A coluna de hoje é a primeira parte de duas colunas comemorativas dos cinco anos completados por Dudu no Palmeiras. Na primeira parte teremos números gerais da atual passagem do nosso craque. A segunda parte terá foco nos prêmios individuais, atuações contra os rivais mais importantes e atuações em partidas decisivas.

Há 5 (cinco) anos o Palmeiras iniciava a temporada ainda tentando esquecer o desastre do ano anterior. Uma mudança de postura começou a ser traçada e a nova diretoria buscou um nome de peso para simbolizar o recomeço do nosso verdão.

Dudu, jogador habilidoso e veloz de 22 anos, que depois de uma boa temporada no sul era disputado centavo a centavo por nossos rivais da capital (SPFC e SCCP), foi comprado em uma negociação que parecia tão improvável e súbita que nem os nossos próprios torcedores acreditavam que era real. Após sua chegada muitos começaram a elencar seus defeitos, foi tachado de nervoso, pouco produtivo, pouco goleador, mas nós Palmeirenses sabíamos, um futuro promissor nos aguardava.

Em um futebol marcado por jogadores jovens demais ou em final de carreira, Dudu cumpre seu contrato com o Palmeiras na idade que representa o auge da forma física de um atleta do futebol.

Hoje, meia década após sua chegada, nós podemos afirmar que o sucesso do camisa 7 é inegável. Craque do time, líder técnico e um ídolo do Verdão. Os números de sua passagem confirmam sua capacidade e crescimento ao longo dos anos:

• Sempre Presente: Dudu aumenta sua participação nos jogos ano após ano. Com amadurecimento seu número de cartões diminuiu e sua participação nos jogos saltou de 78% para incríveis 94%. Um líder técnico e sempre presente.

• Coração do Time: Com participação média de aproximadamente 25% (Assistências + Gols), é responsável por direto por 1 em cada 4 gols do Palmeiras nos últimos anos. Esse número é incrível, pois não leva em consideração as jogadas criadas por ele que também resultam em gol, como por exemplo: Pênaltis, faltas e jogadas individuais para abrir a defesa adversaria.

Os números gerais mostram um jogador que é importante desde seu primeiro dia. Mais impressionante ainda é analisar os números de forma mais especifica, ou seja, em quais competições ele é mais atuante?

Os dados apresentados acima mostram que Dudu é jogador de “jogo grande”. Suas melhores médias de participação direta em gols (Gols + Assistências) são justamente nos campeonatos mais difíceis, respectivamente: Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil, Paulistão.

No Brasileirão, por exemplo, Dudu participa, no mínimo, de 1 gol a cada 2 partidas, desde o dia em que chegou ao Palmeiras.

Esses números são parte do que pode explicar a importância de Dudu para o verdão, mas não são tudo. Na coluna da próxima semana trataremos dos prêmios individuais e dos números detalhados contra rivais e em partidas importantes.

Saudações Alviverdes.

Thiago Soares
Coluna PTD – Ciência Alviverde
09/01/2020