Por Eduardo Luiz
01/12/2022, 00h22

(Fotos: Cesar Greco/Palmeiras)

Nas últimas duas semanas o PTD apurou junto aos seus leitores o que aconteceu de melhor e de pior com o Palmeiras na temporada através de 13 categorias: melhor jogador, pior jogador, melhor coadjuvante, melhor jogador da base, melhor reforço, pior reforço, maior assalto, maior alegria, maior frustração, melhor jogo, pior jogo, gol mais bonito e desempenho.

Foram 2.880 votos; infelizmente outras 1.410 pessoas não completaram a participação, por isso seus votos foram desconsiderados.

Craque do Brasileirão, o meia Gustavo Scarpa desbancou Gustavo Gómez, Dudu, Rony e Raphael Veiga e foi eleito o melhor jogador. Já o pior foi Jorge, deixando Rafael Navarro e Wesley para trás. Categoria nova em 2022, Murilo foi considerado por nossos leitores o melhor coadjuvante, desbancando Zé Rafael, Piquerez, Danilo e Mayke.

Principal revelação do futebol brasileiro, não apenas do Palmeiras, o fenômeno Endrick foi eleito o melhor jogador da base. Ele concorreu com Vanderlan, Fabinho e Garcia, outros talentos da base alviverde que mostraram talento ao longo da temporada.

Além de melhor coadjuvante, o zagueiro Murilo foi eleito em outra categoria, o de melhor reforço. Marcelo Lomba e Merentiel eram seus concorrentes. Do lado oposto, o atacante Rafael Navarro superou Atuesta, López, Tabata e Jailson e foi considerado o pior reforço.

O crime cometido por Leandro Pedro Vuaden e seus auxiliares de campo e VAR no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil contra o São Paulo, ganhou na categoria estreante “maior assalto”. Outro assalto sofrido contra o São Paulo, no jogo de ida da final do estadual, e os “erros” graves na partida de volta da semifinal da Libertadores contra o Athletico-PR foram as alternativas derrotadas.

O Hendeca brasileiro, conquistado com sobras, foi considerado por nossos leitores como a maior alegria do ano, deixando para trás a classificação nos pênaltis diante do Atlético-MG para a semifinal da Libertadores, o título paulista, o ano perfeito da base e o título da Recopa Sul-Americana.

Já a maior frustração, para a maioria, foi a perda do Bi Mundial, embora o confronto contra o Chelsea tenha “pertencido” à temporada 2021, mas com aconteceu em 2022 entrou para a votação. A queda na Libertadores e a “expulsão” da Copa do Brasil foram as opções superadas.

Também apuramos o melhor jogo (4 a 0 no São Paulo na final do Paulista), o pior jogo (0 a 1 para o Athletico-PR no jogo de ida da semifinal da Libertadores), e o gol mais bonito (bike do Rony contra o Fluminense).

Diante de mais uma temporada vitoriosa, os leitores do PTD classificaram o ano do Palmeiras como “muito bom”, que superou por pouco a opção “excelente”.

Confira abaixo o resultado detalhado de cada categoria:

Melhor jogador

Pior jogador

Melhor coadjuvante

Melhor jogador da base

Melhor reforço

Pior reforço

Maior assalto

Maior alegria

Maior frustração

Melhor jogo

Pior jogo

Gol mais bonito

Desempenho

Clique aqui e veja todos números do Verdão na temporada.