ataque o Botafogo voltou a encontrar o Palmeiras todo desarrumado e aproveitou para enfiar a faca: Tiquinho Soares chutou cruzado, Weverton espalmou para dentro da área e Junior Santos conferiu: 3 a 0.

Humilhado em campo, o Palmeiras escapou de levar mais gols ainda no primeiro tempo porque Vitor Sá estava com má pontaria – o atacante teve duas boas chances para deixar o seu. As 43 minutos Endrick arrancou e bateu forte, mas sem direção.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Sem alterações, o Palmeiras voltou para a etapa final parecendo outro time. Com 1 minuto Piquerez chutou forte e carimbou o zagueiro. Aos 4, Endrick fez bela jogada individual e fuzilou a meta de Lucas Perri. Golaço: 3 a 1. Aos 8 minutos Raphael Veiga cobrou falta, o goleiro afastou, e na sobra Piquerez também parou em Perri.

Aos 13 minutos Breno Lopes fez o segundo após passe de Mayke, mas o gol foi corretamente anulado por impedimento. Aos 19, Raphael Veiga cobrou escanteio e Gómez escorou por cima. Aos 22, Gómez cruzou para Breno Lopes concluir de cabeça, nas mãos do goleiro. Logo na sequência Abel foi para o tudo ou nada ao trocar Richard Ríos por Rony.

Em busca do segundo gol, o Verdão teve outra boa chance aos 25 minutos: Veiga cobrou outro tiro de canto, Murilo foi no terceiro andar, desviou e a bola bateu em Luan antes de sair. O Botafogo só foi ameaçar a meta de Weverton aos 26 minutos: Eduardo tocou para Junior Santos bater cruzado, para fora.

Aos 29 minutos Breno Lopes desarmou Adryelson e ficaria cara a cara com o goleiro, mas o zagueiro acertou uma voadora nele. Corretamente o VAR chamou o árbitro para revisão, e o zagueiro foi expulso. Após muita confusão, o Palmeiras cobrou a falta, Rony perdeu a bola e o Botafogo armou contra-ataque que terminou com o próprio camisa 10 dando carrinho dentro da área; ele acertou a bola e na sequência Tiquinho tropeçou nele. O árbitro marcou pênalti e o VAR não chamou para revisão. Aos 36, Tiquinho foi para a cobrança e Weverton defendeu.

Empolgado pela defesa do camisa 21, e com um homem a mais, o Verdão partiu em busca do impossível. Aos 39 minutos Endrick dominou na entrada da área, fintou um marcador e bateu no canto esquerdo baixo do goleiro: 3 a 2. Antes do recomeço da partida Abel trocou Luan por López, indo para o tudo ou nada. Deu tudo. Aos 43 minutos Endrick levantou na área, Gómez ajeitou e López conferiu: 3 a 3.

Com 9 minutos de acréscimo o Palmeiras queria a vitória, mas o Botafogo fazia cera. A tática da equipe carioca funcionou até os 54 minutos, quando Raphael Veiga cobrou falta nos pés de Murilo, que finalizou como um centroavante: 4 a 3. VIRADA HISTÓRICA! Não deu tempo para o Botafogo tentar reagir.

Com a vitória impressionante o Verdão vai a 56 pontos, mantém a vice-liderança isolada do Brasileirão e fica a 3 pontos do próprio Botafogo, que tem 1 jogo a menos.

Sábado (4/11) o Palmeiras enfrenta o Athletico-PR podendo igualar a pontuação do líder. O jogo será disputado na Arena Barueri, às 21h30.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Palmeiras terá escalação diferente para jogo da Libertadores; veja possíveis novidades

2. Palmeiras tem prejuízo em março, mas segue no azul em 2024; veja números

3. Notas de Cuiabá 0 x 2 Palmeiras

4. Jornalista uruguaio crava acerto de Luciano Rodríguez com o Palmeiras

5. Chelsea estuda fazer proposta de meio bilhão por Luis Guilherme e Estêvão