Por Leandro Santile
03/07/2023

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Amigos Palestrinos, bom dia.

Como diria capitão Nascimento: “O sistema é phoda”.

Indignação? Revolta? Cólera? Fúria? Variações de um mesmo tema sem sair do tom, cintando Humberto Gessinger.

Enquanto ainda temos forças para questionar e cobrar lisura nos campeonatos teremos chances, mas percebo que essa força mental tem limites. A própria entrevista do João Martins ontem já mostra um certo cansaço em lutar esta batalha perdida.

Muitos que defendem a “honestidade” existente no futebol, mas, criticam a “desonestidade” da política, para esses pergunto: Só nesta classe de “profissionais” que existe corrupção? Então o homem vestiu preto passa a ser uma pessoa irretocavelmente honesta?

Quem é honesto não vai usar lances do passado contra A ou B para justificar reclamações atuais. Ou vamos lembrar do gol do Leivinha em 1971 que Armando Marques anulou incorretamente. Todos os “erros” devem ser condenados no momento em que ocorrem e a cobrança por transparência deve ser regra. Compensação ainda não consta no caderninho.

Não pedimos benefícios, pedimos igualdade, lisura, transparência.  Quando um juiz é colocado na geladeira por não expulsar um técnico e esquecem que, na mesma partida, não ocorreu a expulsão de um jogador que agarrou outro pelo pescoço, desculpem, para esse que vos escreve a transparência acabou.

Precisamos sim de uma postura firme nos bastidores, precisamos que nossa diretoria se posicione, não por e-mail, mas de forma firme, que mostre as diferentes formas de tratamento nos jogos. Por que não uma entrevista coletiva com todas as reclamações, incluindo as dos adversários? Por que não uma entrevista invertida? Onde os “especialistas” irão responder lance a lance?

Por que não questionar o motivo de imagens não conclusivas só anularem gols da nossa equipe? Cobrar explicações das entradas “assassinas” contra nossos jogadores não serem punias com cartão vermelho, enquanto ao contrário não se pensa duas vezes?

A direção tem obrigação de se posicionar, até quando esperar? Defender o clube contra o sistema é dever dos dirigentes, precisamos de bastidores, se for apenas para mandar e-mail, a torcida faz melhor.

Por fim, queria apenas dizer: Parabéns João Martins, em sua entrevista de ontem você elevou a voz de milhões de palmeirenses e o mundo nos ouviu, obrigado, lutaremos lado a lado com você sempre.

Avanti Palestra.

Participe do canal do PTD no WhatsApp