Por Eduardo Luiz
31/05/2023, 20h59

Verdão foi superado por 1 a 0 mas avançou com o placar agregado de 3 a 1. Adversário nas quartas de final será definido por sorteio.

Palmeiras perde para o Fortaleza mas se classifica na Copa do Brasil
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Tabata no lugar de Artur, Mayke na vaga de Marcos Rocha e Richard Ríos no lugar de Gabriel Menino, o Palmeiras viu o Fortaleza iniciar o jogo tomando a iniciativa. Aos 6 minutos Dudu perdeu a bola no ataque e o time da casa foi rápido para surgir na entrada da área de Weverton, mas Luan atrapalhou a finalização de Thiago Galhardo.

Aos 11, Pochettino cobrou escanteio e Brítez subiu entre Luan e Ríos para escorar com perigo à direita do goleiro Palmeirense. No lance seguinte o Verdão saiu errado e Lucero experimentou de média distância, nas mãos de Weverton.

Depois da pressão inicial do Fortaleza, o Verdão conseguiu cozinhar a partida até perto dos 30 minutos, quando o Fortaleza intensificou as investidas. Aos 28, Bruno Pacheco arriscou da entrada da área, a bola desviou e Weverton defendeu. Aos 30, José Welison cobrou falta, a bola bateu na barreira e saiu em escanteio. Após a cobrança, Bruno Pacheco cruzou na cabeça de Welison, que escorou por cima.

Precisando de pelo menos três gols, o time da casa seguiu em cima. Aos 34 minutos Lucero tocou para Thiago Galhardo bater de canhota, fácil para Weverton. Nove minutos mais tarde, aos 43, Galhardo tentou a sorte novamente; a bola desviou e o goleiro Palmeirense defendeu sem problemas.

Nos últimos minutos do primeiro tempo, contando os exagerados 8 de acréscimo, o Fortaleza manteve a posse de bola, mas só conseguiu finalizar mais duas vezes: aos 45, Yago Pikachu arrancou pela direita e cruzou para Thiago Galhardo ajeitar para Lucero bater rasteiro, mas Weverton estava atento. Aos 47 minutos Bruno Pacheco soltou a bomba, a bola desviou em Mayke e saiu para escanteio, que não resultou em nada.

continua após a publicidade

Siga o canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Verdão voltou para a etapa final com Breno Lopes e Rafael Navarro nas vagas de Dudu e Rony, respectivamente. Sem que as trocas tenham colaborado, já que foram no ataque, a marcação melhorou, uma vez que o Fortaleza não conseguiu repetir a pressão do primeiro tempo. Aos 12 minutos, Zé perdeu a bola perto da área, Dudu tocou para Thiago Galhardo bater colocado, à esquerda de Weverton.

Aos 15, o camisa 8 Palmeirense sentiu algo no tornozelo e deu lugar a Gabriel Menino. Três minutos depois Pochettino arriscou de fora da área, a bola desviou em Mayke e saiu perto do ângulo direito. Aos 27, Menino lançou Raphael Veiga, o meia dominou na área e bateu rasteiro; a bola tinha direção, mas Rafael Navarro, em impedimento, se atirou para conferir e o gol do Palmeiras foi anulado.

O castigo veio imediatamente: ainda dentro do minuto 27, Pochettino recebeu na entrada da área e bateu na trave; no rebote Lucero conferiu: 1 a 0. Aos 30 minutos Navarro sentiu uma lesão e foi substituído por López. Logo depois Abel Ferreira foi expulso por reclamação.

Empolgado com o gol, o Fortaleza partiu para cima. Aos 34 minutos Romero chutou fraco da entrada da área. Aos 38, foi a vez de Pochettino errar o alvo. Depois das duas finalizações, o Palmeiras mexeu pela última vez: Raphael Veiga deu lugar a Naves. Aos 39 minutos o Verdão teve ótima chance para empatar, mas Breno Lopes bateu para fora após lançamento de Ríos.

Aos 40 minutos Calebe soltou a bomba, a bola desviou e saiu à esquerda de Weverton. Na cobrança de escanteio Vinícius Zanocelo balançou a rede, mas pelo lado de fora. Nos últimos minutos regulamentares e nos 8 de acréscimo o Palmeiras conseguiu prender a bola no ataque e não correu mais riscos.

Com o placar agregado de 3 a 1 o Verdão garantiu classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. O adversário da próxima fase será definido por sorteio. As partidas acontecerão apenas em julho.

Após 4 jogos seguidos como visitante o Palmeiras voltará a atuar em casa no domingo (04/6) contra o Coritiba, pelo Brasileirão. O jogo acontecerá às 18h30.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações