Por Eduardo Luiz
14/05/2022, 18h38

Dupla, que já havia marcado contra a Juazeirense, foi a responsável pela vitória por 2 a 0 sobre o Red Bull Bragantino; resultado positivo leva o Verdão a 9 pontos no Brasileirão.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Mayke no lugar de Marcos Rocha, que não foi relacionado em função do nascimento do seu filho, o Palmeiras iniciou o jogo sufocando o Red Bull Bragantino. Logo aos 20 segundos Scarpa cruzou para Rony, mas o goleiro chegou antes. Aos 3 minutos Scarpa soltou a bomba da entrada da área, Cleiton deu rebote e Dudu finalizou; a bola pareceu cruzar a linha antes do goleiro agarrá-la, mas o atacante estava impedido.

Passada a pressão inicial do Verdão, aos poucos a equipe visitante conseguiu equilibrar a partida. Aos 16 minutos Natan avançou sem ser incomodado até a entrada da área, de onde chutou para defesa tranquila de Weverton. Aos 19, Scarpa cobrou escanteio curto com Mayke e Rony fez o gol de cabeça, mas o VAR caçou um impedimento do camisa 10 e mandou o árbitro anular.

O Palmeiras tentou não se abalar, mas demorou um pouco para se reencontrar. Aos 30 minutos Scarpa cobrou falta e Danilo desviou de cabeça para fazer 1 a 0. Desta vez o VAR não teve o que fazer. Aos 36, Jorge cobrou lateral para Rony ganhar na corrida de Léo Realpe, fintar o zagueiro e chutar em cima do goleiro. Raphael Veiga e Dudu, livres ao seu lado, ficaram reclamando o passe.

O jogo era aberto. Aos 37 minutos Hyoran chutou colocado buscando o ângulo esquerdo de Weverton, mas a bola subiu demais. Aos 48, Sorriso aproveitou sobra na entrada da área e chutou rente à trave direita de Weverton. Na saída de bola, Gómez errou passe e Hurtado finalizou, mas o goleiro Palmeirense estava atento.

Antes do movimentado primeiro tempo terminar o Verdão perdeu boa chance para ampliar a vantagem: aos 49 minutos Dudu roubou a bola na intermediária, avançou, pedalou pra cima do marcador e soltou a bomba; Cleiton espalmou. Raphael Veiga estava livre na marca do pênalti.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa final oferecendo a posse de bola ao Red Bull Bragantino, que por sua vez não sabia o que fazer com ela. Diante dessa panorama a partida ficou morna, com as chances de gol rareando. Aos 11 minutos Raphael Veiga chutou fraco, fácil para o goleiro. Aos 16, Dudu experimentou de média distância, sem direção.

Para dar novo gás ao time na marcação e no contra-ataque, as 24 minutos Abel Ferreira trocou Zé Rafael por Atuesta, e Dudu por Breno Lopes. Pouco depois, aos 27, foi a vez de Rony dar lugar a Rafael Navarro. Aos 34 minutos Danilo ficou com sobra da zaga após jogada de Breno Lopes, mas chutou mal, por cima.

Lesionado, aos 36 minutos Mayke foi substituído por Garcia. Como seria a última parada para alteração, Abel também trocou o outro lateral: Jorge por Vanderlan, mais um garoto da base. Aos 37, Veiga foi à linha de fundo e cruzou para Navarro, mas a zaga cortou antes de chagar ao atacante.

Com inacreditáveis sete minutos de acréscimo, o Red Bull Bragantino armou uma pressão final. Aos 50 minutos Artur chutou por cima, mas gritou pedindo escanteio. O árbitro acatou. Após a cobrança, a defesa afastou, Scarpa ficou com a sobra e lançou para Breno Lopes, que avançou até ser derrubado por Cleiton, que voltava da área: pênalti marcado e convertido por Raphael Veiga: 2 a 0. Nem deu tempo do adversário dar nova saída.

Com a vitória – a primeira no Allianz Parque em três rodadas, o Palmeiras vai a 9 pontos e deixa a incômoda 13ª colocação do Brasileirão (assumiu provisoriamente a 5ª posição).

Agora o Verdão muda o foco para a Libertadores. Na quarta-feira (18/5) a equipe enfrenta o Emelec pela penúltima rodada da fase de grupos. O jogo será realizado no Allianz Parque, às 19h.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp