Por Eduardo Luiz
02/04/2023, 18h10
Time de Abel Ferreira falhou muito e saiu derrotado por 2 a 1. Título só vira com vitória por 2 gols de diferença na partida de volta, no próximo domingo.
Primeiro tempo
Sem surpresas na escalação, ou seja, com Breno Lopes de titular no lugar de Bruno Tabata, o Palmeiras iniciou o jogo tomando a iniciativa. Aos 4 minutos Dudu bateu cruzado e parou em boa defesa do goleiro. Aos 8, após falta não assinalada em Rony perto da área, a bola sobrou para Zé Rafael, que isolou.
Só dava Verdão. Aos 11 minutos Rony tocou meio sem querer para Breno Lopes, que cruzou para a área, onde não tinha ninguém de verde. No lance seguinte Dudu experimentou de média distância, nas mãos de Ygor. A primeira investida do Água Santa aconteceu apenas aos 15 minutos, quando Luan Dias tentou a sorte de fora da área, com desvio, para fora.
Aos 18 minutos Dudu tocou para Breno Lopes, o camisa 19 puxou para dentro e fuzilou; o goleiro foi buscar. Aos 19, a defesa do time mandante saiu jogando errado, Dudu ficou com a bola e chutou à direita de Ygor. No minuto seguinte outra boa chance: Menino aproveitou escorregão do marcador e bateu para o gol, parando em outra boa defesa do goleiro. Rony e Breno Lopes, que entravam livres na área, ficaram reclamando o passe, com razão.
Em busca do primeiro gol, o Palmeiras teve mais uma oportunidade aos 28 minutos: Piquerez cruzou, a bola quicou e encobriu Rony. E diante da falta de eficiência alviverde, o Água Santa cresceu nos minutos finais do primeiro tempo.
Aos 37, Bruno Mezenga arriscou de fora da área, à direita de Weverton. Aos 42, Zé Rafael tentou uma caneta no meio-campo e armou um contra-ataque que só não foi fatal porque Marcos Rocha salvou o gol de Lucas Tocantins. Na cobrança de escanteio, porém, saiu o gol: Luan Dias levantou e Bruno Mezenga subiu sozinho para fazer 1 a 0. E com derrota parcial do Verdão o jogo foi para o intervalo.
continua após a publicidade
Siga o canal do PTD no WhatsApp
Segundo tempo
O Palmeiras voltou para o segundo tempo com Endrick e Vanderlan nos lugares de Breno Lopes e Piquerez, respectivamente. Logo aos 2 minutos Rony teve boa chance para finalizar, mas colocou muita pouca força na bola, fácil para o goleiro. Aos 5, Veiga cobrou escanteio, Zé Rafael fez a casquinha no primeiro pau, e Endrick completou no segundo: 1 a 1. O primeiro gol do garoto na temporada ainda precisou ser validado pelo VAR (ele não estava impedido por pouco).
Curiosamente depois do gol de empate, ao invés de partir em busca da virada o Verdão caiu de rendimento e proporcionou reação ao Água Santa. Aos 19 minutos Weverton saiu mal do gol, Lucas Tocantins ficou com a bola e sem ângulo chutou para fora. Aos 21, após vacilo geral do sistema defensivo, a bola sobrou para Bruno Mezenga chutar forte e parar em Weverton. A jogada prosseguiu e ainda dentro do minuto 21 Bruno Xavier acertou a trave.
Para fazer o time acordar e ao mesmo tempo melhorar a marcação, aos 24 minutos o técnico Abel Ferreira promoveu mais duas alterações: Gabriel Menino por Fabinho, e Dudu por Giovani. Parte da intenção deu certo, já que o time parou de ser ameaçado, mas a falta de criatividade permaneceu. Aos 45 minutos, talvez para garantir o resultado, Abel trocou Zé Rafael por Jailson.
O empate parecia o resultado definitivo da partida, mas aos 46 minutos Marcos Rocha resolveu fazer uma invertida de 30 metros com o pé ruim; naturalmente não deu certo, e o Água Santa aproveitou novo presente para fazer outro gol: Patrick Allan deixou Bruno Mezenga na cara de Weverton e o atacante teve tranquilidade para tirar do goleiro: 2 a 1.
Nos minutos finais do acréscimo o Palmeiras ainda tentou nova reação, mas o que de melhor conseguiu foi uma cabeçada de Rony que tirou tinta da trave de Ygor após levantamento de Raphael Veiga. E foi só. Para ser campeão paulista o Verdão precisará vencer por 2 gols de diferença no próximo domingo, no Allianz Parque.
Antes de disputar o jogo de volta contra o Água Santa o time de Abel Ferreira estreará na Libertadores diante do Bolívar. A partida acontecerá na quarta-feira (05/4), às 21h30, na Bolívia.
Notícias relacionadas:
- Notas de Água Santa 2 x 1 Palmeiras
- Ficha técnica de Água Santa 2 x 1 Palmeiras
- Abel vê derrota merecida do Palmeiras e define situação para a volta: reação ou “grande vergonha”
- Gómez fala em corrigir erros e aposta no fator casa por nova virada na final do Paulista
- Assista aos melhores momentos de Água Santa 2 x 1 Palmeiras
- Assista ao gol de Endrick contra o Água Santa
- Acesse a página do Campeonato Paulista
Siga o canal do PTD no WhatsApp