Por Eduardo Luiz
31/03/2024, 19h59

Time de Abel Ferreira só tentou jogar futebol depois de estar perdendo; derrota por 1 a 0 obrigará Verdão a repetir o que fez em 2022 e 2023 para ser campeão.

Sem atitude, Palmeiras joga para empatar e perde para o Santos a primeira final do Paulista
(Foto: João Loureiro e Guilherme Veiga/Ag.Paulistão)

Primeiro tempo

Com Endrick e sem Gómez, o Palmeiras iniciou a partida parecendo entender a importância dela; aos 4 minutos Endrick deu bom passe para López, que atrapalhado por um zagueiro bateu em cima do goleiro. Mas logo o time viu o Santos assumir o controle do jogo. Aos 7 minutos Joaquim experimentou de média distância, nas mãos de Weverton.

Entre 10 e 20 minutos o Verdão cedeu muitas bolas paradas para o adversário; na mais perigosa delas, após falta absolutamente desnecessária cometida por Zé Rafael, Otero soltou a bomba e Weverton espalmou. Aos 21, Piquerez tentou de longe e colocou pouca força na bola, fácil para João Paulo.

Aos 26 minutos, após sobra da defesa, Aníbal Moreno bateu de esquerda e errou o alvo. O Santos tinha em Guilherme, nas costas de Marcos Rocha, outra importante arma além das bolas paradas. Aos 27 o atacante chutou rasteiro e Weverton segurou. Aos 33, ele arrancou da intermediária e chutou sem perigo para o goleiro Palmeirense.

Sumido no jogo (e na temporada), Raphael Veiga apareceu aos 43 minutos, mas o chute do camisa 23 não assustou o goleiro. No lance seguinte o zagueiro Joaquim voltou a ter espaço para ajeitar e fuzilar; a bola saiu por cima.

continua após a publicidade

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa final com a mesma falta de atitude do primeiro tempo, e desta vez foi castigado rapidamente. Aos 2 minutos Murilo se livrou da bola e o Santos foi fatal: Guilherme passou com quis por Marcos Rocha e cruzou na cabeça de Otero, que do alto dos seus 1,65m ganhou de Piquerez para fazer 1 a 0.

Perdendo o jogo merecidamente, o time de Abel Ferreira tentou reagir. Aos 6 minutos Piquerez soltou a bomba, por cima do travessão. Aos 14, após confusão na área, Joaquim chutou forte e Weverton defendeu no reflexo. Aos 15, Endrick fez boa jogada individual e tocou para Mayke, que teve o chute bloqueado por João Paulo.

Para tentar fazer o Palmeiras reagir, aos 19 minutos Abel promoveu três alterações: Endrick, López e Zé Rafael deram lugar a Lázaro, Rony e Richard Ríos, respectivamente. Aos 27, Rony ajeitou de letra e Raphael Veiga bateu por cima. No minuto seguinte o técnico Palmeirense trocou Piquerez por Vanderlan.

As trocas fizeram o Verdão melhorar um pouco. Aos 31 minutos Marcos Rocha recebeu de Lázaro e bateu forte, parando em boa defesa de João Paulo. Aos 32, o camisa 2 cruzou para Rony, que bateu por cima. Na sequência Vanderlan cruzou para Rony, também parou no goleiro. Aos 37 minutos Lázaro chutou com efeito e João Paulo espalmou.

No contra-ataque o Santos finalizou com Pedrinho, mas Weverton estava atento. Aos 39 minutos Raphael Veiga cobrou escanteio e Felipe Jonathan só não fez contra porque João Paulo defendeu no susto. Ainda dentro do minuto 39 Abel trocou Mayke por Estêvão. Aos 41, Rony experimentou de longe e errou o alvo.

Nos 5 minutos de acréscimo o Palmeiras seguiu com mais posse de bola, mas só conseguiu mais uma finalização com Lázaro, fraco, nas mãos de João Paulo. A derrota fora de casa obrigará o Verdão a vencer o Santos por 2 gols de diferença para ser campeão paulista, repetindo o que aconteceu em 2022 e 2023. A segunda final será disputada no domingo (07/4), às 18h, no Allianz Parque.

Provavelmente com time alternativo, o Palmeiras estreia na Libertadores na quarta-feira (03/4) diante do San Lorenzo, na Argentina. A partida acontecerá às 21h30.

Notícias relacionas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Avanti rende ao Palmeiras valor praticamente igual ao da Crefisa; compare os números

2. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez e Marcos Rocha contra o Cruzeiro

3. Palmeiras ainda pode ser campeão? Veja combinações necessárias para o improvável título

4. Dudu responde post de Galiotte: “Melhor presidente”

5. Clube da MLS decide não comprar Atuesta, que retornará ao Palmeiras