Por Eduardo Luiz
12/04/2023, 22h14

Verdão saiu atrás mas buscou o resultado com gols de Gabriel Menino, López, Gómez e Rafael Navarro; partida de volta será no dia 26/4.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com força máxima, exceção feita a Murilo, poupado, além de Raphael Veiga e Rony, lesionados, o Palmeiras iniciou o jogo tomando a iniciativa. Aos 3 minutos Endrick chutou fraco, fácil para o goleiro. Aos 6, Dudu carregou a bola pelo meio-campo até a entrada da área, de onde chutou torto, para fora. Ao 9 minutos o gol saiu, mas para o Tombense. Gómez afastou mal um cruzamento e Matheus Frizzo chutou forte para vencer Weverton: 1 a 0.

Atrás no placar, o Verdão não se abalou e seguiu pressionando o adversário. Aos 13 minutos Vanderlan cruzou para Endrick, mas o zagueiro se antecipou. Aos 16, Marcos Rocha cruzou para o camisa 16 escorar de cabeça, por cima do travessão. Aos 20, Gabriel Menino experimentou da entrada da área e Felipe espalmou. No lance seguinte Menino deu bom passe para Endrick, que bateu para fora.

Aos 23 minutos Dudu cruzou para López parar em milagre de Felipe, mas o assistente assinalou impedimento do camisa 7. Aos 24, Endrick fintou seu marcador e chutou, mas colocou pouca força na bola. Três minutos depois Gabriel Menino cobrou falta por baixo, mas o goleiro estava atento. Aos 33 minutos Zé Rafael tentou de média distância, a bola desviou em Bruno e quase enganou Felipe, que mandou para escanteio.

Parecia que não seria noite. Apenas parecia… Aos 36 minutos Gabriel Menino acertou um lindo chute de fora da área e decretou o empate. O VAR ainda tentou anular indicando uma falta inexistente de Vanderlan no início da jogada, mas por sorte o árbitro não embarcou: 1 a 1. No minuto seguinte à revisão, aos 40, saiu o gol da virada: Jhon Jhon iniciou contra-ataque e foi atropelado; o juiz deu vantagem e Vanderlan acertou cruzamento perfeito na cabeça de López: 2 a 1.

Precisou ficar atrás no placar para o Tombense voltar a tentar jogar futebol. Aos 42 minutos Alex Sandro chutou rasteiro e Weverton segurou. Aos 47, Matheus Frizzo voltou a tentar a sorte da entrada da área e desta vez parou no goleiro Palmeirense. No lance anterior, Marcos Rocha deixou Gabriel Menino na cara de Felipe, mas o volante chutou para fora.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Tombense voltou para o segundo tempo com a mesma postura ofensiva do final da etapa inicial. Aos 2 minutos Alex Sandro bateu com perigo, para fora. O Palmeiras só foi conseguir responder aos 15, com Zé Rafael em cobrança de falta que o goleiro espalmou.

Logo depois da chance perdida, o técnico Abel Ferreira começou a rodar o elenco. Primeiro Endrick e Jhon Jhon deram lugar a Breno Lopes e Rafael Navarro, respectivamente. Aos 24, mais duas alterações: Dudu por Giovani, e Menino por Richard Ríos. A dupla que entrou quase foi protagonista do terceiro gol logo na sequência: aos 25 minutos Ríos tabelou com Giovani e bateu à esquerda do goleiro, que já estava batido.

Aos 28 minutos Guilherme cruzou para o ex-Palmeirense Fernandão escorar por cima do travessão, sem perigo. Aos 31, Abel fez a última mexida a que tinha direito: López deu lugar a Luis Guilherme, que fez sua estreia no profissional. Aos 37 minutos Matheus Frizzo, sempre ele, arriscou de fora da área e Weverton fez boa defesa. Aos 38, Rafael Navarro finalizou de média distância, fraco, fácil para Felipe.

Os minutos finais do jogo foram agitados. Aos 40, Breno Lopes tocou para Rafael Navarro, que sofreu pênalti. Gómez cobrou com categoria e fez 3 a 1. No minuto seguinte, porém, o Tombense conseguiu descontar num lance polêmico: Egídio cobrou falta, Fernandão – em impedimento – tentou participar da jogada, mas Gómez interceptou antes; a bola sobrou para Marcelinho, que acertou chute incrível. O juiz foi chamado ao VAR para analisar a participação do centroavante, e acabou validando o gol: 3 a 2.

Disposto a levar uma vantagem mais confortável para Minas Gerais, o Palmeiras seguiu no ataque. Aos 47 minutos Richard Ríos arriscou de fora da área, nas mãos do goleiro. Aos 51, Breno Lopes cruzou para Gómez escorar para Navarro finalizar de primeira: 4 a 2. Novamente o VAR fez de tudo para anular, mas não conseguiu (nem traçando uma linha estapafúrdia, atrás da bola). No apagar das luzes o Verdão teve chance clara para fazer 5 a 2, mas Luis Guilherme isolou praticamente sem goleiro.

Com o placar que construiu no Allianz Parque o Palmeiras poderá até perder por 1 gol de diferença para avançar às oitavas de final da Copa do Brasil. A partida de volta acontecerá no dia 26/4.

Sábado (15/4) o Verdão tem outra estreia pela frente, do Brasileirão. O adversário será o Cuiabá, às 16h, no Allianz Parque.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp