Por Eduardo Luiz
23/04/2023, 17h59

Modificado, Verdão mostrou poder de reação e somou 1 ponto fora de casa pelo Brasileirão; Rafael Navarro e Artur foram os autores dos gols.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Mesmo bastante modificado em relação aos último jogos, o Palmeiras iniciou a partida tomando a iniciativa. Aos 3 minutos Artur não cruzou nem chutou, mas levou perigo ao goleiro, que defendeu. Aos 12, Dudu tocou para Zé Rafael soltar a bomba e também parar em Léo Jardim. Aos 20, Piquerez foi à linha de fundo e cruzou; Richar Ríos não chegou por pouco.

Melhor Palmeirense em campo, Ríos criou outra boa chance aos 23 minutos; ele roubou a bola na intermediária, carregou até a entrada da área, de onde chutou rasteiro, nas mãos do goleiro. O gol parecia maduro, até que aos 28 minutos saiu, mas para o Vasco. Jair lançou Alex Teixeira, o meia encarou a marcação de Garcia e chutou; Murilo se abaixou, já que a bola parecia que sairia, mas nas suas costas Pedro Raul acreditou e cabeceou livre para fazer 1 a 0.

O gol inflamou o Vasco na mesma proporção que desestabilizou o Palmeiras. Aos 31 minutos, Menino ainda cobrou uma falta que fez Léo Jardim trabalhar, mas cada ataque do Vasco era um Deus nos acuda. Aos 39, Lucas Piton passou como quis por Artur, foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de Pedro Raul, que parou em Weverton; o rebote do goleiro, no entanto, foi nos pés de Gabriel Pec, que aproveitou: 2 a 0.

Perdendo por dois, perdendo por mil… Nos minutos finais do primeiro tempo o Verdão se lançou ao ataque para tentar diminuir, e conseguiu. Primeiro, aos 45 minutos, Artur fez o goleiro trabalhar em cobrança de falta. Depois, aos 46, Menino cruzou sob medida para Rafael Navarro, que escorou para o chão; a bola quicou e entrou no canto direito de Léo Jardim: 2 a 1.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa final sem alterações, mas marcando melhor o Vasco. No primeiro minuto Dudu recebeu na entrada da área, puxou para dentro e bateu muito mal, sem direção. Aos 13, Gabriel Menino cobrou falta com certo perigo, por cima do travessão. Logo depois de bater a falta, Menino deu lugar a López.

Aos 17 minutos Dudu cruzou buscando o argentino, mas Artur se antecipou e marcou um belo gol de cabeça: 2 a 2. A virada não veio no lance seguinte por muito pouco: Artur cruzou para Navarro, que mergulhou um pouco atrasado. A resposta do Vasco veio aos 20 minutos: Gabriel Pec fez boa jogada individual e cruzou para Puma bater por cima do travessão.

O Verdão não se intimidou com a chance adversária e seguiu melhor. Aos 21 minutos Rafael Navarro ajeitou para Artur soltar a bomba e parar em boa defesa de Léo Jardim. Aos 23, após bate-rebate, Piquerez dominou e cruzou rasteiro; a bola cruzou toda área e saiu em lateral. Dois minutos depois mais duas mexidas no Palmeiras: Ríos por Fabinho, e Navarro por Endrick.

Aos 27 minutos Garcia cruzou para López escorar de cabeça, fácil para o goleiro. Aos 28, Dudu arrancou sem marcação e da entrada da área bateu rasteiro; Léo Jardim foi buscar e quase deu rebote nos pés de López. Aos 34 minutos João Martins, que substituiu Abel Ferreira, suspenso, fez as últimas alterações a que tinha direito: Luis Guilherme e Jhon Jhon entraram nas vagas de Dudu e Artur, respectivamente.

As trocas acabaram por tirar a intensidade do Palmeiras, que nos minutos finais, contando os 8 de acréscimo, até que rondou a área vascaína, mas sem conseguir criar chances claras de gol. Com o empate no Maracanã o Verdão vai a 4 pontos e se mantém na parte de cima da tabela.

Agora o Palmeiras muda o foco novamente pra Copa do Brasil, já que na quarta-feira (26/4) enfrenta o Tombense pelo jogo da volta da 3ª fase. A partida acontecerá em Uberlândia, às 20h.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp