Por Eduardo Luiz
05/07/2023, 21h36

Após ser melhor na etapa inicial, Verdão caiu de rendimento na final e acabou superado por 1 a 0 pelo São Paulo. Partida de volta acontecerá na quinta-feira.

Palmeiras faz segundo tempo desastroso e largar atrás nas quartas de final da Copa do Brasil
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com três zagueiros e apenas com Dudu e Endrick no ataque, o Palmeiras iniciou o jogo com mais posse de bola e tomando a iniciativa. Aos 3 minutos Richard Ríos arriscou de fora da área, com desvio, à esquerda do goleiro. Aos 11, Weverton lançou Endrick, que ajeitou para Gabriel Menino bater para fora. Aos 12, Dudu puxou contra-ataque e deu belo passe para Raphael Veiga tentar um cruzamento por baixo para Endrick, mas Arboleda interceptou.

Melhor em campo, o Verdão finalizou outra vez aos 15 minutos: Raphael Veiga lançou Mayke e o lateral cruzou para Dudu bater por cima. A primeira investida do São Paulo surgiu apenas aos 25 minutos com Luciano, que não cruzou nem chutou, facilitando a vida de Weverton. Aos 31, Arboleda teve liberdade para sair jogando e lançou Calleri nas costas de Gómez; o atacante dominou no peito, invadiu a área, tirou de Weverton mas bateu para fora.

Prejudicado pela arbitragem nos últimos jogos, o Palmeiras teve novo motivo para reclamar aos 35 minutos após levantamento para a área de Gabriel Menino; Alan Franco se antecipou a Raphael Veiga e pareceu ter cortado a bola com o braço. O VAR analisou rapidamente a jogada e mandou o árbitro seguir.

Na reta final do primeiro tempo o clássico ficou mais equilibrado. Aos 40 minutos Richard Ríos soltou a bomba e Rafael resvalou para escanteio, mas a arbitragem sonegou. No lance seguinte Wellington Rato aproveitou bobeadas seguidas do sistema defensivo alviverde, dominou na entrada da área e fuzilou, parando em boa defesa de Weverton.

continua após a publicidade

PTD no Bluesky: siga a página
PTD no WhatsApp: entre no grupo

Segundo tempo

Com duas alterações, o São Paulo voltou melhor para a etapa final, tirando do Palmeiras a iniciativa das jogadas. Aos 3 minutos Caio Paulista passou por Ricard Ríos e chutou para fora. Aos 7, Pablo Maia também experimentou da entrada da área e errou o alvo por muito. Mesmo destino teve o chute de Rodriguinho, aos 12.

O Verdão só foi responder aos 15 minutos: Gómez cruzou para Raphael Veiga, mas Alan Franco se antecipou e fez o corte providencial. Aos 16, em contra-ataque, Wellington Rato recebeu pelo lado direito do ataque, puxou para dentro e bateu colocado, à direita de Weverton.

Jogando nos contra-ataques, o Palmeiras criou uma boa chance aos 24 minutos: Veiga enfiou para Endrick, que cruzou para Dudu ajeitar para Richard Ríos, que bateu no meio do gol, nas mãos de Rafael. Aos 26, Rodrigo Nestor arriscou um chute cruzado, para fora.

Para tentar fazer o Verdão voltar pro jogo, aos 29 minutos o auxiliar João Martins promoveu alteração tripla: saíram Dudu, Gabriel Menino e Endrick para as entradas de Breno Lopes, Jhon Jhon e López, respectivamente. O time piorou. Aos 33, Deivid passou como quis por Ríos e tocou para Juan, que foi à linha de fundo, ganhou a dividida e tocou para Wellington Rato chutar já com Weverton vendido, mas Luan salvou sobre a linha.

Aos 36 minutos Wellington Rato ajeitou para Rafinha, que chutou; ao tentar cortar de cabeça, Luan mandou no ângulo: 0 a 1. Aos 40, a comissão técnica Palmeirense mandou Luis Guilherme a campo no lugar de Raphael Veiga, mas era tarde.

Com a derrota fora de casa o time de Abel Ferreira precisará vencer por dois gols de diferença no Allianz Parque para se classificar à semifinal da Copa do Brasil. A partida de volta acontecerá na próxima quinta-feira (13/7), às 20h.

Sábado (08/7) o Palmeiras recebe o Flamengo pelo Brasileirão. O jogo será disputado às 21h, em casa.

Notícias relacionadas:

PTD no Bluesky: siga a página
PTD no WhatsApp: entre no grupo

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Qual era a pontuação do Palmeiras após 25 rodadas nos últimos Brasileiros?

2. Abel elogia atuação do Palmeiras contra o Athletico-PR e destaca três jogadores

3. Notas de Athletico-PR 0 x 2 Palmeiras

4. Especialista em pinturas: veja os 10 gols de Estêvão pelo Palmeiras

5. Benfica demite técnico e analisa o nome de Abel Ferreira