Por Eduardo Luiz
21/05/2022, 20h54

Gols da vitória por 3 a 0 foram anotados por Zé Rafael, Rony e Gabriel Menino; time de Abel Ferreira chega a 12 pontos e agora seca adversários para virar vice-líder.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Rafael Navarro de titular e Scarpa desempenhando a função de Raphael Veiga, o Palmeiras iniciou o jogo melhor que o Juventude, embora a primeira finalização tenha sido dos donos da casa: aos 3 minutos Jadson cruzou para Oscar Ruiz cabecear para fora. Depois disso só deu Verdão, que fez o gol logo no primeiro ataque. Aos 8, Marcos Rocha enfiou para Dudu e o camisa 7 cruzou para Zé Rafael chegar chutando de primeira, de canhota: 1 a 0.

Aos 17 minutos Gustavo Scarpa chutou cruzado da entrada da área, à esquerda do goleiro. Aos 21, Jorge cruzou na cabeça de Scarpa, que escorou por cima do travessão. O Juventude só foi responder aos 22 minutos com Rodrigo, mas o chute do lateral-direito não ofereceu perigo à meta de Weverton.

Melhor em campo, o Palmeiras seguiu em busca do segundo gol. Aos 27 minutos Dudu cruzou para Jorge arriscar de primeira, sem direção. Aos 29, após falta sofrida por Rafael Navarro perto da risca da grande área, Zé Rafael cobrou, a barreira desviou e mandou para escanteio. Scarpa cobrou, a defesa cortou, o Verdão mandou novamente para a área, Murilo ajeitou, Kuscevic disputou e a bola sobrou para Rony fazer 2 a 0.

Mesmo com um placar confortável, o time do técnico Abel Ferreira não diminuiu a intensidade. Aos 38 minutos Dudu tocou para Scarpa e o meia chutou torto; no meio do caminho Rafael Navarro tentou aproveitar e quase fez o terceiro.

Antes da etapa inicial chegar ao fim o Juventude conseguiu finalizar duas vezes, ambas de cabeça, a primeira com Oscar Ruiz, aos 44 minutos – Kuscevic afastou praticamente sobre a linha, a segunda com Vitor Mendes, aos 46, por cima.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

No segundo tempo o Juventude voltou um pouco melhor, tanto que não demorou a criar uma boa oportunidade para descontar: aos 4 minutos Oscar Ruiz recebeu lançamento longo, dominou o soltou a bomba; Weverton espalmou. A resposta do Palmeiras não demorou e veio em dose dupla, ambas com Scarpa e aos 12 minutos; primeiro ele cobrou falta no ângulo esquerdo do goleiro, que foi buscar. No escanteio, o meia tentou olímpico, mas novamente parou em César.

O jogo era movimentado. Aos 13 minutos Pitta arriscou de média distância, nas mãos de Weverton. Aos 17, Dudu rolou para Scarpa finalizar com desvio, para fora. Aos 23 minutos Abel promoveu a primeira alteração: Rafael Navarro deu lugar a Breno Lopes.

Novamente com o controle da partida, o Verdão desperdiçou mais duas boas chances aos 27 e aos 28 minutos; a primeira com Dudu, que chutou rasteiro após passe de Scarpa, e na sequência com Scarpa, que bateu colocado após passe de Dudu; em ambas César fez boa defesa. Aos 30, foi a vez de Breno Lopes testar o goleiro; o atacante recebeu cruzamento, dominou no peito e finalizou fraco.

Faltando pouco menos de 15 minutos pro fim do jogo, Abel rodou o elenco de vez. Aos 32 trocou Scarpa e Dudu por Gabriel Menino e Wesley, respectivamente, e depois, aos 36, Rony deu lugar a Naves, e Zé Rafael foi substituído por Atuesta.

Aos 38 minutos Danilo chutou da entrada da área e só não fez um golaço porque César, de novo, fez grande defesa. Aos 40, após Atuesta errar passe no meio-campo, o Juventude armou contra-ataque que resultou num escanteio; após a cobrança, William Matheus desviou no primeiro pau e Marcos Rocha tirou praticamente sobre a linha.

Após o susto, o Verdão tratou de manter a posse de bola no ataque. Aos 46 minutos Gabriel Menino cruzou, a defesa não conseguiu cortar e a bola entrou: 3 a 0. Logo na sequência o árbitro encerrou o jogo. Com a vitória o Palmeiras chega a 12 pontos e assume de maneira provisória a vice-liderança do Brasileirão.

Agora o Verdão muda o foco novamente para a Libertadores, já que na terça-feira (24/5) enfrenta o Deportivo Táchira pela última rodada da fase de grupos. O jogo será disputado no Allianz Parque, às 21h30.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp