Por Eduardo Luiz
27/04/2022, 22h54

Palmeiras abriu 2 a 0 na etapa inicial, relaxou no segundo tempo, mas confirmou a vitória com gol no fim: 3 a 1. Equipe vai a 9 pontos na liderança do Grupo A.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Escalado com 6 titulares, e não todo reserva, como era esperado, o Palmeiras iniciou o jogo parecendo estar atuando em casa. Logo aos 42 segundos Scarpa experimentou da entrada da área, por cima do travessão. Aos 8 minutos Weverton fez lançamento longo, o zagueiro falhou na frente de Rony, que se afobou e chutou em cima do goleiro.

Aos 11 minutos Wesley e Scarpa inverteram de função: o atacante ajeitou para o meia chutar na trave. O gol alviverde parecia questão de tempo, até que aos 18 minutos saiu: Scarpa lançou Wesley e o atacante cruzou de primeira, na cabeça de Rony, que escorou no ângulo esquerdo do goleiro. Golaço: 1 a 0.

Na roda, o Emelec não oferecia resistência. Aos 24 minutos Scarpa recuperou a bola no campo de defesa e tocou para Danilo, que rapidamente acionou Gabriel Veron; o camisa 27 ligou o turbo, deixou 2 adversários para trás e já dentro da área tocou na saída de Ortíz. Outro golaço: 2 a 0.

Com a vantagem no placar, o Verdão diminuiu o ritmo e passou a dar alguns espaços ao time equatoriano. Aos 39 minutos Rojas chutou da entrada da área, a bola desviou e saiu em escanteio. No lance seguinte outra tentativa de Rojas, desta vez sem desvio; a bola passou perto do travessão.

Depois dos sustos o Palmeiras voltou a levar perigo. Aos 41 minutos Veron deu bom passe para Rony, que só não correu para o abraço porque Guevara salvou sobre a linha. Aos 45, o Emelec teve sua principal chance de gol: Zapata soltou a bomba, a bola ganhou efeito e saiu rente à trave direita de Weverton.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa final num ritmo menos intenso e muito desatento, com isso o Emelec cresceu. Aos 2 minutos Atuesta perdeu a bola na entrada da área e Rodriguez chutou por cima do travessão. Aos 6, Zapata deixou Gómez no chão e finalizou com perigo; Weverton fez boa defesa. Aos 11 minutos, após escanteio, Arroyo ganhou de Gómez pelo alto e fez Weverton trabalhar novamente.

No primeiro ataque que teve no segundo tempo, aos 16 minutos, o Verdão teve chance clara para matar o jogo, mas Rony quis fazer gol de cabeça se atirando no chão após passe de Veron. O castigo veio a galope. Ainda dentro do minuto 16, Rojas aproveitou vacilo de Mayke, invadiu a área e tocou na saída de Weverton: 2 a 1.

Empurrado pela torcida, o Emelec partiu em busca do empate. Aos 22 minutos Carabalí soltou a bomba, Kuscevic desviou e quase fez contra. Aos 28, num raro ataque que conseguiu construir, o Palmeiras viu Rony perder outra boa chance, desta vez chutando muito fraco após passe de Wesley.

Muito mais ligado em campo, o Emelec teve outra grande chance para empatar a partida aos 30 minutos; após confusão na área a bola sobrou para Quintero, que soltou a bomba e parou em ótima defesa de Weverton. Aos 32, o técnico Abel Ferreira trocou Veron por Breno Lopes, e Rony por Rafael Navarro. Pouco depois, aos 35 minutos, mais duas mexidas: Scarpa por Gabriel Menino, e Wesley por Jorge.

Em sua primeira participação no jogo, Menino roubou a bola no ataque e encheu o pé; Ortíz defendeu em dois tempos. Aos 43 minutos Cabeza e Wittle tabelaram dentro da área, mas Kuscevic salvou na hora certa. Aos 44, Abel fez a última alteração a que tinha direito: Atuesta deu lugar a Fabinho. Aos 46 minutos Breno Lopes ganhou dividida e cruzou; a bola ganhou efeito, o goleiro resvalou mas não impediu de entrar. Gol espírita: 3 a 1.

Antes do jogo terminar Breno Lopes teve chance clara para fazer o quarto, mas chutou rente à trave. Assim foi a terceira vitória alviverde na Libertadores; a equipe chega a 9 pontos, mantém a liderança isolada do Grupo A e deixa a classificação para as oitavas de final bem encaminhada.

O Verdão volta a campo já no sábado (30/4) para enfrentar a Juazeirense pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Ainda sem o Allianz Parque, o Palmeiras mandará a partida na Arena Barueri, às 21h.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp