Por Catedral de Luz
22/03/2023

(Foto: Reprodução)

Determinados os finalistas do Campeonato Estadual: SEP X Água Santa.

Favoritismo? Que as quatro linhas decidam.

À frente do título em importância está a continuidade dos compromissos da temporada de 2023. Copa do Brasil, Nacional e Copa Libertadores não são estradas das mais tranquilas.

Aliás, a curiosidade reside na escolha do local da final da Libertadores. Ele voltou: O Maracanã.

Embora um de nossos maiores concorrentes esfregue as mãos sempre que se fala em Maracanã, desde a segunda metade do Século XX a SEP identifica-se historicamente com o que foi denominado por muito tempo “o maior estádio do mundo”. Basta rever os fatos e perceber que a História Contemporânea não começou na década de 80 do século passado.

A contragosto da concorrência o “veraneio palestrino” iniciou-se com a conquista da “Copa Rio/ 1951”. Aplaudido pelo povo carioca, a SEP em pleno Maracanã superou a Juventus da Itália (1X0, 2X2) e levou para a “Terra da Garoa” o troféu do “Torneio Internacional de Clubes Campeões”. A despeito da resistência e intransigência rival, os registros testemunharam e advogaram por si.

Mas a empatia criada com o Maracanã seguiu rumo ao futuro e novo episódio foi contado aos incrédulos moradores da “Cidade Maravilhosa” que assistiram a SEP derrotar o Clube Náutico Capibaribe e arrebatar a “Taça Brasil/ 1967 (2X0)” em jogo desempate. O raio caíra no mesmo lugar pela segunda vez.

O futebol e a História não permitem desaforo e o terceiro raio caiu na mesma cidade e estádio por intermédio de uma cabeça fria e coração quente. O causador tinha nome e respondia aos chamados através da senha Breno (1X0). O Santos seria a vítima.

Quando e como cairá o próximo raio?

O escritor e colunista Catedral de Luz nasceu na turbulenta década de 60 e adquiriu valores entre as décadas de 70 e 80 que muito marcaram sua personalidade, tais como Palmeiras, Beatles, Letras, Espiritismo e História… Amizades… Esposa e Filha.
Os anos 90 ensinaram-lhe os atalhos, restando ao novo século a retomada da lira e poesia perdidas.