Por Catedral de Luz
29/03/2023

(Foto: Conmebol)

A jornada do Grupo C da Copa Libertadores apresentou seu roteiro e promete, confesso aos leitores, inúmeras armadilhas.

Traiçoeiro para quem der de ombros, o Grupo C – de campeoníssimo – garante acima dos 20.000 km de viagem para a SEP.

La Paz é nossa primeira parada, mais de 3.000 m de altitude, ar rarefeito e de boas lembranças, pois em 2020 encaramos o mesmo Bolívar na fase de grupos (2X1).

Vice líder da Liga Boliviana (5 V e 1 D,), o Bolívar dependerá do fantasma da altitude para alcançar sucesso. Será nosso primeiro adversário, em meio às finais do Estadual. Pergunto: Qual a prioridade Alviverde? Paulista? Libertadores? Ambos?

Vice Líder da Liga Paraguaia (4 V e 5 E), o Cerro fará as vezes de primeiro visitante frente o Alviverde. Embora invicto ha 19 jogos, sua defesa não é confiável. Foi nosso adversário inicial nas oitavas de 2022 (3X0 lá e 5X0 cá, com direito a gol de bicicleta de Rony Rústico).

O Barcelona fecha o turno como último concorrente a medir forças conosco. Não vem bem no Campeonato Equatoriano (12’ lugar, 1 V e 2 D), porém pelejar em Guayaquil nunca foi fácil.

Dadas as circunstâncias apresentadas na temporada atual, nosso maior problema será administrar 3 competições simultâneas (viagens, excesso de partidas, rodízio necessário entre atletas e, claro, competitividade adversária).

Dúvidas? Confiança? Pagaremos o preço?

O escritor e colunista Catedral de Luz nasceu na turbulenta década de 60 e adquiriu valores entre as décadas de 70 e 80 que muito marcaram sua personalidade, tais como Palmeiras, Beatles, Letras, Espiritismo e História… Amizades… Esposa e Filha.
Os anos 90 ensinaram-lhe os atalhos, restando ao novo século a retomada da lira e poesia perdidas.