Por Catedral de Luz
06/01/2021

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Entrevistado pelo Jornal “Olé”, “Marcelo Daniel Gallardo”, técnico do “River” argentino diagnosticou que somente uma “noite épica – e ocasionalmente ela acontece –” seria capaz de levar à final o time de Buenos Aires”

Gallardo estaria a jogar a toalha? Não. Embora o futebol seja surpreendente, ele estava apenas resistindo ao inevitável. Afinal, um trabalho de mais de seis anos fora contestado através de um time treinado há dois meses por um português conhecido por trabalhar em clubes modestos.

Tempo risível e clube modesto parecem argumentos insustentáveis para quem como “Abel Ferreira” conseguiu azeitar uma máquina que parecia emperrada.

Mas ao contrário do que pudesse parecer, o time alviverde passou a funcionar porque comprou a ideia de seu técnico. Parabéns a ele que soube mentalizar no cérebro de cada atleta a estratégia desejada.

Montar um meio de campo com três meninos era arriscado pela inexperiência, mas para a “S.E.P.” e “Abel Ferreira”, “Danilo”, “Menino” e “Patrick” eram apenas mais uma alternativa de jogo. Simples como lembrá-los que a distância entre a “Libertadores” e a “Taça das Favelas” é logo ali.

O futebol alviverde foi nitidamente guerreiro, operário e quiçá obstinado, ao melhor estilo do técnico da “Laranja Mecânica”, “Jacobus Rinus Michels”, que dizia textualmente “Futebol era um jogo de acertos; hoje é … de erros; ganha quem souber explorá-los melhor”.

Entre erros e acertos quem soube matar o jogo foi a “S.E.P.” e, provavelmente, seu torcedor ansioso, por um longo tempo não esqueça dessa partida ganha em solo argentino.

Noite épica? Gallardo especula? É um direito e um dever, tamanha a força deste clube chamado de “Millonarios”. Entretanto, sem sombra de dúvidas, até a próxima partida, a noite épica fica por conta de “Menino” e sua gangue. Dúvidas?

O escritor e colunista Catedral de Luz nasceu na turbulenta década de 60 e adquiriu valores entre as décadas de 70 e 80 que muito marcaram sua personalidade, tais como Palmeiras, Beatles, Letras, Espiritismo e História… Amizades… Esposa e Filha.
Os anos 90 ensinaram-lhe os atalhos, restando ao novo século a retomada da lira e poesia perdidas.