Por Eduardo Luiz
21/08/2022, 17h59

Verdão não fez um bom primeiro tempo mas reagiu no segundo; Raphael Veiga fez o gol do empate em 1 a 1. Time de Abel Ferreira segue “tranquilo” na liderança.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com os retornos de Marcos Rocha e Scarpa, o Palmeiras iniciou o jogo tomando a iniciativa. A primeira finalização surgiu logo no primeiro minuto com Raphael Veiga, mas o chute do camisa 23 saiu fraco, fácil para o goleiro. A chance relâmpago criada, no entanto, não se transformou numa esperada pressão alviverde em função da postura do adversário, que soube cadenciar, e de duas paralisações causadas por Weverton, que pediu atendimento médico.

Já com a partida equilibrada, o Flamengo chegou pela primeira vez aos 14 minutos em arremate sem perigo de João Gomes. Aos 19, Marinho cobrou falta e Lázaro desviou de cabeça, nas mãos de Weverton. Aos 21 minutos Scarpa recebeu pelo lado direito do ataque, fintou seu marcador, invadiu a área e ficou sem ângulo, mas ele finalizou mesmo assim; a bola acabou saindo pela lateral.

O Verdão só chegava pelo lado direito. Aos 26 minutos Scarpa cruzou forte demais para Dudu, que escorou por cima. Aos 28, Marcos Rocha escorregou na marcação de Ayrton Lucas e o lateral ficou livre para cruzar na cabeça de Vitor Hugo, que subiu sem ser incomodado para fazer 1 a 0. O Palmeiras sentiu o gol e só não sofreu o segundo logo na sequência, aos 31 minutos, porque Pablo escorou por cima após vacilo de Gómez e Zé Rafael.

Empurrado pela torcida, o time do técnico Abel Ferreira esboçou uma reação a partir dos 35 minutos. Aos 36, Rony fez boa jogada individual e cruzou rasteiro para Dudu, mas Matheuzinho se antecipou ao camisa 7 e afastou.

Aos 37 minutos, após bola recuperada na entrada da área, Zé Rafael soltou a bomba, a defesa desviou e quase enganou o goleiro. Mas novamente a intensidade alviverde durou pouco. Logo o adversário conseguiu reequilibrar as ações, e ainda criou uma última boa chance antes do intervalo: aos 47 minutos Matheuzinho chutou rente ao travessão após tabela com João Gomes.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa final sem alterações, mas com Dudu e Scarpa invertidos de lado. Aos 2 minutos Raphael Veiga invadiu a área e chutou forte; Santos espalmou e na sobra Marinho afastou. Aos 4, Scarpa cobrou escanteio, Zé Rafael resvalou de cabeça e ninguém de verde apareceu para conferir. No minuto seguinte um lance parecido: o camisa 14 cobrou falta e Rony desviou de leve a bola.

Jogando no contra-ataque, o Flamengo teve boa chance para ampliar a vantagem aos 6 minutos: Lázaro arrancou, passou por Gómez e já frente a frente com Weverton, parou no goleiro. Aos 10, Scarpa arriscou de longe, a bola desviou e saiu em escanteio. Aos 11 minutos outra estocada do adversário, desta vez com Ayrton Lucas; o lateral passou por Danilo, puxou o pé direito e chutou nas mãos de Weverton.

Em jogada originada no lance anterior, Weverton deu um bicão buscando Rony, Pablo recuou mal para Santos, o camisa 10 ganhou na corrida do goleiro, que fechou bem o ângulo na finalização do atacante. Aos 15 minutos Dudu fez boa jogada individual, entrou na área e tocou para Veiga fazer o gol, que foi corretamente anulado por impedimento do meia.

Aos 18 minutos Marinho recebeu pelo lado esquerdo do ataque, encarou Marcos Rocha e chutou com desvio, para fora. Aos 20, Dudu tocou para Raphael Veiga, o meia puxou para dentro e bateu colocado no canto direito baixo do goleiro. Golaço: 1 a 1. Imediatamente depois do empate o Flamengo lançou mão de dois titulares: Everton Ribeiro e Pedro entraram no jogo. A resposta de Abel veio aos 27: Marcos Rocha e Danilo deram lugar a Mayke e Gabriel Menino, respectivamente.

Em busca da virada, o Verdão teve boa chance aos 29 minutos: Zé Rafael roubou a bola na intermediária e Raphael Veiga arriscou de média distância, para fora. Aos 30, o Flamengo promoveu a entrada de mais três titulares: Arrascaeta, Vidal e Gabriel. Ainda dentro do minuto 30 o Palmeiras também mexeu: Rony deu lugar a López.

Com quase força máxima em campo, a equipe visitante aumentou a posse de bola, mas sem conseguir criar jogadas de perigo. O Verdão, por sua vez, passou a explorar os contra-ataques. Aos 36 minutos Gabriel Menino experimentou da entrada da área, para fora. Aos 37, Scarpa cobrou escanteio e Murilo escorou por cima do travessão.

Aos 40 minutos Pedro ajeitou de peito para Arrascaeta chutar rente à trave direita de Weverton, que tirou com os olhos. No minuto seguinte Abel Ferreira promoveu as últimas alterações a que tinha direito: Raphael Veiga por Tabata, e Dudu por Wesley. Aos 44, Scarpa cruzou buscando López, a defesa conseguiu afastar parcialmente, já que a bola sobrou para Wesley soltar a bomba – o chute tinha direção, mas Tiago Maia interceptou.

Nos 5 minutos de acréscimo o Verdão conseguiu aumentar a posse de bola e ficou mais perto da vitória. Aos 49, após sobra em cobrança de escanteio, Piquerez finalizou de direita e viu a bola passar perto do ângulo direito. No lance os Palmeirenses ficaram reclamando pênalti de Vidal em Gómez, mas tanto o árbitro de campo quanto o de vídeo se fizeram de cegos.

Com o empate no Allianz Parque o Verdão vai a 49 pontos e mantém os 9 de vantagem para o Flamengo, que perde a vice-liderança para o Fluminense (41 x 40).

Agora o Verdão terá nova semana livre; o próximo jogo está marcado para sábado (27/8) justamente contra o Fluminense, no Maracanã, às 19h.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp