Por Leandro Santile
20/04/2021

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Amigos Palestrinos, bom dia.

Abel Fernando Moreira Ferreira, campeão da Libertadores-20, campeão da copa do Brasil-20, títulos disputados 6, títulos conquistados 2, desses dois, o mais importante dos últimos vinte anos, o bicampeonato da Libertadores da América.

Um técnico que chegou ao nosso verdão calmo, sereno, mas impondo-se em cada entrevista, demonstrando que não é mais do mesmo, que pensa diferente, que pensa não só no jogo futebol, mas também no negócio que tudo se transformou hoje em dia.

O mesmo Abel das primeiras entrevistas, mostra-se desconfortável hoje ao ter que responder as mesmas questões: “Calendário”, “Contratações”, “Arbitragem”. Ora pois, não é exatamente o que nós, torcedores, contestamos e nos irritamos?

Eu sempre defendi o uso do sub-20 no Paulista, sempre acreditei nisso e finalmente um técnico o fez. Se os dirigentes não ajustam o calendário, e deixam de colocar campeonatos menores ao mesmo tempo de campeonatos maiores, temos que dar nosso jeito, afinal os melhores devem disputar o que tem de melhor e, os aspirantes, buscar um lugar em meio as estrelas.

Não é demagogia, é sim um pensamento. Se não conseguimos contratar, temos que usar as armas que temos e nesse ponto, estou fechado com Abel.

Contratação alias que virou motivo de discórdia, alguns dias atrás criticávamos as contratações de baciadas com diversos jogadores chegando com contratos longos, salários astronômicos. Hoje criticamos por não contratar, mas não paramos para pensar que o faturamento do clube caiu, que a responsabilidade de caixa ficou maior com a perda de aproximadamente R$ 50 milhões somente com bilheterias, ora pois, Hulk ganhando o que ganha para ser reserva? Estaríamos felizes?

Temos que contratar, é fato, nosso Abel já disse o que precisa. Agora essa contratação tem que ser feita com critério, sem afobação para ser certeira e com o mínimo impacto nas finanças. Ou teremos que desfazer de joias da base por preços de bijuteria.

Nenhum time teve um início de ano como nosso verdão, férias todas bagunçadas, divididas, início de campeonato, parada de campeonato, contusões, aliás isso sim merece algum tipo de explicação por parte do DM do clube, Gabriel Veron nunca joga e quando entra em campo se machuca, tem algo errado.

Não podemos premiar um campeão com as críticas que estão debandando para cima dele, não estamos em terras arrasadas por conta de um Paulista, somos campeões da América e favoritos ao Bi – #Seremos.

Acredito que essa nuvem “não verde” que paira sobre o Allianz vai passar e que logo teremos o futebol que nos encantou resgatado e que em outras colunas o assunto será de comemoração, enquanto torcemos por isso, vou entoar o grito “Voa Base”, pois estou muito feliz em vê-la no Paulista. Avanti Palestra! Avante minha base! Ora pois, Avante Abel!