Por Eduardo Luiz
04/07/2022

Verdão pode terminar o ano com quatro títulos. Foto: Divulgação/Facebook

2022 pode entrar na história do Palmeiras de forma épica. Por mais que seja um feito improvável, não é absurdo imaginar o Verdão campeão de todas as competições que disputa, o que seria algo inédito no futebol brasileiro, já que nunca um time chegou ao posto mais alto no estadual, Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores em um mesmo ano.

Recentemente, o próprio Palmeiras chegou perto dessa façanha. Em 2020, o clube foi campeão paulista sob o comando de Vanderlei Luxemburgo e depois levantou as taças da Libertadores e Copa do Brasil já com Abel Ferreira no banco de reservas. No Brasileirão, porém, o alviverde ficou longe do título.

Outros times como Atlético-MG (2021), Flamengo (2019) e Cruzeiro (2003) também conquistaram três títulos no mesmo ano. Agora, o Verdão parece no caminho certo pra quebrar todos os recordes e empilhar 4 conquistas.

O primeiro passo já foi dado, já que o clube conquistou o Campeonato Paulista em uma final épica contra o São Paulo. Agora, o que vem pela frente?

Brasileirão: campanha sólida

O Palmeiras vem sendo a grande equipe do Campeonato Brasileiro até aqui, disputando as primeiras posições desde o início e dormindo na liderança nas últimas rodadas. A campanha começou com um susto após a derrota em casa para o Ceará, mas de lá pra cá o time encaixou uma grande sequência e se colocou como o grande favorito, à frente do Corinthians.

Dono do melhor ataque e melhor defesa, o time segue embalado mesmo após o empate diante do Avaí, partida em que casas de apostas como Midnite davam amplo favoritismo ao Palmeiras mesmo atuando fora de casa, com odds em torno de 1.65 para a vitória.

Apesar disso, o momento é muito superior ao das duas equipes que eram apontadas como principal concorrentes do Verdão no início. Isso porque Flamengo e Atlético-MG não empolgam até aqui e precisarão de uma boa arrancada para entrarem de vez na briga. Enquanto isso, o Palmeiras segue embalado para o 11º título nacional e já vai encaminhando a conquista do primeiro turno.

Copa do Brasil: clássico pela frente

Por que não sonhar com uma dobradinha nacional? Na Copa do Brasil, o Verdão vai em busca de seu 5º título em uma disputa que deve reservar grandes emoções até a final. Porém, não será tarefa fácil.

Nas oitavas de final, o sorteio colocou o Palmeiras frente a frente com o São Paulo em mais um Choque-Rei decisivo. A primeira partida terminou com vitória do rival por 1 a 0, no Morumbi. Por isso, o Verdão precisa reverter o confronto no jogo de volta, que será disputado no Allianz Parque no dia 14/07.

O time de Abel Ferreira precisa repetir o feito do Paulistão, quando também perdeu o primeiro jogo para os comandados de Rogério Ceni e buscou uma grande virada em casa para ficar com o título
Libertadores: sonho do tetra segue vivo

A grande obsessão, por uma série de razões, é mais um título da Libertadores. Se vencer a competição neste ano, o Palmeiras se isola como o maior campeão brasileiro da Taça, com quatro títulos, superando São Paulo, Grêmio e Santos. Além disso, pode embalar um tricampeonato consecutivo que não acontece desde os anos 70, quando o Independiente empilhou 4 títulos em sequência.

A campanha na primeira fase foi irrepreensível: 6 vitórias em 6 jogos e melhor classificação possível entre todas as equipes. Agora, o Verdão encara o Cerro Porteño, do Paraguai, por uma vaga nas quartas de final, fase em que pode enfrentar Atlético-MG ou Emelec, do Equador.

4 títulos: utopia ou realidade?

Na teoria, vencer os 4 títulos na mesma temporada parece possível, mas a prática costuma mostrar que é tarefa das mais complicadas, sobretudo pelo alto volume de jogos e desgaste do elenco. Ainda que o grupo de Abel Ferreira seja qualificado, manter o mesmo nível de intensidade em múltiplas competições é algo que dificilmente acontece no futebol brasileiro.

No entanto, caso isso venha acontecer, o atual time do Palmeiras entrará de vez para a história centenária do clube como um dos mais vencedores – além de estabelecer um novo patamar no futebol brasileiro. É esperar para ver o que os comandados de Abel Ferreira serão capazes de fazer daqui até o final da temporada.