Por Eduardo Luiz
29/06/2023, 22h54

Verdão não tomou conhecimento do adversário e venceu por 4 a 0, gols de Rony, Artur (2) e Piquerez. Rival nas oitavas de final será definido por sorteio.

Palmeiras goleia o Bolívar e termina a fase de grupos com a melhor campanha da Libertadores
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Richard Ríos substituindo Zé Rafael, o Palmeiras iniciou o jogo tomando a iniciativa. Logo no primeiro minuto, após jogada ensaiada em cobrança de escanteio, Raphael Veiga recebeu de Dudu e cruzou para Rony cabecear e exigir boa defesa do goleiro. Aos 9, Luan deu passe longo para Mayke, que cruzou buscando Veiga, mas o camisa 23 não alcançou.

Com o Bolívar marcando os atacantes do Verdão homem a homem, sobrava aos defensores a tarefa de armar o time. Aos 11 minutos Gómez teve espaço, foi avançando até chegar na entrada da área, de onde arriscou um chute, nas mãos do goleiro. Aos 21, Raphael Veiga cobrou falta de longe, sem força, fácil para Lampe.

A primeira investida da equipe visitante ao ataque surgiu aos 21 minutos, mas o arremate de Sagredo não levou perigo à meta de Weverton. Aos 22, Dudu ajeitou para Veiga bater cruzado, à esquerda do goleiro. Aos 24 minutos o camisa 23 deu lindo toque de chaleira para Rony dominar no peito e tocar na saída do goleiro. Golaço: 1 a 0.

O gol alviverde desmontou a retranca boliviana. Aos 30 minutos Piquerez soltou a bomba da entrada da área, para fora. Aos 31, Raphael Veita tentou reeditar o lance do gol dando toque de primeira para Rony, que desta vez isolou. Aos 35 minutos Piquerez cruzou com perfeição na cabeça do baixinho Artur: 2 a 0.

Empurrado pela torcida, o Verdão seguiu em cima do Bolívar. Aos 35 minutos Artur arriscou de fora da área, por cima. Aos 35, Rony cruzou para Artur, que teve o chute bloqueado; na sobra, a defesa também cortou o arremate de Gabriel Menino. Aos 38 minutos Rony levantou na área, Veiga ganhou do zagueiro e escorou no travessão. Aos 43, no último lance de perigo do primeiro tempo, Richard Ríos cruzou para Veiga e o meia bateu na marcação.

continua após a publicidade

Siga o canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

No segundo tempo, debaixo de chuva, o panorama da partida não mudou. Aos 4 minutos Rony recebeu pela ponta direita, puxou para dentro e bateu de canhota, mal, para fora. Aos 5, Gabriel Menino interceptou um passe na entrada da área e bateu colocado, parando em ótima defesa de Lampe. No lance seguinte Menino cruzou para Rony concluir para fora.

Aos 11 minutos Raphael Veiga enfiou para Rony bater por cima do travessão. Aos 18, foi a vez de Piquerez arriscar de média distância, fazendo o goleiro trabalhar. Ainda dentro do minuto 18, Luan cruzou na cabeça de Rony, que escorou à direita do goleiro. Três minutos depois foi a vez de Richard Ríos acionar o camisa 10, que escorou para fora novamente.

Após a sequência de gols perdidos pelo Verdão, o Bolívar enfim respondeu aos 23 minutos com Fernandez, mas Weverton estava atento e mandou para escanteio. Aos 29 minutos Artur cruzou rasteiro para Richard Ríos bater de canhota, para fora. Aos 30, o terceiro gol do Palmeiras finalmente saiu: Piquerez tabelou com Raphael Veiga e finalizou cruzado, por baixo: 3 a 0.

A exemplo do que aconteceu no primeiro tempo, o Verdão não diminuiu o ritmo. Aos 33, Mayke cruzou para Veiga finalizar de primeira e parar em ótima defesa de Lampe. Aos 37 minutos Piquerez deu bom passe para Veiga, que tentou dar um toquinho na saída do goleiro, sem sucesso. Aos 39, Dudu enfiou para Artur, que mesmo com cãibra arrancou e tocou na saída de Lampe: 4 a 0.

Imediatamente depois do gol o técnico Abel Ferreira promoveu quatro alterações: saíram Menino, Ríos, Veiga e Artur para as entradas de Fabinho, Naves, Luis Guilherme e Jhon Jhon. Pouco depois foi a vez de Dudu dar lugar a Breno Lopes. Mesmo com várias alterações, o árbitro deu apenas dois minutos de acréscimo.

Com a goleada no Allianz Parque o Palmeiras foi a 15 pontos e terminou a fase classificatória na liderança do Grupo C e com a melhor campanha geral da Libertadores pela quinta vez nos últimos seis anos. O adversário nas oitavas de final será definido por sorteio na próxima quarta-feira (05/7).

Domingo (02/7), às 16h, o Verdão tentará se recuperar no Brasileirão contra o Athletico-PR, em Curitiba.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações