Por Eduardo Luiz
15/02/2024, 21h45

Outra vez com time alternativo, Verdão criou muitas oportunidades mas só conseguiu fazer o gol da vitória no fim. Estêvão deu a assistência.

López volta a decidir e Palmeiras vence o São Bernardo fora de casa
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Novamente com um time alternativo, o Palmeiras iniciou o jogo superando a falta de entrosamento e partindo para cima do São Bernardo. Aos 3 minutos Marcos Rocha lançou Rony, que invadiu a área e chutou em cima do goleiro. Aos 4, Vanderlan cruzou para Naves, que escorou para fora.

Só dava Verdão. Aos 6 minutos Rony ajeitou para Luis Guilherme, que isolou. Aos 10, Jhon Jhon foi à linha de fundo e cruzou para Rony, que não finalizou como gostaria, mas fez o goleiro trabalhar. Aos 16 minutos Endrick caiu na área e ficou pedindo pênalti, que não aconteceu (ele que tropeçou no zagueiro).

Aos 18 minutos o Palmeiras construiu uma bela jogada pelo lado direito do ataque: Rony tocou para Endrick, que ajeitou de calcanhar para Luis Guilherme bater fraco, fácil para o goleiro. Jhon Jhon entrava livre na área e ficou reclamando o passe. Aos 28 minutos uma das torres de iluminação do Estádio 1º de Maio sofreu um apagão, o que paralisou a partida por 24 minutos.

Quando a bola voltou a rolar o Verdão tentou manter o ritmo. Aos 29 minutos Endrick tabelou com Jhon Jhon e tentou um chute sem ângulo, para fora. Aos 36, Murilo perdeu a bola na intermediária e o São Bernardo armou rápido contra-ataque que terminou com Matheus Régis finalizando com desvio, para fora. Após a cobrança de escanteio, Hélder dominou no peito e chutou com estilo, parando em boa defesa de Lomba.

Aos 38 minutos Marcos Rocha lançou Rony, que dominou e concluiu de bicicleta, mas Alex Alves estava atento. Antes do movimentado primeiro tempo terminar deu tempo para cada equipe chegar mais uma vez. O Palmeiras aos 43, com Murilo, de cabeça, para fora, e o time da casa aos 45, após vacilo de Marcelo Lomba na saída do gol que a defesa precisou afastar o perigo.

continua após a publicidade

Segundo tempo

Sem alterações, o Verdão voltou para a etapa final ainda dominando as ações do jogo. Aos 4 minutos Murilo levantou na área e Endrick se esticou todo para finalizar, para fora. Aos 8, Pedro Carrerete cometeu falta muito dura em Luis Guilherme e não foi expulso. No lance o adversário se machucou e deixou a partida aos prantos.

Ao 12 minutos Gabriel Menino cruzou para Rony, que concluiu de voleio, por cima. Aos 16, depois de outra falta violenta do São Bernardo, desta vez em cima de Jhon Jhon, Endrick ficou com a sobra e soltou a bomba; Rony pegou o rebote e teve o chute bloqueado.

Como o gol não saia, aos 18 minutos o técnico Abel Ferreira resolveu mexer no time. Luis Guilherme e Gabriel Menino deram lugar a Estêvão e Richard Ríos, respectivamente. Pouco depois, aos 26, mais duas mexidas: Vanderlan por Piquerez, e Endrick por López.

Aos 30 minutos Estêvão pedalou pra cima da marcação e soltou a bomba, à esquerda do goleiro. Aos 32, Rony cruzou e Naves foi no terceiro andar, mas escorou nas mãos de Alex Alves. A última alteração a que Abel tinha direito foi promovida aos 39 minutos: o estreante Lázaro substituiu Marcos Rocha.

Em busca do gol, o Palmeiras enfim conseguiu abrir o placar a três minutos do fim do tempo regulamentar: Estêvão levantou na cabeça de López, que aproveitou saída errada do goleiro para conferir: 1 a 0. Nos 7 minutos de acréscimo o Verdão diminuiu o ritmo e quase foi castigado em chute de Hugo que explodiu em Lázaro. Mas dessa vez a sorte vestia verde.

Com a vitória fora de casa o Palmeiras vai a 17 pontos e dispara na liderança do Grupo B, encaminhando a classificação para as quartas de final.

Domingo (18/2), às 18h, o Verdão disputa o segundo clássico da fase de grupos do estadual, contra o Corinthians. Com o Allianz Parque ainda interditado, a partida será realizada na Arena Barueri.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Palmeiras terá escalação diferente para jogo da Libertadores; veja possíveis novidades

2. Palmeiras tem prejuízo em março, mas segue no azul em 2024; veja números

3. Notas de Cuiabá 0 x 2 Palmeiras

4. Jornalista uruguaio crava acerto de Luciano Rodríguez com o Palmeiras

5. Chelsea estuda fazer proposta de meio bilhão por Luis Guilherme e Estêvão