Por Eduardo Luiz
28/05/2023, 20h35

Arbitragem anulou gol legal de Rony e não expulsou Pavón; terceiro empate seguido no Brasileirão faz Verdão perder contato com o líder.

Palmeiras é roubado no Mineirão e só empata com o Atlético-MG
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com novidades nas laterais – Marcos Rocha na vaga de Mayke, e Vanderlan no lugar de Piquerez, o Palmeiras iniciou o jogo melhor que o Atlético-MG. Logo aos 4 minutos Dudu ajeitou para Gabriel Menino, que teve o chute travado; a bola sobrou para Vanderlan, que bateu com desvio, para fora. Aos 6, Gómez deu um bicão, Rony ganhou dos dois zagueiros e marcou um golaço de bicicleta, mas o VAR da CBF mandou anular alegando um impedimento que não existiu. Um crime.

Mesmo assaltado, o Verdão seguiu superior ao adversário. Aos 10 minutos Rony passou por Jemerson, invadiu a área e quando tocou para Dudu foi interceptado pela defesa. Após a cobrança de escanteio executada por Raphael Veiga, Gómez escorou e o goleiro defendeu em dois tempos.

A primeira investida dos mandantes surgiu aos 15 minutos: após falta inventada pelo árbitro, Hulk mandou para a área e Paulinho escorou nas mãos de Weverton. Aos 21, Vanderlan tentou a sorte novamente de fora da área e errou o alvo. Após um bom começo do Palmeiras, a partida perdeu intensidade a partir dos 25 minutos. Aos 33, depois de confusão na área com direito a mão na bola de um atleticano, Battaglia chutou rasteiro e Weverton fez boa defesa.

Aos 42 minutos Hulk bateu colocado buscando o ângulo esquerdo do goleiro Palmeirense, mas mandou para fora. Aos 44, Gómez errou passe fácil para Dudu, Pavón ficou com a bola, ganhou do paraguaio, invadiu a área, fintou Luan e bateu sem chances de defesa para Weverton: 1 a 0. No primeiro tempo não deu mais tempo para o Verdão reagir.

continua após a publicidade

Siga o canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Repetindo o que aconteceu no primeiro tempo, o Verdão iniciou a etapa final melhor que o Atlético-MG e fez outro gol rapidamente; desta vez o VAR não pôde anular: aos 6 minutos Artur recebeu de Marcos Rocha, foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de Dudu: 1 a 1. A virada quase veio aos 8: Veiga cobrou escanteio e Luan subiu sozinho para escorar por cima do travessão.

Aos 11 minutos Artur apareceu bem novamente pelo lado direito e resolveu arriscar um chute sem ângulo, para fora. Aos 18, o técnico Abel Ferreira promoveu as primeiras mexidas: Dudu por Breno Lopes, e Gabriel Menino por Richard Ríos. A partir das trocas, o Palmeiras perdeu intensidade e viu o Atlético-MG crescer. Aos 23 minutos, após vacilo de Artur, que perdeu a bola para Jemerson, Rubens foi lançado, entrou na área e chutou em cima de Weverton.

Para tentar fazer o time reagir, aos 30 minutos Abel trocou Raphael Veiga por Jhon Jhon. Pouco depois, aos 34, Rony e Marcos Rocha deram lugar a Endrick e Mayke, respectivamente. Não adiantou. Com mais posse de bola, a equipe mandante teve boa chance para fazer o segundo aos 35: Ríos errou o passe, Zaracho enfiou para Igor Gomes que foi atrapalhado por Luan na hora da finalização.

Para completar a desastrosa atuação da arbitragem, aos 37 minutos Pavón, que já tinha cartão amarelo, cometeu falta violenta em Vanderlan e não recebeu nova advertência. Nos minutos finais da partida o Palmeiras conseguiu neutralizar por completo o Atlético e ainda teve uma última chance: aos 44, Endrick ganhou de Patrick no corpo e se precipitou ao chutar cruzado. Ríos entrava na área livre…

Com o empate no Mineirão o Palmeiras vai a 16 pontos, mantém a vice-liderança do Brasileirão, mas completa três rodadas sem vitória e ainda vê o Botafogo abrir 5 pontos de diferença na ponta.

Quarta-feira (31/5) o Verdão enfrenta o Fortaleza pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. A partida será disputada no Castelão, às 19h.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Avanti rende ao Palmeiras valor praticamente igual ao da Crefisa; compare os números

2. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez e Marcos Rocha contra o Cruzeiro

3. Palmeiras ainda pode ser campeão? Veja combinações necessárias para o improvável título

4. Dudu responde post de Galiotte: “Melhor presidente”

5. Clube da MLS decide não comprar Atuesta, que retornará ao Palmeiras