Por Thiago Soares
11/12/2020

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Para uma evolução constante é preciso que as ações sejam baseadas em um pensamento crítico. Não é possível atingir resultados mais significativos se não existir a capacidade de avaliar a qualidade do que está sendo feito.

Eu sei que, como torcedores que somos, é difícil deixar a paixão de lado e tentar avaliar cada situação da forma mais racional possível, mas isso é necessário para que possamos ter um Palmeiras sempre mais forte!

A história recente do Palmeiras, principalmente da década de 90 em diante, é repleta de grandes equipes e conquistas, mas com pouquíssimos ídolos criados em nossas categorias de base. A reformulação da base que começou nos últimos 5 (cinco) anos trouxe em 2020 ótimos frutos,alegrando e saciando o torcedor sedento por atletas com sangue alviverde. Eu também estou muito satisfeito com isso, mas é preciso deixar a paixão de lado para uma analise racional. Dito isso, trago a minha avaliação: TEMOS O PIOR ELENCO DOS ÚLTIMOS 4 (quatro) ANOS!

Explico, fiz uma imagem com todos os atletas disponíveis no elenco, nas posições em que tiveram o melhor rendimento na atual temporada. Os nomes estão organizados em ordem de titularidade (de cima para baixo).

Comentários:

  • Felipe Melo está destacado em uma posição centralizada de zagueiro, como um terceiro zagueiro que o Abel parece gostar de usar. Apesar das boas partidas como volante antes de se machucar, acredito que ele não deve ser reconduzido para sua posição de origem. O problema de tê-lo como volante
    nunca foi técnico, mas físico. Todas as críticas que ele sofreu na temporada passada, foram relacionadas aos finais das partidas, ou seja, ao cansaço acumulado.
  • Nenhum segundo volante para substituir Zé Rafael.
  • Não temos um camisa 9 reserva com o mínimo de experiência.
  • Não temos um atacante titular para jogar nas pontas, um jogador veloz, com experiência e capacidade de desequilibrar partidas difíceis.Wesley tem quase todas as características, mas machucou. Veron ainda é jovem e oscila. Rony não desequilibra.
  • Essa é uma análise do elenco, titulares e reservas, e não do time titular.

Primeiro quero deixar claro, vejo grandes talentos jovens e no elenco atual. Podemos dividir os jovens nas 2 (duas)seguintes características, mais preparados e mais promissores:

Como atletas mais preparados para o profissional, temos (em ordem do mais pronto para o menos pronto): Gabriel Menino; Patrick de Paula; Wesley; G.Veron; Danilo; Renan; L. Esteves; Gabriel Silva.

Os mais promissores (em ordem): G. Veron; Patrick de Paula; G. Menino; Wesley; L. Esteves; Danilo; Renan; Gabriel Silva.

No entanto, eu faço o seguinte questionamento: O que você pode cobrar desses atletas?O que você pretende cobrar, mesmo dos atletas mais preparados e até de seleção como G. Menino? A resposta é simples, NADA!

Não é possível cobrar nada, pois não temos referência nenhuma desses atletas. Eles fazem praticamente suas primeiras temporadas no profissional. Você pode ter uma expectativa positiva, mas é impossível fazer cobranças, afinal não existe uma temporada para comparação.

Entenda, não vejo problema nenhum quando G. Menino, por exemplo, ganha a titularidade da lateral direita no lugar de Marcos Rocha, um atleta que eu considero dos melhores jogadores desde sua chegada. O importante é saber que, caso o menino tenha algum problema, seja físico, psicológico ou até oscilação devido a sua pouca idade, nós temos um reserva capaz de entrar e dar conta do recado.

Os jovens podem e devem ter oportunidades, mas isso não pode acontecer somente por serem as únicas opções para a posição. Os jovens devem ganhar a posição e ter uma concorrência mínima, só assim eles mostrarão todo seu potencial.

Os próximos 60 dias serão de decisões importantes, podemos alcançar grandes glórias, mas é preciso que a diretoria saia da hibernação e comece a TRABALHAR!

Todas as competições serão decididas até o inicio de fevereiro, qualquer lesão muscular pode retirar um atleta de todas as decisões da temporada. O rendimento físico será cobrado e nós precisamos ter opções, principalmente de jogadores ofensivos, com experiência e capacidade de decisão.

Deixo nesse texto a minha cobrança. De acordo com o regulamento, contratações podem ser feitas caso os jogadores retornem de empréstimo ou estejam livres, portanto:

1) É preciso cancelar o empréstimo do Borja! O Luis Adriano precisa ter um reserva experiente. Borja não é um sonho, mas não é um inútil como alguns pensam. No Palmeiras, foi artilheiro da Libertadores 2018 e do Paulistão 2018. Pode ser um reserva útil para o Luis.

2) Se realmente existe negociações com Hulk, elas devem ser concluídas com agilidade! Noticias dão conta que o Palmeiras, dos interessados, é o único que não apresentou proposta formal. A diretoria precisa acordar e trabalhar com agilidade.

3) Se existir alguma possibilidade, o empréstimo do Dudu também deveria ser cancelado. Mesmo que isso custe dinheiro aos cofres do clube, ou até mesmo, que seja apenas um retorno temporário para o final da temporada. Dudu é o atleta que foi determinante em todas as nossas conquistas dos últimos anos. Experiente, poderia ser o diferencial de uma equipe campeã.

Eu acredito que podemos ter um final de temporada dos sonhos, mas temo que o trabalho lento e pouco efetivo da nossa diretoria possa impactar demais no resultado final.

Saudações Alviverdes.
Thiago Soares
Coluna Ciência Alviverde – PTD