Por Roberto Galluzzi Jr.
03/10/2023

RE-PERCUSSÃO: A inquisição... dentro das 4 linhas
(Foto: Palmeiras/Divulgação)

Por que você torce pelo Palmeiras? O que te levou a desenvolver essa simpatia? E o que fez essa simpatia tornar-se tão importante e fundamental naquilo que chamamos “formação” de nossa personalidade?

Dentro todos os esportes, nenhum se equipara com a paixão atávica que o futebol desperta em seus torcedores. Passamos a nos identificar com o time de tal forma que mimetizamos comportamentos, procedimentos e um jeito de agir baseado num estereótipo coletivo mezzo vivido, mezzo projetado, com forças e fraquezas, vícios e virtudes em comum.

Quando você anda no meio da SUA torcida, não apenas de camisa vestida, mas de alma lavada naquelas cores e naqueles valores, a sensação de unidade, proteção e pertencimento é indescritível. É alí que você fala: “Eu sou!”. E junto com o “ser” coletivo, vem o “dever” coletivo. É através dele que você é realmente reconhecido, abraçado e assimilado.

Estar na torcida do Palmeiras é algo singular. É onde nos sentimos mais humanos, mais vivos, mais integrados. Conquistas e derrotas nos ensinaram que a VIDA é assim mesmo. E ela acontece muito mais na arquibancada do que na tela fria de um produto que se pretende idílico, como uma propaganda de perfume.

O que alimenta a paixão palestrina, mais que conquistas, é um jeito de ser, uma forma de ver o mundo herdada e bem guardada por gerações. É a educação, é o respeito, o trabalho, o estilo próprio… é a vontade de ver um país exuberante em sua natureza, transbordando também cultura, civilidade e prosperidade para todos aqueles que ela busquem… sem vitimismos ou privilégios. Assim somos NÓS, ESSA é nossa BANDEIRA e POR ISSO TORCEMOS. Sociedade Esportiva Paixão… PALMEIRAS!

Nascido nos 70 e forjado nos difíceis anos 80, o Galluzzi enfrentou a fila inteira de 16 anos. Mas estava lá, em 12/06/93, in loco e muito loco pra assistir ao vivo o primeiro de muitos títulos, aos 21 anos! Talvez por isso, pra esse geração X raiz, roqueiro e paulistano da gema, não é qualquer derrota que abala a fé.

Participe do canal do PTD no WhatsApp